24/02/2014

COMERCIAL JAPONÊS: ÓCULOS "ANTIPÓLEN"

No Japão o mercado capitalista  fatura alto com produtos que prometem proteger os alérgicos ao pólen que paira no ar durante uma época do ano e que faz muita gente se sentir mal, sentir coceira nos olhos, espirrar entre outros sintomas. É a época em que vemos muita gente com máscara cirúrgica caminhando livremente pelas ruas. O comercial de hoje é de uma marca de óculos que promete cortar 98% do "pó" que toma conta do ar e entre nos olhos e os deixa irritados.


WAKU WAKU JAPANESE - LIÇÃO 11

Nossa simples, breve, mas muito útil aula de japonês com a nossa professora gatinha está de volta! Hoje você vai aprender o que dizer em japonês quando for a um restaurante no Japão! Para você turista é uma ótima oportunidade para por em prática o seu "Japonês para Viagem"!

PASSEATA MUITO JAPÃO

Passeata no Brasil é fácil de se ver. São, em geral, grupos de pessoas que por um fim comum se sentem no direito de atrapalhar a vida de outras pessoas que muitas vezes, não fazem cooro ao que se está reinvidicando. Mas quem se importa com os outros? No Japão, elas também existem. Claro que não ocorrem com a frequência que se vê no Brasil, ainda mais se comparado aos últimos anos, mas isso não significa que os japoneses não tenham algo a reinvidicar e sintam a necessidade de se unirem e colocarem a boca no trombone e irem às ruas. Mas o fato é que mesmo as passeatas do Japão obedecem a regras, critérios, horários e eu diria até que incluem uma pitada de boa educação e consideração para com os motoristas. Isso porque uma coisa sempre me chama a atenção nas passeatas e já percebi que é algo comum. As passeatas sempre seguem o fluxo dos carros, mas sem obstruir a rua, já que os manifestantes sempre seguem marchando e protestando com cartazes e megafones, porém, sempre ocupando apenas uma das faixas da rua por onde estão passando, ou seja que o fluxo de carros fica lento, é verdade, mas não é interrompido. 

Outra coisa que me chama a atenção é a presença constante da polícia que cuida não somente da organização, impedindo que os manifestantes tomem conta da rua, mas também delimitam os pontos de início e final da passeata, já que sempre há policiais no início do grupo - que também cuida por abrir o caminho - e no final - que demarca bem onde é o final do grupo de manifestantes. O mais impressionante é que não há choque entre policiais e manifestantes. Os manifestantes andam como se estivessem em uma procissão e os policiais caminham como se estivesssem simplesmente levando seus filhos para passear no parque e acompanham sem muito interferir. A mesma organização vale para a passeata gay realizada no Japão. O grupo normalmente é discreto e se não fossem pelas bandeiras coloridas e o grupo de meio gato pingado com alguns mais assanhados e fantasiados, ficaria difícil definir que se tratava de uma parada gay, quanto mais perceber que estão passando. Assim como em protesto contra usinas nucleares (foto acima), a faixa delitimitada por policiais, tranquilidade, passos de formiga e paz é o que predomina também nas paradas gay (foto ao lado). 

07/02/2014

XEROX 24 HORAS


Imagina que no dia seguinte você tenha uma entrevista, logo nas primeiras horas do dia e esqueceu de tirar xerox de documentos importantes. E aí? O que você faria? No Japão esse problema não acontece! Imagina uma xerox 24 horas! Isso mesmo! Você pode tirar cópia a qualquer hora do dia ou da noite! Calma! Eu explico.

Trata-se de mais um serviço maravilhoso oferecido pelas lojas de conveniências japonesas. Bom, falar das lojas de conveniências do Japão requer posts e mais posts, mas por hoje, eu só digo uma coisa: são realmente abertas 24 horas. Até há aquelas que fecham à noite para reabrirem somente no dia seguinte. Há. Mas são pouquíssimas!




O maneiro é que você pode ir a qualquer hora, a hora que você quiser e bem entender e pode usufruir da máquina de xeroz. Outro detalhe é que não tem um balconista, um atendente para tirar cópia para você. É o próprio cliente que faz tudo sozinho. Amplia, reduz, tira cópia colorida, preto e branco etc. Além disso, é possível imprimir na mesma máquina, as fotos que você tem no seu SD card, no seu pendrive etc. 




A qualquer hora do dia ou da noite e no sistema self-service! Quer coisa praticidade melhor? Quem já precisou tirar cópias de emergência ou mesmo quem prefere ir de "madruga" para tirar bastante cópias tran-qui-la-men-te é a melhor coisa! 

04/02/2014

DESCULPA POR TER TENTADO TE MATAR

Imagem vocês que um nipotiozinho de 49 anos, revoltado com o salário que ganhava em uma fábrica de congelados no Japão, resolveu aplicar agrotóxico nas pizzas, provocando diarreia e dores de barriga em cerca de 2800 pessoas. Para ser sincero, não me espanta em nada, pois sei que japoneses são seres humanos, portanto, passíveis de revoltas, tristezas, invejas, atos de corrupção, como qualquer pessoa. Peço desculpas aos que ainda crêem que tais coisas inexistem no Japão, porém, o mais Muito Japão da história e que eu destaco hoje é a frase que aparece no vídeo durante a apresentação da reportagem: "Peço desculpas aos clientes, aos funcionários da empresa e aos familiares pelo grande transtorno que causei". E ponto final! Tire você mesmo suas próprias conclusões sobre um cara que envenena comida para se vingar dos patrões por conta do salário baixo e depois pede desculpas.