TODOS OS ÔNIBUS PARAM ! すべてのバスが止まってくれる!


Publiquei uma frase no Facebook esta semana e muita gente ficou surpresa que queria saber se era verdade que eu falei que Se houver alguém no ponto de ônibus parado, mesmo que não faça sinal, todos, eu disse todos os ônibus irão parar. E digo mais! Tem ônibus que para, mesmo não havendo ninguém! É impressionante mesmo! Outro mundo! É Japão!
Outra coisa que eu gosto muito é de saber que os ônibus param sempre no mesmo lugar do ponto. Não tem essa de correr atrás do ônibus para tentar embarcar! Geralmente, - e acho que posso dizer que na maioria das vezes -  o ônibus para com a porta dianteira, bem na frente da primeira pessoa da fila! Isso mesmo, não são todos, mas em muitos pontos de ônibus, as pessoas fazem fila para esperar o ônibus.
Agora o tiro de misericórdia mesmo, que muita gente já sabe, mas nunca posso deixar de mencionar, é que aqui no Japão os ônibus comuns – não estou falando de rodoviária, nada disso – os ônibus comuns têm horário para passar!! Você chega no ponto de ônibus e ali encontra a tabela de horários, para dias de semana e finais de semana! Onde eu moro, tem até ponto de ônibus com GPS e ele avisa quando o ônibus está se aproximando.

Mas tudo na vida tem seus prós e contras. Nem adianta pedir para deixar você no sinal, na esquina da sua casa ou tentar embarcar no ônibus que acabou de fechar a porta de entrada e apenas girou a chave para dar a partida. O motorista não faz nada que não esteja no script. Também, igualmente, Muito Japão!


Comentários