トイレも文化・BANHEIRO TBM É CULTURA

Para quem acha que o simples fato de ir ao banheiro é uma coisas normal e simples e que todo mundo sabe, aí vai uma foto que resume tudo isso muito bem!

写真提供: Luiz Passari
Isso mesmo! Isso acontece porque no Japão, além do vaso sanitário tal qual conhecemos, há outro tipo de vaso sanitário mais tradicional, eu diria, e mais Muito Japão, que para quem não conhece, eu descreveria como um trenó no chaão onde, como dizia um amigo brasileiro, te obriga a fazer um estágio de como "fazer no mato" porém indoor! Hoje em dia no Japão já há os dois tipos. O mais interessante é que por mais moderno e estiloso seja o banheiro público, há sempre pelo menos um vaso estilo oriental, que seria este do trenó no chão, onde se faz agachado mesmo, sem encostar em nada e que por esse motivo, é visto pelos japoneses como bem mais higiênico do que o vaso sanitário onde todos se sentam. O interessante da foto é que por mais que saibamos como usar, provavelmente o serviço de limpeza do banheiro já deve ter testemunhado vários tipos de irregularidades, digamos assim, do simples uso do vaso sanitário. Pode parecer estranho e até engraçado, mas se pararmos para pensar de maneira oposta, há muito ocidental que se vê perdido ao abrir a porta da cabine do banheiro e se deparar com um trenó de louça no chão e um buraco, sem lugar nenhum para sentar. Será que é isso mesmo? Será que é de frente para a parede ou de costas? Estas e outras dúvidas com certeza devem ter passado pela cabeça do marinheiro gringo de primeira viagem. Para quem não conhece, aí vai a foto do banheiro estilo oriental. 

Diga-se de passagem este estilo oriental é chamado de washiki toire ・和式トイレ , que ao pé da letra quer dizer "banheiro estilo oriental", enquanto que o trono é chamado de youshiki toire・洋式トイレ. Por isso, você pode entrar em um banheiro de um aeroporto, por exemplo e ver somente o primeiro ideograma nas portas das cabines. Agora você já sabe! Bom proveito! 

PS.: Os japoneses que visitam o Brasil, ou moram, sempre reclamam do lixo do baneiro. Para eles, "ver" o lixo com o quem tem dentro é horrível! Isso porque no Japão, é comum jogar o papel higiiênico no vaso e dar a descarga e não ter que olhar nada dos outros, se é que me entende...

Comentários

  1. Isso me fez lembrar de uma publicação no facebook onde dizia que a forma ocidental de fazer o numero 2 era incorreta e que poderia acarretar problemas futuros. Segundo a mesma então esse banheiro seria a forma mais natural e eficiente.

    ResponderExcluir
  2. Seja o 和式 ou o 洋式 toire eu nunca sento no vaso kkkkk Só se eu estiver em casa rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Acho que seria bem mais higiênico se no Brasil pudéssemos jogar o lixo no vaso e dar descarga, assim como acontece na maioria dos países.Porém infelizmente não temos essa infraestrutura :(

    ResponderExcluir
  4. Morei em uma casa em Ogaki-shi que tinha o benjo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário