TSUNAMI・津波

TREMOR NO CHILE...



E enquanto isso aqui no Japão...


Hoje às 9h30 foi dado o Alerta de Tsunami・津波警報 em várias partes do litoral do arquipélago japonês. Nos locais próximos de praias uma sirene alertou os morados. Em alguns lugares a água subiu muito acima do nível normal. Aliás quando se fala em tsunami é normal vir à cabeça aquela imagem de uma onda gigante destruindo tudo pela frente como aconteceu na Indonésia e na Tailândia. Mas não foi o que aconteceu. Mesmo pequenas ondas ou simplesmente o aumento do nível do mar é chamado pelos japoneses de tsunami・津波. Durante todo o telejornal, um mapa no canto inferior direito mostrava as áreas em alerta!





Aliás o telejornal acabou, começou a novela e o mapa de alerta não saiu do lugar!!...mesmo com os atores se beijando...!! E não adianta mudar de canal porque em todos os canais lá está o mapa no cantinho!!! Reparou que na primeira foto do post da notícia do sismo no Chile também tinha o mapa do Japão no canto? Então veja novamente!


Até o YAHOO! JAPAN mostrou um Alerta de Tsunami ! O aviso apareceu de repente e vai ficar durante todo o período de alerta! Tente acessar agora e ver se ainda está em alerta. Clique aqui!



A frase em vermelho que diz :
気象庁より津波に関する警報が発表されています

kishouchou yori tsunami ni kansuru keihou ga happyou sareteimasu

A Agência de Meteorologia divulga Alerta de Tsunami




Ao clicar na frase em vermelho, é possível ver com detalhes o mesmo mapa mostrado na tevê e uma tabela com os locais em perigo e a altura da onda prevista!!



Até agora (20:48) não há notícias de morte. As autoridades alertam para que as pessoas não se aproximem do litoral! A Agência Meteorológica previa uma onda de três metros, mas segundo o noticiário, este perigo já passou e por isso, o alerta de 大津波警報・ootsunami keihou foi alterado agora à noite para simples 津波警報・tsunami keihou.


Comentários

  1. Caruso, te adoro!! Sabia q vc ia fazer um post sobre isso, tava de butuca já, hahaha! XD Hj eu tava tensa com esse alerta, mas fiquei mais tranquila por ver q Kanagawa, meu estado, ñ constava naquela lista q vc mostrou aqui (eu tinha acessado ela tb). Ainda sim tava bolada, pq afinal Yokohama é uma cidade portuária, e Chiba, aqui do lado estava em alerta!

    ResponderExcluir
  2. interessante! os alertas e previsões são os grandes desafios do ser humano.
    Até serpentes estão sendo usadas. Vejam http://goo.gl/QqmP
    Não sei como os famosos celulares dos japoneses não recebem avisos, ou recebem? E no twitter?

    Legal.

    ResponderExcluir
  3. olha se não fosse você esclarecendo as coisas, eu fui jantar às 2 horas da manhã, no shokudô tem uma tv 42, eu estava mesmo vendo esse mapa na tela, mas não entendi nadica de nada...
    arigato gozaimashita!
    Marga de Saitama-ken

    ResponderExcluir

Postar um comentário