Japão Uniforme

Responda rápido! Quando bate a hora do recreio ou quando terminam as aulas em um colégio no Brasil, como que é que toca o alarme? OK, provavelmente você vai dizer que depende da escola de onde você estudou... e no final da frase acrescentará um “ora bolas” ou na pior das hipóteses um “pô”. Sim, eu entendo e concordo plenamente com você. Mas aqui no Japão, você pode perguntar a qualquer japonês e todas responderão ou melhor, imitarão o mesmíssimo som!! Isso porque, se não são todas, acho eu que 99,9999% das escolas têm o mesmo sinal de alarme!!!! Bom, totalmente previsível para um país onde até pouco tempo, os estudantes usavam o mesmo tipo de mochila preta e as estudantes, a mesma mochila vermelha!! Era exatamente o mesmo modelo de mochila para o país todo! (Que aliás existe até hoje!).


Aliás até hoje há, digamos, "roupa certa" - para não dizer “uniforme” - para entrevista de emprego, o chamado recuit suit e para velório!!! Não é mentira não! Pela roupa na rua, a gente sabe que o cara ou a moça está indo para uma entrevista de emprego!! Veja o modelo escolhido por 99,9999% das moças!

E se tem um grupo com 4 ou 5 senhoras indo a um velório, podes crer que elas vão estar todas de preto e com colar de pérolas brancas!! É batata!!! Preto e colar de pérolas! Todas! É por essas e outras que não é de se estranhar que até o sinal das escolas do país (quase) inteiro seja igual!!! Quem curte animação japonesa, já deve ter ouvido. Quem vê novela japonesa também. Quem mora aqui no Japão e quem estuda em escola japonesa também já deve estar mais do que familiarizado...todos com o mesmo som!!! OK. Você quer saber que som é este!? Você poderá ouvir no vídeo que eu achei no Youtube. Grave bem, pois com certeza, você ouvirá esse mesmo som no próximo desenho japonês, na próxima novela...





Aliás, este mesmo som do alarme das escola japonesas é conhecido em japonês como キンコンカンコーン・kin kon kan koon! Dizem que antes da Segunda Guerra os sinais das escolas eram daquele tipo escandaloso, tipo sirene. Com o fim da guerra, começou um movimento para mudar o alarme, porque lembrava o som do alarme que tocava durante a guerra, quando o Japão estava sofrendo bombardeio aéreo. Um japonês que ouviu esse som suave quando estava na Inglaterra, teve a brilhante ideia de trazer para o Japão e introduzir nas escolas! E para um povo que já gosta de uma padronização de leve, para introduzir em todas as escolas foi simples! Diga-se de passagem, o som é o mesmo do famoso Big Ben, instalado no Palácio de Westminster, na Inglaterra!

PALAVRA DO DIA:

チャイムが鳴る・chaimu ga naru・soar o alarme, a campanhia

EX.:

(試験の時)やばい!チャイムが鳴る!仕方ない!カンニングする!


(shiken no toki) yabai! chaimu ga naru! shikata nai! kanningu suru!


(Na hora da prova) Ferrou! Vai tocar o sinal! Não tem jeito! Vou ter que colar!


Comentários

  1. No Brasil é do tipo escandaloso, tipo sirene. Eu não gosto.
    Eu já tinha escutado em algumas novelas japonesas que eu vejo. Acho o som tão suave. Poderia aplicar este sinal no Brasil também, né? rsrsrs
    Adoro o blog! Parabéns!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido esse toque em animes, inclusive, é o mesmo toque de uma igreja aqui da minha cidade. :D

    Pra representar esse som nas histórias em quadrinho que eu faço, eu escrevo "Ding dong dang dong", acho que dá o mesmo efeito de "kin kon kan kon"...
    kkkk

    ResponderExcluir
  3. Fantástico! Morri de rir aqui. Eu que achava que os coreanos gostavam de padronizações... rsrs. Por acaso aí tem "roupinha de casalzinho" também? Quando, por um milagre de Deus, um coreano arruma uma namorada, eles têm que comprar roupa de casal. São pares IDÊNTICOS. E andam pelas ruas, felizes a cantar. Imagina um parque cheio de casaizinhos, que bonitinho! haha. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha que engraçado, imaginei que fosse esse som. SEMPRE toca em animes SEMPRE(principalmente colegiais)! Mas sabe que, no fundo eu achava que era só uma coicidência? Achei que devia ser o mais popular...e não exatamente padrão. Post interessante...

    ResponderExcluir
  6. Era o toque da minha escola de Ensino Médio, inacreditavelmente...
    Aí um dia eles decidiram que íam usar o toque comum no Brasil, o de bombardeio aéreo!:(

    ResponderExcluir
  7. e a gravata preta para velório?

    tem um amigo meu, que aliás você conhece (hihihi), que foi fazer entrevista de emprego usando gravata preta.

    ele foi aprovado e depois de começar a trabalhar o chefe falou: você sabia que gravata preta no japão só é usada em velórios?

    acho que ele só foi aprovado porque a empresa era brasileira :p

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo novo visual do blog :D

    ResponderExcluir
  9. Ja tinha reparado mesmo umas tiazinhas sempre de preto com colar de perolas brancas, ja logo imaginava que tinham ido a um velório.
    Eles sao muito uniformes em tudo
    aff

    ResponderExcluir
  10. Lembro da primeira vez que fui à escola japonesa aqui no Rio e tocou o sinal!!! Fiquei estática!!! E não é que até fora de lá eles padronizam???

    ^^/

    ResponderExcluir

Postar um comentário