O MUITO JAPÃO deseja a todos...


Muita gente me pergunta se aqui no Japão tem Natal. Quem mora aqui sabe bem a resposta. Fora os estrangeiros católicos e os pouquíssimos japoneses também católicos que realmente sabem o significado do Natal e procuram fazer a ceia e os enfeites tais quais conhecemos no Brasil, o Natal aqui do Japão se resume a bolo de Natal e romance. Isso mesmo. Não tem ceia, presunto com fio de ovos, castanha, lentilha, panetone, rabanada...nada disso. O negócio aqui é comprar uma "amostra" de bolo, que eles chamam de クリスマスケーキ・kurisumasu keeki, ou simplesmente "bolo de Natal" e comer na noite de Natal. Pronto.


Enfeite nas ruas? Sim. Isso tem, e são lindos. Mas o que falta realmente é aqule clima de Natal. Aquela coisa que a gente não vê, não pode tocar, mas sente no ar. Aquele clima de querer ligar para um amigo de repente, de já pensar no ano novo como vai ser, aquele clima de reunir os amigos ou a família toda e comemorar o Natal com as portas abertas esperando que o vizinho passe para desejar Feliz Natal. Não tem amigo oculto nem no trabalho e nem em casa entre os membros da família. Não tem aquele sorriso do seu conhecido que te encontra na rua de manhã para comprar pão no dia de Natal e te deseja Feliz Natal para você e para sua família. Não tem. Não tem fila na padaria para comprar fio de ovos. Até porque não vende. As lojas não ficam cheias de gente querendo comprar presente de última hora (Isso tudo bem, é ótimo!). O que fica cheio são as confeitarias que vendem o tal do microbolo. Algumas lojas chegam a colocar bancadas extras de fora da loja para atrair clientes.


Outra peculiaridade do pseudo-Natal japonês é o clima de romance no ar. As vezes, tenho a nítida impressão que o que se está por comemorar é o Dia dos Namorados! Nas propagandas de roupa feminina, a matéria é "a roupa adequada para sair com o namorado na Noite de Natal". Os restaurantes ficam cheios dos pombinhos. Os motéis lotam! Não tem essa de Natal em família e ano novo com amigos. Natal é para passar a dois. E quem não tem fica desesperado para arrumar alguém para sair. É muito comum você ouvir frases do tipo: "Este ano vou passar o Natal sozinha", mas não porque está longe da família. Pode crer que o que essa cidadã está querendo é um par!

"Para que o Natal deste ano seja um dia inesquecível"

"Christmas Plan 1"



Música de Natal também tem aos montes!! Todo mundo quer gravar a sua! A maioria delas no estilo "Love's in the air". Sempre tem um programa de tevê que mostra as músicas japonesas lançadas nesta época de Natal, mas de outros carnavais! Ou um programa Especial de Natal com as músicas deste ano. No vídeo abaixo, você confere as 30 músicas mais votadas para serem ouvidas no Natal!



Fique agora com as três mais votadas! Em terceiro lugar: Hurry Xmas com L'arc-en-ciel.



...em segundo lugar: Last Christmas com Exile.



...e na primeira colocação: White X'mas com Kat-tun.



Agora você já sabe: MERII KURISUMASU!!




Comentários

  1. FELIZ NATAAAAAAAAAL!

    Bom bolinho de Natal pra você!

    ...Eu vou comer um Chester inteiro HO HO HO :P

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o blog a pouco tempo, mas estou gostando muito das coisas que você escreve...

    Pretendo morar no Japão um dia então preciso estar bem informado ^^...

    Continue escrevendo.
    Feliz Natal e feliz ano novo também (Adiantando já xD)...

    ResponderExcluir
  3. OLA CARUSO,

    FELIZ NATAL A VOCE E SUA FAMILIA.

    PARABENS PELO BLOG E SUCESSO SEMPRE!!!!

    ABRACOS,

    PATY E ROBSON

    ResponderExcluir
  4. Interessante você mencionar o costume do micro-bolo de Natal. Após 3 anos vivendo aqui na Coréia, esse é o primeiro que passaremos o Natal em Seul. E os micro-bolos estão em toda a parte por aqui também.
    Um Feliz Natal! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. FELIZ NATAL!!!

    Muita paz e sucesso hj e sempre!!!

    BJS

    ResponderExcluir
  6. O pior de tudo isso é ligar para o Brasil e ouvir o cardápio da ceia: leitão assado, chester, farofa especial com bacon, mega salada, frutas, vinho e tudo o que é uma delícia e aqui é praticamente impossível de encontrar. Natal para mim é sinônimo de inveja... rs

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal pra vc, muita saúde, paz e alegria!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário