03/01/2014

SACOLA DA FELICIDADE


Agora é época do 福袋・FUKUBUKURO no Japão! É mais uma estratégia de marketing para as lojas atraírem mais clientes !  Trata-se de nada mais nada menos do que uma "caixinha de surpresa". Explico: as lojas colocam em uma sacola vários produtos da loja e de valores dos mais variados, fecha um preço único para a sacola surpresa ou "sacola da felicidade" que seria a tradução literal de "fukubukuro" e pronto, é só esperar os clientes morderem a isca. Nessa época, vários estabelecimentos comerciais aderem à técnica de venda típica de ano novo. Imaginem vocês que até a Apple Store do Japão tem a que eles resolveram chamar de "Lucky Bag"! Por 36 mil ienes ou pouco mais de R$800,00, você tem uma mochilinha maneirinha com produtos da Apple! Vai que vem um ipad dentro!
Em alguns lugares, os clientes fazem fila diante da loja, antes mesmo de abrir, pois pode acontecer de o valor da tal "sacola da felicidade" ser muito inferior ao total de compras nela contido, logo se torna um bom chamariz. E se acontece de ter algo na sacola que não seja do seu agrado. Simples. Para isso, tem gente que fica na porta das lojas para realizar o "troca-troca" de produtos que vieram em suas sacolas. É como trocar figurinha repetida. Mas isso é mais comum entre os jovens, aliás, eu diria até, entre "as" jovens.


A foto acima é de uma marca de sutiã que colocou 5 peças por cerca de 3 mil ienes, o que daria algo em torno de R$70. A promoção está divulgada no site do Rakuten do Japão, junto com outras marcas que, mesmo online, criaram seu próprio "fukubukuro".


A famosa UNIQLO, marca japonesa presente em nove países, também não poderia ficar de fora! De qualquer maneira é nessa época do ano, nos primeiros dias de venda do ano novo, é que vocês verão nas vitrines, sacolas e mais sacolas fechadas e repletas de coisas.


Mas acho que eu não consegui passar a "emoção" do primeiro dia de venda das lojas no Japão. Portanto, deixo um vídeo de uma reportagem sobre a "fukubukuro" para que vocês tenham uma ideia melhor e vejam com seus próprios olhos. Na reportagem, vocês verão as pessoas que acordam cedo para ficar na fila, a quantidade de gente que espera pela abertura das lojas etc. Verão também as meninas trocando as peças que não gostaram e ainda, a "educação" tipicamente japonesa, indo literalmente "pro saco"!


Que tal agora aprendermos os ideogramas que apareceram neste post?



FELICIDADE
ふく

SACOLA, BOLSA, SACO
ふくろ

3 comentários:

  1. Imagino que principalmente quando as lojas de marca fazem isso as pessoas devem ir a loucura!!! Hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKK minha nossa. Virou feira... como diria minha Vó!

    ResponderExcluir