OSCAR para o JAPÃO !!!

滝田洋二郎監督「おくりびと」、
外国語映画賞を受賞米アカデミー賞

Em bom português: "Okuribito" de Yojiro Takita recebe o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sim, fiquei feliz! Sabe aquele cara que é Salgueiro, mas quando a Ilha ganha ele também fica feliz?! Não sabe? OK, então imagina um final da Copa do Mundo com a Argentina e o Japão. Você não ficaria feliz com a vitória do Japão?! É mais ou menos por aí!


Aqui no Japão a transmissão do Oscar foi em pleno dia de branco! Isso mesmo! Era segunda-feira e eu estava no trabalho. Mas entre uma tradução e outra, eu fiquei bem esperto, acompanhando a entrega das estatuetas pelo site do Yahoo Cinema Brasil.



A cada parágrafo traduzido, lá ia eu conferir na janelinha como estava a premiação. Até a hora do meu almoço, nada de sair o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Eu vi que saiu o prêmio lá de Melhor Curta-Metragem em Animação para o diretor japonês Kunio Kato - 加藤久仁生. Aliás, o máximo aquele agradecimento dele em "katakana": sankyu, sankyu, sakyu, sankyu... Traduzindo para inglês seria: Thank you, Thank you, Thank you... Não viu essa!? OK! Aí vai o vídeo!





Quando voltei do almoço, nem me sentei direito, recebi um torpedo da Karina, isso, a própria do Meu Japão. Obviamente, toda feliz, ela me comunicou que o filme japonês havia ganhado o Oscar!!! Éramos dois brasileiros, sem ascendência japonesa alguma, mas muito felizes com o prêmio!! Lá fui eu na janelinha para comprovar !


Confira o agradecimento do diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Yojiro Takita.




Imagino eu que ainda ouviremos muito oscar, oscar, oscar, sankyu, sankyu, sankyu durante os próximos dias, semanas ou meses quem sabem. Afinal depois de um jejum de 5 anos sem ganhar nada - o último prêmio foi de animação com A Viagem de Chihiro de Hayao Miyazaki - , o Japão vence pela primeira vez na história na categoria de Melhor Filme Estrangeiro! Parabéns ao Japão e a todos que fizeram deste filme, uma realidade e um sucesso! Você perdeu o último post sobre a película japonesa? Clique aqui.


Palavra do dia:
サンキュー・sankyuu・obrigado
Exemplo:
エーさん、サンキュー、ビーさん、サンキュー、シーさん、サンキュー
(Obrigado Fulano, Obrigado Cicrano, Obrigado Beltrano)




Comentários

  1. Queria muito assistir esse filme, será que já tem nas locadoras?
    Sankyu me mata. Até os japoneses usam 39 pra agradecer =p
    Sempre achei engraçado também o buraku (black) deles. Buraco?
    =D

    ResponderExcluir
  2. olá, meu nome é João, e só posso dizer que sou um grande fâ do seu Blog. Seus textos são incríveis e a linguagem e estilo seus são muito leves.

    nem preciso dize que amo a cultura japonesa, e desde que me entendo por gente sou ligado em tudo que diz respeito a esse povo.

    vejo o japão como realmente um outro planeta, e fico instigado a tentar conhecer mais e entender a cabeça desse povo tão diferente, único e contraditário que fazem coisas que nos deixam de olhos arregalados e boquiabertos.

    hj faço artes plásticas em Belo Horizonte, ja desenhei mangá, tive fanzine, já participei desses eventos de mangá e anime no Brasil.

    Espero um dia poder ir aí, não como dekassegui, até pq nao sou descendente, mas pra estudar, aprender, curtir essa cultura toda aí. enquanto isso to tentando aprender japonês como autodidata e fico aqui lendo seu blog. adoro.

    é isso, meus parabens! seu blog é ótimo.

    sucesso aí!

    p.s. ótima a materia na MAG.

    ResponderExcluir
  3. olá, meu nome é João, e só posso dizer que sou um grande fâ do seu Blog. Seus textos são incríveis e a linguagem e estilo seus são muito leves.

    nem preciso dize que amo a cultura japonesa, e desde que me entendo por gente sou ligado em tudo que diz respeito a esse povo.

    vejo o japão como realmente um outro planeta, e fico instigado a tentar conhecer mais e entender a cabeça desse povo tão diferente, único e contraditário que fazem coisas que nos deixam de olhos arregalados e boquiabertos.

    hj faço artes plásticas em Belo Horizonte, ja desenhei mangá, tive fanzine, já participei desses eventos de mangá e anime no Brasil.

    Espero um dia poder ir aí, não como dekassegui, até pq nao sou descendente, mas pra estudar, aprender, curtir essa cultura toda aí. enquanto isso to tentando aprender japonês como autodidata e fico aqui lendo seu blog. adoro.

    é isso, meus parabens! seu blog é ótimo.

    sucesso aí!

    p.s. ótima a materia na MAG.

    ResponderExcluir
  4. pois é, eu fiquei muito feliz!aliás, feliz também por ter sido citada no muito japão (^o^)/

    sempre torço para o brasil e para o japão em tudo!

    e o bom é que se o japão é péssimo no futebol, o brasil é ótimo. e se o brasil tem pouquíssimas chances até mesmo de concorrer a um oscar, o japão não já concorreu como já ganhou!

    tá vendo a vantagem de ter duas pátrias :p

    tô louca pra ver esse filme!!

    ah! adorei o SANKYU, SANKYU, SANKYU... e fiquei pensando: será que o povo entendeu? hihihi...

    karina (^_^)v

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei contente de saber. Agora, pela experiência tenho a impressão que nunca vou encontrar esse filme em Portugal. O pessoal aqui é super-Super colonizado pela cultura americana com prejuízo de outras culturas como a japonesa.

    ResponderExcluir
  6. I really like Japanese movies. There are some good websites for reviews
    http://japansugoi.com/wordpress/japanese-movie-sites/

    ResponderExcluir

Postar um comentário