É Dia das Mães no Japão também !


Assim como no Brasil - e creio que em alguns outros países também - o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio! Portanto, este ano, no dia 9 de maio! O sentimento de agradecer a mãe por tudo, creio que seja igual em qualquer parte do mundo. Pelo menos para as mães que merecem, claro! São exceção as pseudo-mães que jogam crianças pela janela, colocam no microondas ou as ensacam e as jogam na lixeira. Digo isso porque, infelizmente, vira e mexe a gente vê notícias essas por aqui também. Inclusive, a do microondas e a da lixeira são bem recentes! Bom, mas voltando à celebração da data, aqui no Japão, eu percebo algumas diferenças em relação à comemoração do Dia das Mães no Brasil.


A primeira diferença está no presente. O mais comum aqui no Japão é presentear a mãe com um cravo, de preferência, vermelho. Isso porque diz a lenda - nem sei se o fato é verídico - mas o primeiro dia das mães foi comemorado nos EUA e, durante a missa de morte da mãe, uma americana teria distribuído cravos vermelhos aos presentes. Ela escolheu o cravo porque era a flor que sua mãe mais gostava. Bom, mas isso foi lá, eu sei. Mas como dizem, quando os EUA estão gripados, é o Japão que espirra, os japoneses devem ter ido na aba e até hoje, cravo vermelho é sinal de dia das mães.



Outra grande diferença que percebo é que ninguém cumprimenta a mãe com um caloroso "Feliz Dia das Mães!". O mais comum aqui é aproveitar o dia para agradecer a mãe por tudo e dizer simplesmente "お母さんありがとう" ou seja "Mãe, Obrigado". Veja algumas mensagens e presentes com o agradecimento!







Olha aí, até o Yahoo! Japan entrou na onda do Dia das Mães e mandou ver um design especial para as nipo-mamães, sem esquecer é claro do famoso お母さん、ありがとう・MÃE OBRIGADO.




Tudo bem, é válido. É uma palavra bonita e, o sentimento de gratidão, tão bonito quanto. Mas não deixa de ser uma diferença cultural não abraçar a mãe, apertá-la forte, enchê-la de beijos e dar a ela uma bolsa maneira, um perfume que ela goste ou mesmo um "buquezão" de rosas vermelhas! Não estou dizendo que os japoneses não façam isso de beijar e abraçar. Devem fazer. Mas uma minoria, creio eu...(assim mesmo metade dessa minoria, já deve ter morado fora! rs). Tem gente que prefere dar doces, bolos etc, mas o cravo está lá ! Firme e forte!




Bom, termino este post por aqui! A todas as mães do meu querido Brasil, do Japão e do mundo, o meu FELIZ DIA DAS MÃES !! Para a minha mãe, em especial, que vive no Rio de Janeiro, eu mando um FELIZ DIA DAS MÃES + OBRIGADO POR TUDO + BEIJOS MIL + ABRAÇO APERTADO!!!... fora o buquê de flores que eu comprei pela internet e mandei entregar no Brasil!



SIM! SOMOS EU E MINHA MÃE !






O IDEOGRAMA DE HOJE:





"MÃE"




Comentários

  1. Que fofo mais fofa. O sorriso de vocês é igual!
    Muito interessante essas pequenas diferenças, adorei saber.

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer o nome da tua mãe!!! Esqueci de perguntar: o OKAASAN não seria usado para falar da mãe do outro? Achei que ao se referir à minha mãe seria HAHA.
    Kisu

    ResponderExcluir
  3. PARA CÁSSIA,

    Foto...you mean? rs. Sim, todos dizem isso tbm. Que bom que gostou de saber das diferenças. Todo ano eu me certifico delas. Qto ao HAHA e o OKAASAN, vc tbm tem toda razão. HAHA é usado qdo vc se refere a sua mãe e OKAASAN, qdo se refere a dos outros. Apesar de que tem gente que usa para falar da própria tbm...mas é segredo pra quem é do básico hein! kkk...Mas, para vc mesma chamar a sua mãe, vc chama de OKAASAN e não de HAHA. Ou seja, se vc, bom, vc não, um japonês for chamar a mãe que está na cozinha por exemplo e quer que ela vá até o quarto, ele dirá: (o)kaasan, chotto kite! (mãe, venha aqui rapidinho!). Captou? Valeu pelo comentário! Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Olá Caruso!
    Sou casada com um sansei (da colônia da Liberdade, Sampa) e temos uma mesticinha chamada Tomie.
    Gostamos muito do seu blog!
    Eu faço um bloguinho pra Tomie-chan que é www.tomieoshiro.blogger.com.br
    Um beijão pra sua mãe pelo haha no hi e um grande abraço pra você

    ResponderExcluir
  5. Um dia desses estava lendo num blog de um japonês que trabalha no Brasil, ele dizia que no primeiro ano de Brasil ele teve que fazer uma campanha publicitária da empresa dele para o dia das mães, e lá foi ele fazer com uma foto de cravo, os brasileiros reprovaram e ele não entendeu o porque...rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário