Morte ou Indigestão?

Hoje minha colega de trabalho japonesa me ofereceu um bolo que mais parecia um alfajor meio pão de mel com cara de Ana Maria. Fiquei supreso, mas não pelo fato de ela ter me dado o bolo de repente, até porque a gente vive trocando guloseimas, mas pelo que ela me disse ao entregar o bolo:


― 日本人だから、全然平気で食べましたが、カルーゾさんはブラジル人だから、わからないけど、食べたら死んじゃうかも・・・(笑)

― Como eu sou japonesa, eu já comi sem problema algum, mas você, não sei, como vc é brasileiro, se comer, você pode morrer...(risos) 

O ponto de interrogação que se formou em cima da minha cabeça era maior do que a minha alegria por ter ganhado um bolo já no ápice da minha fome, já perto das 17h. Eu perguntei o porquê do comentário, mas mesmo antes de ela me responder, eu li na embalagem o sabor do tal bolo:

Viu? マンゴ・ミルク・mango/miruku・ MANGA COM LEITE!!! Achei interessante ela saber dessa superstição brasileira. Mas ela acreditava que nós, brasileiros, acreditávamos que se comer manga com leite, a pessoa morre. Eu expliquei a ela, que morrer não morre, mas dizem que dá dor de barriga. Era isso né? Eu ameacei devolver o bolo e disse a ela que eu não iria comer de jeito nenhum!! Ela levou um susto e arregalou os olhos dizendo: マジ?マジで?本当に食べないの?(É mesmo?! Verdade?! Você não vai comer mesmo?!). Mas acabei revelando que não ligo para isso e iria aceitar sim. Não sei se achei mais maneiro o fato de ela, uma japonesa que nem fala português e nunca foi ao Brasil, saber disso ou se o fato de existir um bolo sabor manga com leite (sem medo nem preconceito...rs).


Mas afinal, por que no Brasil dizem que não pode, mas aqui no Japão pode? O Muito Japão foi buscar a resposta em um blog brasileiro chamado Manga com Leite. Veja a resposta:

Essa crença surgiu na época da escravidão. Os senhores de engenho criaram o mito para impedir que seus escravos não comessem as mangas e nem tomassem o leite de sua propriedade. A invenção caiu no consenso popular e permanece até os dias de hoje.





PALAVRA DO DIA:

マンゴ・mango・manga


Ex..:

「MANGA」は日本語でいうと、「袖」か「マンゴ」という意味!漫画は関係ない!


「MANGA」wa nihongo de iu to, 「sode」 ka 「mango」to iu imi! manga to kankei nai!

"MANGA" em japonês se diz, "sode" (manga de camisa) ou "mango"' (fruta)! Não tem nada a ver com mangá!

Comentários

  1. Aqui em casa adoramos lassy de manga,mangolassy eh uma bebida deliciosa indiana,leite batido com gelo manga e acucar muito gostoso e confesso que na primeira evz que tomei fiquei meio encanada,mas ja fazem 6 anos que sou casada com meu paquistane se tomamos lassy sempre,estamos bem e fortes kkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Ela está de parabéns!! É impressionante como ela sabe uma crença tão antiga! Mas eu também fui buscar o motivo e de fato foi isso mesmo que você relatou.

    Também li: "Os dois alimentos formam, na verdade, uma combinação bastante saudável. A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A - além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano."

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se isso é verdade,eu cresci ouvindo isso.Sou Carioca filha de Nordestinos,e vc sabe que nordestinos têm essas coisas de mitos.Nunca tentei saber se isso é verdade de uma coisa eu sei tomar banho depois que vc comeu não mata,eu já fiz isso e nunca morri,rsrsrs.Beijos pra ti

    ResponderExcluir
  4. Noooossa, que surpreendente ela saber disso! E que sabor "peculiar" pra um bolinho hahahhaha.

    ResponderExcluir
  5. Pra você ver as coisas que vão passando na nossa cabeça enquanto lemos algo: No começo pensei: _ Essa moça está a fim dele! (_mas aí você explicou).Depois pensei: _Mas que amiga da onça!Oferecendo leite com manga disfarçado num inocente bolinho! (_o crime perfeito). No fim conclui que ela é uma moça muito espirituosa testando uma superstição brasileira em um brasileiro faminto.
    Você não perguntou como ela soube dessa história?
    Acho que ela vai aprontar outra. Se cuida!

    Já fiz e tomei muito sorvete de manga. Uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  6. dessa da manga eu ja sabia, nem lembro aonde, mas como adoro essas culturas inuteis (tenho ate O Guia dos Curiosos"!)...
    realmente pergunta p/ ela como ela sabia dessa nossa crenca! mas mais parece telefone-sem-fio, ne? Pq achar q a gente acha q morre se comer isso misturado eh meio... muito Japao, ne nao?? As vezes acho q a influencia portuguesa laaa no passado foi bem maior do q cristianismo, pao e castela, sabe?? heheheheh =D

    ResponderExcluir
  7. que bonitinho isso.. não sei pq mais achei meigo da parte dela.. (tô doida)

    aposto que ela têm nos favs do pc um blog chamado Muito Brasil, que conta as peripécias de um japa pelas bandas de cá.. XD~
    o nome dele deve ser Karusu XD~

    ResponderExcluir
  8. Caruso, ela tá afim de você. uu'
    Vai por mim ...

    Até pesquisando sobre o Brazil para puxar conversa ela está ...

    E olha que para uma japonesa fazer isso ... você sabe como é, né!
    HAHA!

    Abraço!
    E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário