PARA DEFICIENTES AUDITIVOS... E ESTRANGEIROS!

Um dos programas que eu sempre gostei no Japão foi o telejornal para deficientes auditivos. Primeiro pela importância que dão ao deficiente. Quando normalmente estamos acostumados a ver os intérpretes em quadrados reduzidos e no canto inferior das telas de TV, no Shuwa Nyuusu - algo como "Notícias em Língua dos Sinais" - eles aparecem no plano principal e somente eles! As notícias aparecem por escrito ao lado da tela e, claro, na vertical! Assim:
 
Mas para quem estuda japonês a vantagem é ainda maior! Além de aparecer o conteúdo da notícia por escrito na tela, todos os ideogramas contêm as devidas leituras ("furigana"), o que facilita para o iniciante de lígua japonesa que ainda não aprendeu a leitura de todos os principais ideogramas. Neste programa, todos os ideogramas aparecem com a "cola" de como são lidos! Vejam!
 
Assim, fica fácil aprender novos ideogramas ou simplesmente recordar como seria a leitura de um determinado ideograma naquela palavra em específico! Maneiro! Por isso eu sempre disse que o noíciário é para eficientes auditivos e estrangeiros.
 

Comentários

  1. Realmente muito útil para estudantes. Pena que num dá pra ter acesso por aqui...

    ResponderExcluir

Postar um comentário