日本独特な謝罪方法・PEDIDO DE DESCULPAS MUITO JAPÃO

É muito comum a gente ver na TV coletiva de imprensa com pedidos de desculpas. Muito mesmo! Em japonês, o ato de pedir desculpas é chamado de 謝罪・shazai. Normalmente são os banbanbans de empresas ou muitas vezes o próprio que cometeu algo errado que se curvam diante das câmeras para pedir desculpas. O texto é quase sempre o mesmo:


大変な迷惑お掛けしまして申し訳ありませんでした
Taihen na meiwaku okakeshimashite, moushiwake arimasendeshita
Pedimos desculpas pelo grande transtorno causado.

...seguido quase sempre de um:


心よりお詫び申し上げます。
kokoro yori owabi moushiagemasu
Pedimos perdão do fundo do coração


E nesta coletiva, realizada na semana passada, - pra variar! - não foi diferente. Os donos da empresa de ônibus deram uma coletiva para tentar pedir desculpas pelo acidente com um ônibus de excursão da companhia no qual 12 estudantes universitários morreram. 

Muita gente vai zer que é um ato bonito e que nossos políticos brasileiros sequer têm a coragem de fazer uma coisa dessas. Mas, primeiro, quando você vê um ou dois gestos deste, até parece digno e bonito, mas quando você vê isso toda hora, acho que chega uma hora que cansa, perde o sentido, não sei...

E outra! Quando o pedido vem do coração ee uma coisa, mas quando ee algo que a sociedade do país espera que você faça e você faz para cumprir esse papel, para mim, não tem a menor graça, principalmente, neste caso do ônibus que matou 12 jovens. Será que para os pais desses jovens, se curvar diante das câmeras adianta? Acho que a primeira coisa que um pai vai pensar é que nada disso vai trazer o filho dele de novo para perto...

Mas enfim, a sociedade japonesa pede, e os caras fazem!
Sempre...

O mais Muito Japão dessa história toda é que não só eles se curvam como se colocam no chão para se redimirem da maneiras mais humilde possível! vejam no vídeo!




Comentários

  1. Sinceramente não entendi o conteúdo do texto.
    É óbvio que os mortos não irão voltar.
    Você queria que os responsáveis ficassem omissos, calados?
    A meu ver, é o mínimo que eles podiam fazer, embora para um brasileiro não familiarizado com tal gesto, possa parecer ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta semana, um ônibus com estudantes acidentou-se no trecho entre Mogi das Cruzes e São Sebastião. Até este momento, 18 universitários morreram. Ao contrário dos empresários japoneses, os donos da empresa somente dizem que o veículo havia sido vistoriado recentemente etc... nenhum pedido de desculpas... é essa a reação que diferencia o nosso Brasil do Japão.

      Excluir

Postar um comentário