Diga TUDO em JAPONÊS !

Dia desses fui mostrar para uma companheira de trabalho peruana meu livro que eu trouxe do Brasil. Como ela fala muito bem português e, como eu, está sempre procurando a se desvencilhar cada vez mais do portunhol para tentar falar ou espanhol ou português separadamente, achei que ela iria adorar o livro Como Dizer Tudo em Espanhol. Realmente, ela ficou encantada, mas disse que já tinha vistos outros livros da mesma série. "Sei que tem inglês né, italiano, alemão, francês...", e eu completei: "tem chinês também"! Ela, para minha surpresa, exclamou: "Isso! Tem japonês também né!? Eu vi numa revista!!". Nesse momento, eu parei e pensei: "Nossa! Que interessante! O livro já é ótimo em espanhol, imagina em japonês!!". Realmente o livro é muito útil! Não sei se tem realmente "Tudo-Tudo", mas são tantas frases de exemplos e tantas situações reais, que tem-se a nítida impressão que tem TUDO mesmo!...Imagina em japonês!!!


Empolgadíssimo, logo que voltei para minha mesa, lá fui eu buscar informações sobre o livro: editora, preço, cor da capa - sei que cada idioma tem uma cor diferente - e quem era o autor, ou melhor, quem era o outro autor além do Ron Martinez que está em todos os livros da série. Eis que eu encontro o livro e fiquei surpreso ao saber que realmente existia em japonês. Mas! Minha surpresa foi ainda maior, aliás, se quadruplicou, quando descobri que o outro autor, além do Ron, não só era um nativo japonês que vivia no Rio de Janeiro, como era meu professor-ex-chefe-amigo-conselheiro Nobuo Yanai !!!!

Inacreditável!!! Eu o conheci quando entrei para estudar japonês no Instituto Cultural do Rio de Janeiro, onde mais tarde, vim a trabalhar como professor de japonês, justamente a convite do Professor Yanai. Enfim, quanto ao livro, ainda estupefato, me senti obrigado a enviar um email para ele contando, essa mesma história, em versão bem mais resumida - até porque escrevi em japonês - para parabenizá-lo!! Fiquei muito feliz e orgulhoso de ter sido seu aluno-ex-funcionário-amigo-pedidor-de-conselhos!! Muito maneiro !!


O LIVRO


O livro Como Dizer Tudo em Japonês traz frases específicas e expressões-chaves para falar japonês corretamente em diversas situações: palestras, reuniões, viagens, hotéis, cinema, teatro e por aí vai. O livro é indicado para iniciantes e pessoas que já manjam um pouco do idioma e querem saber como falar e o que dizer na hora certa! Vem ainda com um CD com alguns dos diálogos gravados para poder aprender a pronúncia correta! Como Dizer Tudo em Japonês tem 311 páginas - haja frase em japonês! - e está à venda nas melhores livrarias do país, no caso, Brasil!

MEU PROFESSOR

Informações sobre ele, estão na contra-capa do livro. Profundo conhecedor e admirador da nossa cultura brasileira, eu sempre o admirei o Yanai Sensei, como é conhecido, pelo seu lado humano que cativava não só a seus alunos, mas a todos que trabalhavam/trabalham com ele ou simplesmente o conheceram pessoalmente. Nunca deixou de me atender quando eu precisava de uns conselhos, principalmente, quando tive a brilhante idéia de largar tudo no Brasil para vir ao Japão, trabalhar e viver aqui. Fiquei muito feliz por ele e desejo muito sucesso!!


MENSAGEM do Professor Yanai

Claro que falei com ele sobre divulgar o livro no blog e foi ele quem gentilmente me cedeu essas fotos. Para minha alegria, o material veio com essa mensagem que transcrevo a seguir:

JAPONÊS・日本語:

「CARUSOさん、お久しぶりです。私の故郷日本でがんばってる様子とてもうれしいです。あなたのMUITO JAPÃO 楽しく拝読しています。そして、私の本の宣伝をして頂きありがとうございます。またCARUSOさんの故郷リオでお会いしましょう」

リオ  柳井信雄

PORTUGUÊS・ポルトガル語:

"Caruso, Quanto tempo! Fico feliz em saber que está levando bem a vida aí no Japão, minha terra natal. Saiba que eu também leio o Muito Japão e me divirto. Obrigado por divulgar meu livro. Nos vemos qualquer dia, quando voltar ao Rio, sua terra natal."

Nobuo Yanai - RJ
No BRASIL, quem estiver interessando em comprar o livro, pode acessar o site das grandes livrarias. Eu sugiro por exemplo a SARAIVA. Tem frete para todo o Brasil! Clique aqui.


No JAPÃO, você encontra (ou pelo menos encontrava?) no site www.bookstorejapao.com/ - mas que hoje estava fora do ar - ou talvez, nos caminhões de produtos brasileiros que passam por diversas províncias, inclusive na capital!

Comentários

  1. Já vi esse livro aqui por Porto Alegre na Livraria Cultura, e fiquei "me coçando" para comprar, mas como não tinha indicações, não sabia se era bom, desisti. Agora já tenho as indicações! hahahahahahaha
    Taí uma boa maneira de ouvir falar de um antigo professor!;)
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Agora q ficou sabendo? heheh Já foi lançado a mais de um 1 ano! ;)
    Eu comprei o livro logo que foi pré-lançado no ICBJ! :D

    Yanai-sensei rox! ^^

    ResponderExcluir
  3. ola caruso, meu nome e viviane e vendo o seu post me deu vontade de comentar. Por que hoje eu sou professora la no icbj tb!
    E falando no livro nao sei se vc sabe, mas a Juliana Paula tb ajudou na parte do audio se eu nao me engano.
    Ah parabens pelo blog! Sou leitora a mais de um ano, mas sempre silenciosa ^ ^

    ResponderExcluir
  4. oi, muito iteressante o post sobre o livro, agora to morrendo de vontade de ler e estudar esse livro, é so eu receber e vou correndo comprar *-*

    Poxa, deve ser muito legal descobrir um livro de um antigo professor com quem ainda se tem contado ^-^

    rsrsrs

    acho que até jah vi ele em alguma livraria, mas nao sabia se era bom, mas agora... =D

    mas eu queria mesmo era fazer uma pergunta, tipo vc mora e trabalha no japão e eu sempre vejo o noticiario e leio sobre a economia e eu sei que a economia japonesa está muito abalada, mais preocupante ainda é para os estrangeiros. Eu queria saber de um brasileiro que mora de fato ai, como anda realmente a situação para os imigrantes e se essa crise é tão grande quanto dizem, se realmente esta afetando todos os estrangeiros que moram ai.

    Tipo, eu iria agradecer se você pudesse responder, pq essa questão esta me deixando muito grilada, pq eu vi que quando eles precisam demitir alguem eles demitem os estrangeiros e que muita gente está ficando sem dinheiro nem para comer, nem para voltar ao pais de origem. Certo que isso é uma forma de proteger os Japoneses da crise, mas é cruel demais para as pessoas que abandonam tudo e vão para um outro pais sem deixar nada para trás...

    O quanto essa crise está atingindo vocês e se a sua empresa está sendo afetada por ela... desculpa se for ensvasiva demais, mas é que essa questão da crise me intriga muito e também de deixa muito chateada.

    Obrigada e desculpa mais uma vez

    Arigatou ^-^

    ResponderExcluir
  5. Vc deve ouvir/ler isso sempre, mas quanto tempo leva para falar japones de um jeito não embaraçoso?

    ResponderExcluir
  6. Eu já comprei esse livro. Realmente me ajudou muito. Indico para todos que querem aprender o japonês.

    ResponderExcluir
  7. Eu já comprei esse livro, e digo que ele é muito bom, é muito necessário pra quem não tem nenhuma fonte de japonês e para que tem é uma boa fonte de reforço!!!

    ResponderExcluir
  8. PARA LUÍSA,
    Então vc é de Porto Alegre! Legal! E vc curte a cultura japonesa então? Bom, pare de se coçar e compre logo o livro pq pelo visto vc quer sair falando japonês né? É bom saber falar sim, mas mais importante é saber falar coisas certas e nas horas certas! Boa Leitura e Bons Estudos!

    ResponderExcluir
  9. PARA KENDIER,
    Pois é! Antes tarde do que nunca né? Aliás, acho que descobri agora que vc é/era aluno do ICBJ! Saudades de todos lá!日本語の勉強、頑張ってね!

    ResponderExcluir
  10. PARA VIVIANE,
    Puxa que surpresa! Como eu disse ao Kendier, tenho muitas saudades do ICBJ. Aprendi muito, em todos os aspectos, não só a língua japonesa. Boa sorte no trabalho e qq coisa, pode entrar em contato! Escreva para o email do Muito Japão se não quiser comentar. お仕事、頑張ってください。文協の皆様によろしくお伝えください。またよろしくお願いします。

    ResponderExcluir
  11. PARA THAYSSA,
    Obrigado pela visita. Não deixe de comprar o livro! Com certeza, será um bom investimento! Quanto a crise, é verdade que muitos brasileiros estão passando por dificuldades, mas não é exatamente como você mencionou, ”para proteger os japoneses”. A crise é mundial, mas os estrangeiros sofrem pq estão longe de casa, alguns não falam japonês e muitas vezes, sem dinheiro para voltar. Mas, não defendendo, os japoneses também estão sofrendo com a crise. Mais detalhes, vc pode ler nos posts de outros conterrâneos que vivem aqui no Japão e que já escreveram sobre o assunto. Escreva um email para o Muito Japão e eu te passo os links! Obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. PARA ANÔNIMO,
    Vc tem toda razão. Ouço muito. Mas nunca sei responder com a precisão que a pessoa que pergunta quer (risos). Acho que depende muito, principalmente, da força de vontade! Se vc quer, vc consegue logo! Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  13. PARA ANGELO,
    Que bom! Continue indicando! Meu professor ficará muito feliz(rs)! Boa Sorte nos estudos!

    ResponderExcluir
  14. Galera comprei o livro hoje e gostaria de saber onde encontro o audio dele.
    na capa diz que o audio está na Web...alguem me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  15. onde encontro o audio dolivro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário