MC MUITO JAPÃO


Este é o "tonkatsu makku baagaa" ou "tonkatsuburguer", um dos sanduíches do Mc Donalds do Japão. A carne é de porco, mas não por motivos religiosos ou afins. O "tonkatsu" está presente normalmente na culinária japonesa. Mas hoje não vou falar do menu ou de qualquer outro produto esdrúxulo ou por tempo limitado à vendo em território japonês.

Gostaria hoje de dizer que o melhor atendimento ao cliente no mundo está no Japão, INCLUSIVE, no Mc Donalds! Adoro por exemplo quando a gente acaba de comer e nem sequer saiu de perto da mesa mas está com a bandeja na mão, e logo vem o responsável pelo salão e já se oferece para, ele mesmo, jogar no lixo as coisas da sua bandeja. Não é que tenha essa mordomia em todos os McDonalds do Japão, mas sempre que tem um funcionário perto, seja ele responsável do salão, seja ele o servente, seja ele o gerente, quase sempre, na maioria das vezes, ele se oferece para jogar fora para você o lixo. 

...confesso que já cheguei ao cúmulo de esperar avistar um funcionário, para me levantar para ir embora!

Nem vou comentar muito sobre o atendimento do caixa. Mas tenho que dizer que sorriso, postura, elegância, educação e cultura japonesa são pontos que nada se diferenciam de outros restaurantes. Falei sobre "cultura japonesa" por que até no Mc a gente pode ver detalhes típicos da cultura nipônica. Que detalhes seriam estes? Simples. Eu posso citar a bandejinha para receber e entregar o dinheiro, as mãos encostadas e sobrepostas na altura da barriga seguido de uma leve reverência para receber o cliente, a entrega de uma moeda com as duas mãos, contagem das notas antes de entregar o troco ao cliente e a postura ereta. Isso sem falar nas palavras usadas que igualmente nada se diferem do linguajar de um restaurante comum que não seja um fast food, com direito a "senhor poderia", "por gentileza" e assim por diante. Para quem sabe japonês, até no Mc, eles falam "keigo"! Isso mesmo! No Mc do Japão, o verbo comer deixa de ser 食べる (taberu) para ser 召し上がる (meshiagaru)!


Lamento muito dizer isto, mas não há cara fechada, não há gente apoiada no balcão, não há gente conversando umas com as outras sobre assuntos particulares, não há falta de atenção, falta de respeito, não se tem que esperar por troco e tantas outras coisas lamentáveis que acho que também não preciso descrever muito para quem vive no Brasil.

Adoro também ver a limpeza dos uniformes. Lembro-me de uma vez que fui num Mac, de madrugada, bem no badalado bairro de Roppongi e mesmo naquela hora da manhã, as atendentes com sorriso de meio-dia, uniformes limpos, com direito a boina e lenço no pescoço e tudo! Achei foto! Vejam! 


    Amo Muito Tudo Isso...


E já que estamos falando de Mc Donalds, que tal aprender os nomes de alguns produtos do Mc em japonês?


ビッグマック・BIGGU MAKKU・BIG MAC 




フィレオフィッシュ・FIREO FISSHU・MAC FISH




クォーターパウンだーチーズ・KUOTAA PAUNDAA CHIIZU・
QUARTEIRÃO COM QUEIJO





チーズバーガー・CHIIZUBAAGAA・CHEESEBURGUER





ハンバーガー・HANBAAGAA・HAMBURGUER





フライポテト・FURAI POTETO・BATATA FRITA





ハッピーセット・HAPPII SETTO ・ MAC LANCHE FELIZ

Comentários

  1. Eu não diria que o melhor atendimento do mundo está no Japão, talvez o melhor do mundo esteja no Japão, com exceção de Tokyo, em alguns casos. Como em qq cidade grande, seus habitantes são diferentes. Cansei de ser ignorado em 7elevens e outros kombinis. Fui empurrado em fila, desprezado por vendedores e até tentaram me enganar numa loja de Akiba. Tente pagar com moedas uma compra pequena e veja a cara que o balconista faz... como eu costumo dizer, tokianos não são japoneses.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em São Paulo tá ficando pior, antigamente no Mc eram jovens trabalhadores, agora tá um povo ignorante que não sabe nem falar português direito. Tá difícil de conseguir funcionários que aceitem um salário baixo. Estão pegando qualquer traste.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Carlos, eu fui em vários Mcs de Toquio e em todos fui muito bem atendido. Claro, não posso comparar com o restante do Japão, pois não fui, mas comparando com o Brasil o atendimento em Tóquio foi super satisfatório e impressionante.

    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. No Japão tudo é buscando a perfeição. Muito lindinho. E muito educado . Amei morar lá pretendo voltar pra passear.

    ResponderExcluir

Postar um comentário