Ajuda das Placas

Ajuda das Placas foi o nome que eu escolhi para a nova seção do novo blogue Muito Japão! Nesta seção, quero mostrar as placas mais comuns que vemos aqui no Japão. Pretendo, analisar os ideogramas escritos nas placas e com isso, desvendar a mensagem que cada uma delas quer nos passar! Para hoje, eu selecionei algumas, muito, mas muito, comuns!! Espero que gostem!


Imagina que você está procurando um restaurante e avista um, que por fora, parece estar fechado, mas, enquanto você analisa o restaurante no afã de encontrar alguma pista para saber se ele está aberto ou fechado, de repente, sai lá de dentro uma nipo-garçonete que, com um sorriso de orelha à orelha, te diz: いっらっしゃいませ~!(Seja bem-vindo!).


O contrário também acontece muito. Seu estômago vazio já não lhe permite caminhar mais e você entra no primeiro restaurante que está debaixo do seu nariz e, com toda sede ao pote, segura firme a maçaneta da porta e ao puxar, a sua ficha cai, e você se dá conta de que o restaurante está fechado. Aí, você, teimoso que só, pensa logo: "Ué?! Que dia hoje??? Está fechado por quê?!?!?!" .


Não tem jeito. Nessas horas, só mesmo, pedindo ajuda às placas! É aí que você vai saber se o restaurante está aberto, fechado ou de folga naquele exato dia, em que você foi (mesmo não sendo feriado nacional!!!). Estas três principais situações estão descritas nas placas abaixo.




A primeira 営業中・eigyou chuu, seria o OPEN do inglês e o ABERTO em português claro. A segunda, 準備中・junbi chuu, serio o CLOSED ou FECHADO e, por fim, a terceira, 本日休業honnjitsu kyuugyou・DE FOLGA HOJE. Vejamos os ideogramas!



営業・eigyou・é uma palavra meio bombril. Pode significar desde, administração, funcionamento, vendas etc. Se você cursou Administração, você pode dizer que faz 営業学・eigyougaku. Mas se você trabalha no setor de "Vendas" de uma empresa, você trabalha no setor de 営業・eigyou. A palavra pode significar "funcionamento" também. Quando aparece assim: 営業時間・eigyoo jikan, ou seja "horário de funcionamento".



準備・junbi・ao pé da letra quer dizer, "preparação"! Usa-se por exemplo quando você está se preparando para sair à algum lugar e alguém lhe pergunta: 準備OK?・junbi ok?, ou seja, Está pronto (com tudo prepado?). Ou se você vai realizar algo de grande responsabilidade ou grande emoção, alguém te pergunta: 心の準備は?・kokoro no junbi wa?, ou seja, "está preparado psicologicamente?". E por aí vai! De qualquer maneira, as vezes é a maior mentira, porque o restaurante está simplesmente FECHANDO e não PREPARANDO coisa nenhuma. Mas a placa é a mesma!!! ....a não ser que esteja em um site ou outdoor ou cartaz por exemplo que esteja, "em construção" ou em processo de "preparação" realmente. Aí sim cabe! Veja:






本日・honjitsu・não é simplesmente nihon・日本 ao contrário. Esta palavra quer dizer o mesmo que 今日・kyou・hoje, só que em situação mais formais. Ouviu né? Nada de sair por aí dizendo honjitsu a todo instante ou dizer: 本日マックですごく旨いハンバーガーを食べた・honjitsu makku de sugoku umai hanbaagaa wo tabeta, para dizer que "hoje você comeu no mac um hambúguer gostosão".


休業・kyuugyou・pelos ideogramas fica fácil: "descansar" + "trabalho".


中・chuu・também se lê como naka quando o sentido é de dentro. Mas nestes casos, quando colocado depois de ideogramas que indicam ação, neste caso de funcionar, preparar, descansar, serve para expressar algo que está sendo realizado naquele momento, quase que como um gerúndio, ou seja, funcionANDO, preparaNDO e descansaNDO!


É isso aí. Fique agora com outros tipos de placas de ABERTO e FECHADO! No próximo Ajuda das Placas, veremos algumas variações dos placas ABERTO e FECHADO! Até lá!















Comentários

  1. Parabéns pelo post. Tópico simples, mas muito informativo e interessante pra quem está aprendendo nihongo =D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Excelente essa nova seção do blog, inclusive o 'novo' blog também está excelente. :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Caruso, muito bom essa seção, vai ser muito útil pra muita gente, continue assim.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Nós leitores poderemos mandar fotos de placas para você "destrinchar"para gente?

    ResponderExcluir
  5. PARA GUILHERME, ICK e KENJI,

    Obrigado pessoal! Farei o possível para melhorar sempre mais! Abração a todos!

    ResponderExcluir
  6. PARA DENIRO,

    Olha, sugestões eu aceito sempre, mas não posso prometer que vou analisar todas as placas que me mandarem. Mas se você tiver alguma, manda aí! Se der, eu publico! Valeu? Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário