QUE INSISTENTE!・シツコイなー!

Neste último fim de semana fui dar uma volta por um parque aqui em Tóquio. Para quem não sabe, estamos na primavera, época das famosas cerejeiras. Se fosse em épocas comuns, os parques estariam lotados com pessoas fazendo piqueniques, enquanto outras caminhavam pelo parque, apreciando as árvores repletas de flores.

Mas em época de corona, tudo está sendo diferente. Inclusive a placa no parque informa o "novo jeito" de se apreciar as flores de cerejeiras. Nada de extraordinário: evitar aglomerações, usar máscara, lavar bem as mãos etc.




Mas um detalhe é bem diferente! O aviso pede para as pessoas não fazerem piqueniques e apreciarem as flores, caminhando pelo parque. Até aqui, não vi nada de diferente ou estranho.

Mas claro que não poderia faltar algo Muito Japão no parque!

Além da placa dizer que as pessoas não poderia fazer piqueniques e que deveriam apreciar tudo, caminhando, sem ficar parado, havia no chão, avisos de "proibido fazer piquenique"... 



Mas o mais Muito Japão ainda não é isso!

Imaginem vocês que além da placa na entrada, informando que não era permitido fazer piquenique, eles colocaram o aviso de proibido pelo parque! Aí você imagina, tudo bem, tem placa na entrada, mas pode ser que dentro, as pessoas precisem ser lembradas de tal proibição. OK!

Mas, o Muito Japão está na forma com que esse "lembrete" foi feito!!

Imaginem vocês, que em cada canto do parque em que era possível estender um pano para fazer piquenique, em cada canto, os caras me botam esse aviso de proibido fazer piquenique! Não era mais uma placa não! Era um aviso para cada local onde poderiam haver pessoas fazendo piquenique. Lá estava o aviso de "proibido fazer piquenique"!!

Agora você deve estar imaginando que eu estou exagerando, não é? Por isso, eu tive que tirar foto, porque eu já imaginava que ninguém - a menos quem vive aqui e conhece o Japão - iria acreditar no que eu estou falando: que, além da placa da entrada, os caras colocaram um aviso de proibido fazer piquenique em todo canto do parque onde hipoteticamente poderia haver alguém fazendo piquenique naquele local!

Pois então, vejam as fotos!








Não! Agora para para pensar se esses avisos fossem em português! Um aviso do lado do outro por todo o parque! "Proibido fazer piquenique" e a menos de 2 metros "Proibido fazer piquenique" e do lado "Proibido fazer piquenique", depois de 9 ou 10 passos "Proibido fazer piquenique" e do lado "Proibido fazer piquenique" e assim por todo o parque!!

Por que não fizeram uma faixa, com o lembrete para colocar dentro do parque? OK, poderia ser mais de uma faixa, uma para cada área do parque, mas uma faixa apenas do tipo "Proibido fazer piquenique no parque" ou "Proibido fazer piquenique nesta área".

Mas é Japão. Quem conhece, não se assusta e nem acha estranho. Foi o que aconteceu comigo. Achei apenas... Muito Japão


広告




Comentários