Atenção Aventureiros de Plantão: Monte Fuji aberto para escalada a partir de HOJE!

...uma rápida passagem para anunciar que começou HOJE, dia 1, o que os japoneses chamam de 富士山山開き・fujisan yamabiraki, o que seria, em português claro, a Temporada de Escalada do Monte Fuji!! Eu mesmo nunca fui e para ser sincero, não tenho a menor vontade. Mas conheço algumas pessoas que já foram e apesar nos perrengues narrados pelos próprios, pareceu ter sido para eles uma ótima experiência. A Karina do Meu Japão tem mais detalhes!


Hoje os jornais japoneses Asahi e Mainichi trataram de lembrar os aventureiros que "as portas" do Monte Fuji "estão abertas" a partir de hoje!!... agora não me pergunte o que acontece com quem quer escalar o Monte Fuji antes do dia 1 de julho, porque eu não sei dizer se "as portas" estão "fechadas"! Se alguém souber, eu passo o microfone! Uma coisa eu sei e preciso falar! "Fujisan" é "Monte Fuji" e não "Senhor Fuji" como algumas pessoas já me perguntaram. Esse SAN não tem nada a ver com o SAN de "Daniel SAN". Trata-se apenas de outra leitura do ideograma "山", que também pode ser lido como YAMA! O Mainichi publicou um quase especial com fotos maneiríssimas. Clique aqui para ver. Já o Asahi deu uma matéria bem furreca, mas achei maneirinho foi a mudança no logo do jornal da homepage. Vejam!






PALAVRA DO DIA:


山開き・yamabiraki・temporada aberta para escalada da montanha



EX.:


見て!見て!今日は富士山の山開きだって!!!…うん、で?


mite! mite! kyou wa fujisan no yamabiraki datte!!! ...un, de?


Olha! Olha! Hoje que começa a temporada de escalada do Monte Fuji!!! ...sim, e?






Comentários

  1. uau, olha que chique a minha foto (^o^)/

    é uma aventura e tanto! eu recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Vi essa noticia na TV. Achei lega
    Nesse ano eu vou subir no monte Fuji com ele e os meus amigos da epoca da escola ginasio.
    ドキドキ。どうなることやら。。。

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Curso História e estou pagando "História da África e Ásia". Amanhã apresentaremos um seminário sobre o Japão e como fonte estou usando uma matéria sua entitulada: Minha vida de Jaspion. Falaremos sobre moda, cotidiano... enfim, será bem interessante.

    Obrigada por sua contribuição.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de escalar o Fujisan, foi em 2006, foram 07 horas para subir e 4,30 para descer, mas valeu a pena o desafio, acompanhar o nascer do sol lá em cima é fantástico!

    Abraços

    Marcelo

    ResponderExcluir

Postar um comentário