NOTÍCIAS MUITO JAPÃO

Claro que no Japão nunca veremos nenhuma notícia sobre pacificação de favelas, arrastões em praias ou qualquer utra coisa do gênero. Portanto, é óbvio que haja notícias típicas de um determinado país. Mas vou confessar que acho particularmente interessante algumas notícias e determinados focos de notícias que são dados no Japão. Normalmente são notícias que, pode até ser que sejam vistas em outros países, mas normalmente são notícias que quando vejo, transfiro logo para o Brasil e é neste momento que penso, "nossa, no Brasil nunca vi algo desse tipo" ou "como seria no Brasil?". Notícias de embaratecimento de produtos ou mesmo sobre preços de produtos da cesta básica que aumentaram depois de 10, 15 anos sem aumentar e coisas do gênero. Essa semana por exemplo, vi duas notícias que considero Muito Japão. Uma delas, além de MJ, me chamou a atenção o fato de estar na primeira página do jornal em posição de destaque.


A notícia (foto acima) tratava dos ataques frequentes de ursos a moradores de uma determinada província japonesa. Segundo a manchete que, volto a dizer, ilustrava a primeira página do jornal local, o frequente aparecimento de ursos na região são causou 10 vítimas. A matéria ainda diz que um homem ficou ferido após ser atacado por uma espécie e que outros tantos animais são vistos pela região.



Outra matéria que achei ser MJ foi a aproximação de um tufão do arquipélago japonês. Claro, aqui no Brasil também falam do tufão que passa pela Ásia. Mas o que torna a matéria MJ é a quantidade de informações e a precisão a respeito do fenômeno. Eles mostram detalhes como proporção, de onde está passando no momento, assim como a data prevista para alcançar o país, o possível trajeto do tufão até deixar por completo a área do arquipélago etc. Eu sei que já comentamos várias vezes aqui no blog sobre as notícias sobre tufão, terremotos e afins, mas nunca deixo de achar algo MJ, principalmente, quando a gente que vive no Japão se dá conta de que catástrofes naturais fazem parte do dia a dia no país, muito mais do que simplesmente quando passa.

Comentários

  1. Passei pela experiência de estar no Japão durante um tufão, e francamente, não me pareceu grande coisa, apesar dos estragos e dos preparativos 'tão formais', para sua passagem. Chuva forte e ventos idem. Nada muito diferente de quem está acostumado no Rio de Janeiro, às tempestades de início de ano, ruas inundadas, árvores caídas, etc.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos,

    Legal você dizer isso, pois eu mesmo já tive a mesma impressão. Claro que depende muito da hora e do lugar de onde o tufão está passando, pois perto do litoral realmente pelo que a gente vê nos noticiários, não parece ser fácil. Mas de qualquer maneira é bom vc dizer isso porque quem não conhece imagina que sempre voam casas, árvores e que as pessoas são levadas como em um tornado estilo Mágico de Oz. Obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário