13/07/2009

Eclipse Total do Sol é dia 22!


É agora dia 22 de julho, próxima quarta-feira que vamos ter eclipse total do sol, o eclipse do século!!! Aqui no Japão a galera parece estar fervorosa para ver a lua "comer o sol todo" - por isso eclispe em japonês se diz 日食・nisshoku ( 日sol 食 comer). Lembro de um eclipse solar que eu vi no Brasil. Lembro até que os jornais recomendavam não olhar diretamente para o sol. Acho que falavam qualquer coisa de usar ou uma radiografia ou um negativo, algo assim... Não sei como estão falando no Brasil agora com relação a este eclipse da quarta-feira que vem, mas em terras nipônicas não tem essa de radiografia ou negativo não!!



O negócio aqui é sério viu!! O povo está comprando óculos especiais para ver o eclipse total do sol!!! É verdade!! Um óculos só pra isso!! Já existem vários modelos no mercado e por incrível que pareça, os óculos especiais para ver o eclipse total do sol estão vendendo como água!! Saiu até uma matéria hoje no Asahi sobre isso!




O último eclipse total do sol visto pelo Japão foi há 46 anos e o próximo será só daqui a 26!!! É o que enfatizam os anúncios dos fabricantes destes óculos especiais para ver o eclipse total do sol!! Ainda segundo a reportagem do jornal japonês, um fabricante de Saitama acabou com o estoque de 700.000 óculos especiais para ver o eclipse total do sol! Já o responsável por uma outra loja em Tóquio, diz que desde de meados de junho já vendeu entre 700 e 800 óculos especiais para ver o eclipse total do sol! Mas os especialistas japoneses afirmam que qualquer que seja o modelo dos óculos especiais para ver o eclipse total do sol, o tempo máximo para se ver é de 2 a 3 minutos! O eclispe do século poderá ser visto de qualquer parte do Japão! Veja!



Vejamos alguns modelos bem peculiares de óculos especiais para ver o eclipse total do sol!! Tudo bem que eles são meio tabajara, mas estão entre os modelos mais vendidos no site do Rakuten, famosíssimo aqui no Japão!







Esse modelo número 2, com o bonitão se sentindo o tal com um "raibã", me lembra muito aqueles óculos com lentes vermelho e azul para ver figuras em três dimensões e que meu avô comprava no jornaleiro da esquina! Mas se você acessar a página de compras desses óculos, você fica pasmo(a)! Dá só uma olhada! Mesmo que você não leia japonês, recomendo que passe só o olho, só para sentir a seriedade da brincadeira dos caras!! Clique aqui!



PALAVRA DO DIA:
ネガ・nega・negativo

EX.:
わかった。面白い。けど、ネガを通して見る私!
wakatta. omoshiroi. kedo, nega wo tooshite miru watashi!
Entendi. Interessante. Mas eu vou ver com um negativo mesmo!

7 comentários:

Dea アンドレア disse...

Nossa, que interessante!!
Eu estava por fora desse eclipse solar, kkkk

jellyben disse...

Fui ver no site o oculos mas nao entendi bem. Vou ligar e encomendar o oculos p mim. Nem sabia q existia um oculos especial. Tanoshimi (*o*)

Caruso disse...

PARA Dea,
Pois é, confesso que eu só ouvi sobre o eclipse quando vi a a propaganda dos óculos! Fica tranquila! rs. Bom, mas ainda dá tempo de se preparar! rs.

Caruso disse...

PARA JELLYBEN,
Qto a adquir os óculos, ficou difícil de saber se vc estava falando a verdade ou não...rs. Mas em todo caso é bom se preparar mesmo. O site era só para visualizar a complexidade da coisas. Nem precisava entender muito não. Eu tbm nem imaginava. Para mim um negativo velho bastava...rs. Valeu pela msg!

Punksauro Nei disse...

Comer o sol é por causa das lendas chinesas que contavam que um dragão estava comendo o sol e toda a população teria que bater panelas e sinos para espantar o dragão e fazê-lo vomitar o sol.

Muitos sacerdotes, sabendo de antemão do eclipse, faziam suas peripécias políticas e por causa da fome do dragão, aumentavam seu poder sobre o povo incauto e o próprio dragão.

Gostei do teu espaço.
Virei mais. Vou linkar lá no meu.
Passa lá prum cafezim!
Abraços!

jellyben disse...

Nao entendi pq vc pensa q eu poderia estar mentindo.
Eu entrei no site e vi q tem o telefone por isso disse q ligaria. nao precisei pq uma amiga achou em Harajuku e comprou dois por ¥1.500. Ela ate me disse q na semana passada estava mais barato. Acho que devido estar chegando o dia eles aumentaram. E vc sabe mais do que eu que qdo se trata de novidades assim os japoneses compram mesmo. :(

jellyben disse...

Nao entendi pq vc pensa q eu poderia estar mentindo.
Eu entrei no site e vi q tem o telefone por isso disse q ligaria. nao precisei pq uma amiga achou em Harajuku e comprou dois por ¥1.500. Ela ate me disse q na semana passada estava mais barato. Acho que devido estar chegando o dia eles aumentaram. E vc sabe mais do que eu que qdo se trata de novidades assim os japoneses compram mesmo. :(