Menina se enforca em banheiro público de Tóquio


Ontem mesmo estávamos discutindo como é assustador o fato de crianças japonesas serem capazes, terem coragem, sei lá, de se matarem. Eis que HOJE! Lá vai outra, não tão criança, mas, igualmente, jovem se matar. Não sei se é pior, mas o motivo, é tão assustador e lamentável quanto...


A manchete já explicava quase tudo...
...o suficiente para deixar qualquer um perplexo!

"Quero morrer", "Não tenho amigos"
... suspeita de que menina de 15 anos tenha se matado no banheiro


「死にたい」「友人がいない」…中3女子がトイレ内で自殺か 


2010.5.12 18:32

このニュースのトピックス:自殺

 12日午前11時40分ごろ、東京都文京区向丘の公衆トイレ個室内で、同区立中3年の女子生徒(15)が首をつっているのを清掃作業員の男性が発見、110番通報した。女子生徒は搬送先の病院で死亡が確認された。警視庁駒込署は自殺の可能性が高いとみて詳しい状況を調べている。

 同署の調べによると、女子生徒は制服姿で、個室の扉の上部についたフックにひもをかけ、首をつっていた。目立った外傷や衣服の乱れはないという。

 同署によると、個室には教科書などが入った女子生徒のバッグが見つかった。女子生徒は11日夕に下校したが夜になっても帰宅しなかったため、家族が家出人捜索願を提出。女子生徒の部屋から大学ノートが見つかり、「死にたい」「友人がいない」という内容や、家族の思いやりへの感謝がつづられていたという。

 同署は女子生徒の学校にも事情を聴いているが、これまでに、いじめの事実は確認されていないという。

Segundo a reportagem, a menina saiu da escola no dia 11, mas não voltou para casa. Os pais, preocupados, acionaram a polícia. Amenina foi encontrada por um servente que logo chamou a polícia. A menina estava de uniforme e pendurada na porta de um banheiro público, aqui em Tóquio. Segundo a matéria, ela teria se pendurado por uma corda, presa a um gancho na parte superior da porta da cabine do banheiro.

No quarto da menina, foi encontrado um caderno, onde estava escrito, "Quero morrer", "Não tenho amigos". Além disso, havia palavras de agradecimento a sua família.

 
PS.: Lembro que quando aprendi a forma -TAI (que agregada ao verbo, exprimi a idea de querer fazer algo), um aluno perguntou a professora, como seria com o verbo 死ぬ (morrer) com a forma -TAI. A professora perdeu o rebolado, pergutnou o porquê de ele querer usar, mas terminou não dizendo. Lembro que ela disse apenas: "Não! Não usa. Quem vai dizer isso?!"
 
No entanto, usa sim. Está até nesta notícia de hoje. Por tanto:
 
Escrever uma carta・手紙を書く・tegami wo kaku
→ Quero escrever uma carta・手紙を書きたい・tegami wo kakitai
 
 
Beber água・水を飲む・ mizu wo nomu
→ Quero beber água・水を飲みたい・mizu wo nomitai
 
 
Morrer・死ぬ・ shinu
→ Quero morrer・死にたい・shinitai
 

 
VOCABULÁRIO・ボキャブラリー
 
公衆トイレ・koushuu toire・banheiro público
 
清掃作業員・seisou sagyouin・servente
 
発見する・hakken suru・descobrir, encontrar
 
自殺・jisatsu・suicídio
 
可能性が高い・kanousei ga takai・haver grande possibilidade
 
制服・seifuku・uniforme
 
個室の扉・koshitsu no tobira・porta da cabine
 
教科書・kyoukasho・livro didádico
 
下校する・gekou suru・ sair da escola
 
帰宅する・kitaku suru・ voltar para casa
 
家族・kazoku・família




Comentários

  1. Se eu fosse morrer por não ter amigos acho que já estaria morto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caruso, poderia me dizer mais sobre vc? quantos anos tem e como conseguiu chegar no japão e do que trabalha? desculpa tantas perguntas mas morar e trabalhar aí é meu sonho, e parabéns por tudo.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do blog, só achei que usar a noticia da morte de alguém para ensinar nihongo foi um pouco desrespeitoso, sabe... Não acho que isso seja algo legal, ainda mais pro Japão, onde se tem muito respeito pelos mortos.

    ResponderExcluir
  4. Caruso aqui no Brasil acontece a mesma coisa, só que a mulecada daqui se mata aos poucos usando crack.

    ResponderExcluir
  5. Eu não achei desrespeitoso não, desrespeitoso seria que tivsse o nome da pessoa, se houvesse criticas sobre a pessoa.Infelizmente essa notícia é uma coisa comum aqui no Japão.

    ResponderExcluir
  6. PARA DENIRO,

    rsrs... bom, mas sério, não sei o que assusta mais aqui no Japão. Se é a pouca idade entre as pessoas que se suicidam, se é o número de suicidas ou se o motivo pelo qual se matam. Obrigado ae pela msg! Abs.

    ResponderExcluir
  7. PARA ANÔNIMO,

    Me escreve por email e a gente se fala melhor, pode ser? muitojapao@gmail.com. Até mais!

    ResponderExcluir
  8. PARA LUIS,

    Eu entendo sua opinião e respeito, mas não tive a menor intenção de ofender ninguém. O que eu gostaria é que todos soubessem o que acontece por aqui e o qto é assustador ver uma notícia de uma criança se suicidar, o que é muito comum por aqui no Japão. Segundo, sempre que posso, eu agrego a lista de vocabulários em todas as notícias, para que os leitores aprendam palavras que vão muito além do livro didático ou animês, mangá e afins e, não vi motivo algum de não publicar nesta tbm. Além do mais, para quem tem interesse em aprender japonês e um dia ler jornal, palavras como estas, mesmo que tristes, assustadoras ou sei lá o quê, devem fazer parte do dia-a-dia, e a pessoa deve saber ler. Infelizmente, notícias de suicídio, haverão sempre. Mas obrigado pela visita e por expor sua opinião! Volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  9. PARA PABLO,

    Entendo e concordo que seja uma maneira de suicídio, mas vc há de concordar comigo que imaginar uma criança programando a própria forma de morrer e ter coragem de se matar é algo assustador não? Valeu pela msg!

    ResponderExcluir
  10. PARA ANÔNIMO II,

    Obrigado. Foi isso que tentei explicar. Realmente, vc tem toda razão, aqui isso é muito comum e é isso que quero que as pessoas saibam. Nada mais que a realidade do Japão. Sem desrespeitar ou ofender ninguém. Obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  11. Olá Caruso, depois de várias vezes cair no seu blog, certamente por algum comentário sobre o Japão, resolvi me "filiar".
    Lendo seu último "post" fiquei realmente triste por esta adolescente. Lamento que no Japão o suicidio seja uma prática muito comum, espero que isso mude um dia.

    ResponderExcluir
  12. Caruso,
    Eu confesso que tinha "problema", sabe, aos 13 anos eu pensei em me suicidar, mas não deu certo! o que eu queria era mais atenção e carinho do meu pai, era uma revoltada. Uma aborrecente!
    Mas, depois que me casei, quando o casamento estava ruim, tentei de novo...mas não deu certo!
    e quando terminei o meu casamento, também tentei de novo e não deu certo!
    Hoje não penso nessas coisas, tenho certeza que essas pessoas que se suicidam precisam de um pouco de atenção e carinho. E a cultura japonesa não permite isso, não tem abraço e beijo, tem muita cobrança, são frios demais!
    Por isso tem tantos suicídios!

    ResponderExcluir

Postar um comentário