NHK 紅白歌合戦

 

 

Foi realizado às 19 horas E 15 minutos mais um 紅白歌合戦・Koohaku Uta Gassen. Esta foi nada mais nada menos que o ano de 64 de exibições do programa! Bom, para quem não conhece o koohaku - como é carinhosamente chamado o program - é quase que um especial do Roberto Carlos com Show da Virada versão japonesa. Roberto Carlos, primeiro, porque tem todo santo final de ano e até porque se apresenta muita gente da  mesma época do próprio Roberto Carlos. Show da Virada porque se apresentam no palco, os maiores sucessos da música do ano que está por terminar. O diferencial seria talvez o fato de os cantores serem divididos em dois grupos, um vermelho (mulheres) e branco (homens) e que ao final, os jurados, publico presente e telespectadores podem votar para eleger o melhor grupo do ano. O melhor ganhar um troféu ao final do programa. Este ano  grupo vencedor foi dos homens, o time branco!

 
Vejam abaixo a contagem de todos, absolutamente todos os votos computados e divulgados no site official do programa logo após o término da exibição na TV! Tem os votos dos jurados, dos telespectadores que votaram pelo cellular, pelo controle da TV, pelos smartphones etc.

 
É um dos show do final de ano do Japão mais esperados e mais assistidos e já é tradição no país. Eu particularmente já assistia antes mesmo de morar no Japão, quando na época, existia um programa chamado "Imagens do Japão" que reapresentava partes do show na TV brasileira. Vivendo no Japão passei a gostar ainda mais do programa. E cá entre nós, para quem fica em casa no ano novo do Japão, é realmente, sem deboche, uma das coisas mais divertidas a se fazer no último dia do ano! Pronto, falei. (rs)

É maneiro porque você pode rever os maiores sucessos do ano, com shows e palcos impecáveis e ainda acompanhar a letra da música que aparece na tela. Tem sempre algum cantor convidado, nos últimos anos creio que estão dando preferência a cantores internacionais. Suzan Boyle, Enya e Lady Gaga já se apresentaram no programa.

 

É bonito. É um show muito bem feito. É para todos os gostos, pois toca todo tipo de música do Japão, desde as mais tradicionais, passando por baladas e até rock. Sem contar todo o glamour que tem o programa. Tanto para os japoneses quanto para os cantores que se apresentam. No final do ano fica sempre aquela expectativa de quem ira se apresentar. Os japoneses aguardam a divulgação como os brasileiros aguardam ansiosos pela escalação da seleção brasileira de futebol! O curioso que o programa é tão tradicional que na "escalação" sai sempre o número de vezes que o cantor se apresentou no programa, com destaque especial aos que estão subindo no palco do "koohaku" pela primeira vez!

A tecnologia e a organização, claro, não poderiam estar de for a já que se trata de uma superprodução japonesa. Os shows, como eu falei, são realmente muito bons e muitas vezes, o espetáculo, o palco, a iluminação e os efeitos salvam a música - e vice-versa. Mas de qualquer é tudo muito bonito.

Outro diferencial acho que posso até citar o aplicativocriado especialmente para o programa! Através do aplicativo, os nipo-telespectadores fiés poderiam verificar a orgem de apresentação, a quantidade de vezes que o cantor se apresentou, além de poder votar no melhor e ainda consultar informações de programas de anos anteriores. Era possível até selecionar um alarme para cada apresentação favorite para que o seu smartphone avisasse o extato momento em que os cantores que você escolheu fossem se apresentar no palco do koohaku. Fiquem agora com a apresentação do grupo AKB48 no koohaku deste ano!


 

Comentários