29/05/2015

トイレも文化・BANHEIRO TBM É CULTURA

Para quem acha que o simples fato de ir ao banheiro é uma coisas normal e simples e que todo mundo sabe, aí vai uma foto que resume tudo isso muito bem!

写真提供: Luiz Passari
Isso mesmo! Isso acontece porque no Japão, além do vaso sanitário tal qual conhecemos, há outro tipo de vaso sanitário mais tradicional, eu diria, e mais Muito Japão, que para quem não conhece, eu descreveria como um trenó no chaão onde, como dizia um amigo brasileiro, te obriga a fazer um estágio de como "fazer no mato" porém indoor! Hoje em dia no Japão já há os dois tipos. O mais interessante é que por mais moderno e estiloso seja o banheiro público, há sempre pelo menos um vaso estilo oriental, que seria este do trenó no chão, onde se faz agachado mesmo, sem encostar em nada e que por esse motivo, é visto pelos japoneses como bem mais higiênico do que o vaso sanitário onde todos se sentam. O interessante da foto é que por mais que saibamos como usar, provavelmente o serviço de limpeza do banheiro já deve ter testemunhado vários tipos de irregularidades, digamos assim, do simples uso do vaso sanitário. Pode parecer estranho e até engraçado, mas se pararmos para pensar de maneira oposta, há muito ocidental que se vê perdido ao abrir a porta da cabine do banheiro e se deparar com um trenó de louça no chão e um buraco, sem lugar nenhum para sentar. Será que é isso mesmo? Será que é de frente para a parede ou de costas? Estas e outras dúvidas com certeza devem ter passado pela cabeça do marinheiro gringo de primeira viagem. Para quem não conhece, aí vai a foto do banheiro estilo oriental. 

Diga-se de passagem este estilo oriental é chamado de washiki toire ・和式トイレ , que ao pé da letra quer dizer "banheiro estilo oriental", enquanto que o trono é chamado de youshiki toire・洋式トイレ. Por isso, você pode entrar em um banheiro de um aeroporto, por exemplo e ver somente o primeiro ideograma nas portas das cabines. Agora você já sabe! Bom proveito! 

PS.: Os japoneses que visitam o Brasil, ou moram, sempre reclamam do lixo do baneiro. Para eles, "ver" o lixo com o quem tem dentro é horrível! Isso porque no Japão, é comum jogar o papel higiiênico no vaso e dar a descarga e não ter que olhar nada dos outros, se é que me entende...

16/05/2015

ブラジル人(たち)がテレビCMに出演・A(S) BRASILEIRA(S) EM COMERCIAL DE TV


É a brasileira Simone quem está arrasando no Japão! Além de aparecer na TV japonesa - atualmente ela está no programa Sekai no Nihonjin Dsuma wa Mita(世界の日本人妻は見た!) - é ela quem está no enorme cartaz da propaganda do bifun (macarrão de arroz) da marca Kenmin instalado em uma estação de trem do Japão!


Veja Simone no programa exibido no ano passado sobre Portugal!
(ela aparece no tempo de 39:40) 



Como se não bastasse a presença ampliada e multiplicada no outdoor, Simone está arrebentando na interpretação como "a" marrenta aeromoça da fictícia Kenmin Airlines (rs) no comercial que está sendo veiculado atualmente na TV japonesa.   



Simone também aparece em outros comerciais da mesma série, como camareira e balconista de bar. Aliás, vale destacar que a mulher negra, tão marrenta quanto, que divide o bar com Simone Takagi se chama Isabel e, acreditem, é brasileiríssima também!! Aliás, dizem que ela, foi a primeira brasileira a desembarcar no Japão como passista.



As brasileiras estão neste outro comercial aqui...


SIM! Já tive a enorme honra de conhecê-la pessoalmente! O mais emocionante foi ela ter dito que lê o Muito Japão! Foi maneiríssimo realmente! Pessoa agradabilíssima, bem humorada, nada de sucesso na cabeça e principalmente, muito brasileira! É um orgulho vê-la na TV com a nossa bandeirinha no peito! Parabéns Simone pelo sucesso! Deixo aqui a recordação do dia nos encontramos!

EU, terceiro na fila da direita e Simone, segunda, na da esquerda


08/05/2015