CADEIRAS SEM PÉ FAZEM SUCESSO NO JAPÃO

Não há nada mais Muito Japão que um "kotatsu". O que é um "kotatsu"? Em bom português, nada mais é do que uma mesa de centro com um aquecedorzinho acoplado debaixo do tampo da mesa e que o mesmo se desprende dos pés da mesa para poder colocar um cobertor quadrado para não deixar o ar quente sair. É uma delícia no inverno!Relutei muito para comprar mas não resisti. 

Agora é época de anunciar as vendas de "kotatsu" para quem não tem e para quem já tem, pode trocar a "roupa de mesa" do "kotatsu". Reparem nas fotos abaixo. Este é um panfleto original de uma loja japonesa que já está anunciando! São vários modelos, formas e tamanhos.


Outra coisa bem Muito Japão são as cadeiras sem pé! Isso mesmo! Chamadas de 座椅子・ZAISU, são como cadeiras onde você pode sentar nelas e encostar-se normalmente. Apenas, não tem pés! Este tipo de cadeiras são próprias para ambientes com tatame. Reparem que no panfleto eles também anunciam este tipo de móvel! 


Lembro que mais esdrúxulo do que a existência de uma cadeira sem pés foi ver isso em um internet café! Isso porque além de cadeiras normais, cadeiras reclináveis e até cadeiras de massagem,  eles oferecem a opção sala com tatame, logo, tudo fica à meia altura e consequentemente, uma cadeira sem pés é o ideal! E que tal um "zasofá"?



O que mais acho maneiro nisso tudo é justamente essa "cultura" que os japoneses têm de se manterem próximos ao chão. Não sei explicar, mas é algo que para mim como ocidental, vindo de um país com cadeiras, mesas, mesa só para computador, cama e etc me faz pensar...

Comentários

  1. Sinceramente não acho que faz muito sentido, já que boa parte das residências japonesas são no estilo ocidental, ao menos nas grandes cidades, com apartamentos, edifícios, etc.
    A engenharia de um ambiente ocidental, requer que os assentos e mesas e estruturas de apoio, tenham uma certa distância do chão. Não só isso, basta ver as janelas, que ficam a uma distancia padrão do chão, interruptores também. Moveis sem pé, ou baixos, fazem sentido para residências tradicionais, com portas de correr e tatame.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com toda a "ocidentalização", ainda é possível ver uma resistência, um tradicionalismo, o que pra mim, dá toda a beleza do Japão: conviver com os vários estilos de vida.
    Mesmo nos prédios, algumas casas mantém o kotatsu no inverno e também alguns costumes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário