Proteja-se dos pólens!

Voltemos a falar de alergia a pólen! Mas uma boa notícia! Embora eu não tenha acompanhado recentemente a previsão do tempo e, consequentemente, não tenho visto o nível de pólen no ar, percebe-se que é cada vez menor o número de pessoas com máscaras, menos gente espirrando e menos gente ainda, comentando sobre kafun (lembra né? "pólen" em japonês, e não em português como acho que algumas pessoas creem). Enfim, como eu prometi, veremos alguns dos produtos Muito Japão que o povo usa para amenizar os efeitos da alergia.

Os produtos "pra kafun" se quadriplicam nessa época do ano. As farmácias dedicam estantes inteiras aos produtos para combater a alergia a pólen. Eles costumam colocar tudo numa mesma estante e logo na entrada, que é para quem está desesperado, já poder encontrar tudo com facilidade. O próprio site do Amazon Japão tem lá sua seção especial só com produtos do gênero!!


O mais comum é a máscara cirúrgica! É verdade!! Aqui, ninguém precisa ser médico ou enfermeira para usar máscara. As pessoas usam na boa, na rua, no escritório, nos trens. Até criança usa!!! Mas o interessante desses produtos contra alergia a pólen é que, acredito eu, muitos deles já devem existir há anos e serem vendidos nor-mal-mente-te durante todo o ano, justamente, para aquelas pessoas que têm outros tipos de alergias.



Mas, como os comerciantes não são bobos nem nada, os caras tratam logo de tascar lá nas embalagens 花粉症対策・kafunshoo taisaku, ou seja, algo como "contra alergia a pólen". Pronto, o cara é venda garantida!! Se cara está espirrando feito um condenado, com os olhos mais vermelhos que um drogado, claro, vai comprar esse, crente crente que foi especialmente desenvolvido para pacientes com alergia a pólen!! Tudo bem que deve ter mesmo produtos especiais, mas não sei não, comércio é comércio em qualquer lugar do mundo!




Máscaras






Óculos Especiais

Vejamos alguns outros produtos estilo Tabajara, mas que são comercializados e vendidos nessa época "de kafun":

Cordão com Purificador de Ar

携帯用空気清浄機 エアサプライ


O aparelhinho custa cerca de ¥15 mil (US$ 153 ) e promete proteger não só o pescoço, mas purificar todo o ar próximo ao rosto de quem usa o Air Supply! Você se livra não só dos pólens, mas também de fumaça de cigarro, ácaros, poeira, vírus etc.


Mas não ligue agora! Veja como o Air Supply pode tornar o ar que você respira ainda mais puro!!


Bom, para falar a verdade, nunca vi ninguém usando isso! Não vai sair por aí dizendo que no Japão se come morango branco e usa esteriler pendurado no pescoço hein! O outro produto também é ótimo! Diz que corta cerca 99.9% dos pólens!!





Ouvindo assim, é fácil pensar que se trata de uma máscara cirúrgica. A propaganda diz ainda que esta é a primeira máscara contra pólen mais discreta do mundo!! Veja a foto abaixo da japonesa usando a tal da máscara!!




Viu? Não viu? Não acredito! A foto é essa mesma! Não troquei não! Será então que a máscara é tão discreta assim?!? Mais uma chance então!



Agora você entendeu, não?! Está escrito: 鼻に差し込む見えないマスク・Uma máscara para introduzie nas narinas e ninguém ver! Isso mesmo!!! Esses dois trequinhos são para enfiar um em cada narina! Veja como funciona:






Interessante é que os caras insistem em chamar esse tapa buraco - sem trocadilhos - de máscara!! De qualquer maneira, a propaganda ataca no aspecto, um tanto sinistro, que as pessoas tendem a ficar quando estão de máscaras cirúrgicas ou usando qualquer outro artifício para se protegerem.


A propaganda diz que é a SOLUÇÃO・解決 para quem: 1. Estraga a maquiagem com a máscara, 2. Fica com o óculos embassado e 3. Já foi perguntado sobre a profissão que exerce! Quem também ataca as máscaras convencionais é o fabricante da pomada para passar nas narinas para bloquear os pólens.



Ah sim! Tem esse outro também que eu vi outro dia, e me chamou a atenção a propaganda que dizia 鼻うがい, espécie de gargarejo pelo nariz, não sei como é que fala isso em português! Mas só de imaginar, já me deu vontade de espirrar!




Veja nas instruções como é super simples!



Bom, mas é isso aí. Produtos "pra kafun" tem aos montes! Receitas, jogo de cama especial para quem tem alergia a pólen, chás e mais uma infinidade de coisas que prometem fazer milagres! Espero que tenham gostado dessa pequena seleção e, para quem sofre de alergia a pólen, seja aqui no Japão, no Brasil ou em qualquer outro país, desejo: Melhoras!! お大事に!!

Comentários

  1. Calma aí, esse último produto...Vc coloca pelo nariz e sai pela boca?

    Se for...

    KIMOOOOOOI!!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil a alergia ao pólen também é conhecida como "febre do feno".

    ResponderExcluir
  3. O Japão é nota mil em inventar aparatos de utilidade geral! Sensacional!
    Mas as máscaras cirúrgicas têm um problema sério: as tiras vão atrás das orelhas. Depois de um tempo observando os coreanos, eu entendi porque tantos deles tem as orelhas de abano (principalmente as crianças): é a maledeta da máscara que puxa as orelhas prá fora. As mães não se dão conta de que a cabeça do filho cresce também, e ela continua colocando a máscara pequena neles...
    Orelhas de abano...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim polen sempre foi ruim... mas não fico mal so na primavera,é o ano inteiro!Nunca associei a mel xP...
    Antes das "meias-estações" (com ou sem hífen?)tenho que sempre ir ao médico e comprar aquele remédio que arde "no cérebro" Oo.Essa alergia ao pólen é o mesmo que rinite?
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário