Qunatos livros os japoneses lêem por mês?

Foi publicado no Asahi de hoje, o resultado de uma pesquisa sobre o hábito de leitura dos japoneses. Participaram da pesquisa 1550 japoneses de todo o país, na faixa etária dos 20 aos 60 anos. A pesquisa mostra a média de livros que os japoneses lêem por mês. “1 livro”, respondeu a maioria (29.2%). Cerca de 10% dos entrevistados responderam que lêem ”mais de 5 livros”. Por faixa etária, 27.4% dos japoneses na faixa dos 30 anos, responderam que “não lêem livro algum”. Já na faixa dos 60 anos, 32.2% dos entrevistados afirmaram ler mais de 3 livros por mês. Entre os que responderam não ler livro algum, cerca de 30% afirma que não lê por estar ocupado com o trabalho, com os afazeres domésticos ou com os estudos. Não lêem “porque não há nenhum livro que queiram ler” ou porque “não sabem que livro ler”, afirmou 20.2% dos entrevistados. Enquanto que outros 15.8% dos japoneses dizem que não faz falta ler livro. O resultado da pesquisa mostra que o hábito de ler livros na infância influencia na quantidade de livros que o adulto lê. Mais de 40% daqueles cujos pais leram livros para eles quando eram pequenos afirmam ler hoje mais de 3 livros por mês. Já 37.4% dos que não tiveram essa experiência afirmam não ler nenhum livro sequer por mês.


JAPONÊS・日本語


1カ月間に本を1冊も読まない人は23.7%――。読書推進活動をしている財団法人・出版文化産業振興財団(JPIC)が、来年の国民読書年を前に行った「読書実態と意識に関する調査」で、そんな実態が明らかになった。  全国の20代から60代の人を対象にインターネット調査を実施。1550人から回答を得た。1カ月に読む本の冊数は「1冊」が最多の29.2%。「5冊以上読む」と答えた人は10%だった。「0冊」と答えた人が多いのは30代で、この世代の27.4%にのぼった。「3冊以上読む」と答えた人は60代が最も多く、32.2%いた。  「0冊」と答えた人に理由を聞くと、30%の人が「仕事、家事、勉強が忙しくて時間がない」と答えた。20.2%の人が「読みたい本がない、何を読んでいいか分からない」、15.8%の人が「読まなくても不便はない」。  調査では、子どものころの読書体験が読書冊数に大きな影響を与えていることが分かった。親から本を読んでもらったり、薦められたりした人の4割以上が1カ月に3冊以上の本を読んでいる。そうした体験がない人の37.4%が1冊も読んでいなかった。(西秀治)


PALAVRA DO DIA:

~冊・satsu・unidade de contagem de livros e revistas

EX.:

世代別、1カ月平均の読書

sedaibetsu, ikkagetsu heikin no dokusho satsusuu

Média do números de livros lidos em um mês, por faixa etária (geração)

Comentários

  1. Imaginava que a média aí seria mais alta, mas é até relativamente parecida com a brasileira. Comparado com a Europa, é baixo.
    Eu sou papa-livros. Desde que eu comecei a ler livros com frequencia, lá pelos menos 7, 8 anos, acho que nunca teve um mês em que eu li menos de 2 livros. Hoje eu leio uns 40 por ano ou mais.
    Será que é por isso que meus namoros não duram? hahahaha

    ResponderExcluir
  2. muito interessante essa pesquisa, meu amigo
    garanto q os japoneses ainda sim lêem mais q os brasileiros, principalmente pela falta de habito de ler e pelo custo dos livros.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa, agora que vi que é "livros por mês", tô acostumado com essas pesquisas sendo feitas "por ano".
    É, então a média é bem maior que a daqui do Brasil. Haha.

    ResponderExcluir
  4. Para Luizcboda,
    Sim, a média é por mês, mas mesmo assim, apesar de ser mais alta do que no Brasil, eu achava que os japoneses liam muito mais. Pelo menos é o que se sente qdo a gente entra no trem e vê um monte de gente com livro....bom, a verdade é que tbm tem muita gente que lê mangá e textos pelo celular. Mas qto à relação livro x namorada, acho que você precisa analisar bem isso hein!...rs. Acho que tem a ver sim! kkk...um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Para Taliesin,
    Sim, tem razão. Aqui se lê muito e os livros são realmente mais baratos. Lembro que na faculdade de japonês no Rio, eu usava muito material xerocado porque os livros de japonês eram caríssimos. Mas qdo vim ao Japão pela primeira vez, eu enchi minha mala de livros! Bom...agora voltou tudo pra cá comigo...kkk.

    ResponderExcluir

Postar um comentário