Hóspedes japoneses são os queridinhos dos hoteleiros do mundo inteiro

Saiu hoje o resultado de uma pesquisa que eu nunca tinha ouvido falar: sobre quem são os melhores hóspedes de hotel do mundo. Em primeiro lugar como o queridinho dos hoteleiros aparecem os hóspedes provenientes do Japão!! Isso mesmo! Segundo mostrou o resultado da pesquisa, eles são limpos, educados e tranquilos. Este foi o terceiro ano consecutivo que os japoneses apareceram no topo da lista! A pesquisa foi feita pela TSN Infratext em 40 mil hotéis de 27 países e divulgada hoje, no jornal Asahi. Diga-se de passagem, quem ficou na laterninha foram os franceses. Os hoteleiros disseram que eles são pão duros, mal-educados e não falam língua estrangeira. Para quem não sabe, eu já trabalhei como recepcionista em um hotel em Copacabana, atendendo especialmente, os hóspedes japoneses. Aliás, no hotel onde eu trabalhava, o Plaza Copacabana, os japoneses podiam/podem usufruir de quarto com banheira, chá verde, jornal japonês no quarto além de NHK de graça na TV!! Por isso, com toda a voz da experiência, eu posso dizer que concordo com o resultado da pesquisa. Realmente os hóspedes japoneses são (a maioria, não todos!) educados, limpos e tranquilos...desde que no banheiro saia água quente direito !!!



JAPONÊS・日本語
世界のホテル業者を対象とした調査で、「きれい好きで礼儀正しく、物静かな」日本人が3年連続で旅行者好感度ナンバーワンに輝いた。最低は「けちで無礼で外国語を話さない」フランス人だった。調査は「TNSインフラテスト」社が6月に、世界27カ国の4万軒のホテルを対象に実施し、礼儀正しさからチップに至る9つの基準に関して質問した。その結果、日本人旅行者は「清潔で礼儀正しく、物静かで不平を言わない」として1位の評価を維持した。全体的な評価で2位に入ったのは英国で、礼儀正しさやエレガントさでも2位を占めた。反対に評価が低かったのはフランス人旅行者で、外国語、チップの気前の良さなどの基準で最低の評価。全般的な態度や礼儀正しさでもワースト2位の評価だった。しかし、エレガントさでは3位に入るなど、「改善」の傾向もみられた。そのほかに評価が低かったのはスペイン、ギリシャの旅行者で、ほぼすべての基準で最低ラインに近い評価だった。



PALAVRA DO DIA:

部屋・heya・quarto

EX.:

お客様はどちらのお国ですか。場合によってお風呂付きのお部屋もございますし、お風呂に入らないお客様向けにお風呂無しのお部屋もございますが・・・

okyakusama wa dochira no okuni no kata desu ka. baai ni yotte, ofurotsuki no oheya mo gozaimasu shi, ofuro ni hairanai okyakusama muke ni ofuronashi no oheya mo gozaimasu ga...


O senhor é de que país? É que conforme for, nós temos quartos com banheira e quartos sem banheira para hóspedes que não tomam banho...




OBS.: Todas as fotos que ilustram este post foram gentilmente cedidas pelo próprio Hotel Plaza Copacabana, no Rio de Janeiro, onde eu trabalhei. Detalhe: só eles não sabem disso!

Comentários

  1. Aposto que o sem banheira é para os franceses! Não é? rs

    Nesse caso vocês ofereciam uma toalhinha e um perfuminho pra dar aquela disfarçada?

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  2. Miguel @Lisboa, Portugal10 de julho de 2009 às 11:59

    Não acham que outro motivo pelo qual os hotéis gostam tanto dos clientes japoneses, se prende com o facto destes praticamente nunca reclamarem.

    A educação impede-os na maioria das vezes de serem ríspidos em situações em que qualquer outro cliente perderia as estribeiras!

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  3. Eu diria que o Miguel conclui corretamente mas pelas razoes erradas. Um dos motivos pelo qual a qualidade dos produtos e servicos japoneses sao altos e' porque o japones e' altamente exigente. Muito mais do que o brasileiro ou o europeu estao acostumados.

    Como exemplo, trabalhei pra firmas americanas aqui no Japao e corriqueiramente viamos casos de produtos importados da matriz que, vendidos sem problemas nenhum la, eram devolvidos pelos clientes no Japao por um motivo ou outro. Como a embalagem torta ou a cor do produto era um pouco diferente da cor do que ele estava acostumado a receber, embora a cor nao tivesse nada a ver com a qualidade do produto. Nao e' portanto uma questao de educacao.

    Ja o comportamente dele no estrangeiro muda; ele, como nota Miguel, nao reclama muito. Isso porque nao fala a lingua e a cultura local.

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  4. legal né!

    eu acrescentaria mais uma qualidade do japonês não só como hóspede de hotel mas como cliente em geral: japonês não pede desconto, não reclama do preço. se tem dinheiro, paga e pronto. se não tem, vai embora. isso eu acho o máximo!

    ah, e também acho que japonês é super exigente. afinal, está acostumado a produtos e serviços de primeira qualidade né. mas isso não é um defeito :p

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