Aquisição Muito Japão

Bom, quem me conhece ou acompanha o blogue (vi uma vez escrito assim e resolvi adotar), deve saber que, apesar de os blogues ainda serem chamados por alguns de "diários online", eu, particularmente, nunca fui muito fã de blogs com posts que narram coisas como "comprei um escova de dente nova hoje" ou "acordei de bom humor, mas meu chefe me tirou do sério". Apesar de que tbm, acho super válido, e respeito, quando esse tipo de blog é criado como uma forma de "atualizar" a família ou os amigos, principalmente se for de um daqueles blogueiros que, como eu, vivem afastados da família e dos amigos. Mas hoje vou me contrariar um pouco! Mas vou dar um desconto a mim mesmo...rs..., porque o que eu comprei é algo Muito Japão e acho que tem muita gente que não conhece ou se conhece, não sabe o nome ou...ah sei lá, só sei que teve muita gente que não entendeu quando eu disse que havia, finalmente, comprado um kotatsu para mim!


Falando assim pode parecer até algo sinistro, complicado ou até alguma comida pior do que natto. Mas nada mais é do que uma espécie de mesinha de centro, bem ao estilo japonês – baixinha – com um aquecedor acoplado embaixo. Só isso! Bom, há modelos grandes, retangulares e compridos, que comportam toda a família, mas em geral, quando se fala em kotatsu, imagina-se uma mesinha em forma de um quadrado perfeito com uma espécie de cobertor que cobre a parte debaixo da mesa a fim de não deixar o ar quente sair debaixo da mesa.


O mais maneiro que eu acho do kotatsu não é nem o fato de alguém ter pensado em prender um aquecer debaixo da mesa. O que eu acho maneiro é, na verdade, uma coisa bem idiota, mas que, sei lá, quem pensou nisso, mandou bem! Se alguém te mostrasse uma mesa com um aquecedor colado no tampo, por baixo, e te perguntasse o que você faria para manter o ar quente debaixo da mesa, o que você sugeriria? Bom, a primeira coisa que vem em mente seria cobrir a mesa com um cobertor, de modo a fechar os espaços entre os pés da mesa, certo?

Muito bem. Agora raciocina comigo: como ficaria em cima da mesa com um cobertor cobrindo a mesa?? No mínimo, uma superfície fofa, concorda? O que tornaria praticamente inviável, preencher um formulário sem furar o papel na hora de por os pingos nos iis !!!

Pois bem. O cara que inventou o kotatsu já deve ter sofrido com isso - bom, não com pingo no i porque na época ele devia usar pincel, e ainda por cima, não tinha a letra i para por o pingo! Foi aí que ele teve a brilhante ideia de colocar primeiro o cobertor e depois o tampo da mesa em cima!!! Pronto! Perfeito! O cobertor não deixa o ar quente escapar e a superfície da mesa fica normal! Lisa! Dura!


Mas espere! Aí você vai pensar: mas como que vai separar o tampo da mesa dos pés?? Arrá!!! O tampo do kotatsu na verdade são dois!!! Um deles é onde o aquecedor fica preso, que por acaso, é onde estão presos os pés da mesa. Por cima deste é colocado o cobertor e em seguida, por cima do cobertor, vem então o tampo da mesa em si!! Fica um sanduíche de tampo 1 , cobertor e tampo 2 da mesa. Não é maneiríssimo!? Veja o kotatsu por baixo!


Pois bem. Fazia muito tempo que eu queria um kotatsu. É muito gostoso ficar conversando, comendo alguma coisa e com os pés enfiados embaixo da mesa e sentindo o calorzinho. Até tirar uma boa soneca num domingo à tarde...

Só sei que no inverno do Japão é uma mão na roda! Finalmente comprei um! Achei no site do amazon.jp. Além de ter sido mais barato do que na maioria das lojas que eu havia pesquisado, eu paguei com cartão de crédito e recebi a mesa em casa, no dia seguinte !!! Querem ver? Sabia! OK! Posso mostrar, mas ainda não comprei o tal do cobertor que, claro, não é qualquer um....há um especial para usar com a mesa do kotatsu. Mas enfim, o meu kotatsu é este da foto!


Ele, completo, é que vai ficar maisa maneiro! Ficará mais ou menos assim:

Veja outros modelos do tradicional kotatsu, a mesinha com aquecedor no melhor estilo japonês!















PS.: Normalmente a palavra kotatsu é escrita – até pelos japoneses adultos – em hiragana (こたつ)ou, no máximo, em katakana (コタツ), o que não significa que não haja ideogramas para esta palavra. É bom saber quais são pq vira e mexe, eles mostram os ideogramas de kotatsu em programas de QUIZ da tevê japonesa - e tem artista que erra. Bom, mas, fora isso, se você força a barra e escreve kotatsu em ideogramas, dependendo da situação, claro, você corre um sério risco de se passar por gringo metido que tira onda por saber ideogramas que normalmente as pessoas comuns não usam no dia-a-dia! Mas é bom saber ler! São estes:



OU

Ambas são lidas da mesma forma, kotatsu.

Comentários

  1. Olha, gostei desse kotatsu. Nunca vi isso aqui na Coreia... Mas como é o aquecimento aí no Japão? Aqui geralmente é um aquecimento do chão, então para ficar quentinho debaixo da mesa é só arranjar uma mesa dessas, mas sem o aquecedor.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto foto do Kotatsu por baixo, muito legal!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, mas qtos extintores vem grátis? E tem timer para desligá-lo? De qualquer forma é muito interessante!

    ResponderExcluir
  4. Digo o mesmo, nunca tinha visto foto de kotatsu por baixo.xD
    Porra, isso deve ser foda no inverno, mas aqui no Ceará, isso é inviável. xD

    ResponderExcluir
  5. Julio, achei simplesmente o máximo essa mesinha! Seria perfeita p/ mim no inverno aqui em Porto Alegre(RS)!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal,que bom que vc já tem uma mesinha dessa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não tem o risco de você se queimar no aquecedor?

    ResponderExcluir
  8. Eu já tive kotatsu há muitos anos atrás, quando eu ficava lá, me dava um sono e uma moleza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário