Revista japonesa traz Edição Especial do Brasil-sil-sil !!!

OK. Eu sei que já não é a primeira revista japonesa que faz Edição Especial do Brasil ! Mas vamos lá...
Na quarta ou na quinta-feira passada agora, eu estava de bob ("de bobeira" para quem não sabe) no trem, olhando as propagandas, como eu sempre faço quando não estou afim de ler nenhuma revista nem nada, quando uma das propagandas me chamou a atenção! Isso porque eu sempre me chama atenção quando vejo a palavra ブラジル・BURAJIRU・ Brasil em qualquer propaganda. E não é que nessa propaganda, não só falava do Brasil, como anunciava o especial de uma revista japonesa, todo sobre o meu país (só não digo nosso país porque sei que o Muito Japão, sem modéstia nenhuma, tem leitores de outras nacionalidades)!!! Tirei até uma foto...



Na hora, eu quis comprar!! Aliás minto. Eu já havia lido no tweeter sobre o especial da revista, mas nem tchum...e quando vi a propaganda inteira sobre o Brasil, aí sim, decidi comprar mesmo! Desci do trem já com o meu GPS interno programado para a primeira livraria. Sim! Aqui no Japão não tem jornaleiro! Para comprar revista, só assinando, indo a alguma livraria ou quiosques que também vendem revistas. Mas jornaleiro tal qual conhecemos no Brasil, não há! Lembro de um jornaleiro maneiríssimo perto da minha casa que tinha, piso de mármore e ar-condicionado dentro! Sei que tem em outros lugares também, mas como aqui nem tem, lembrei desse perto da minha casa.


Bom, mas na primeira livraria que eu fui, para a minha decepção, não tinha. Ah sim, esqueci de mencionar as lojas de conveniência que também vendem revista!! O que não significa que vendam todas as revistas. Passei em três e nada!! Já tinha até desistido de comprar, mas acabei meio que por desencargo de consciência, entrando em uma livraria perto da minha casa e... não é que lá tinha!!! Peguei na mão, e como aqui no Japão, folhear não é pecado - tem a placa de proibido, mas todo mundo faz - , passei o olho e vi que tinha bastante fotos bonitas e muitas páginas com matérias sobre o Brasil e resolvi levar.




Ainda não li. Aliás isso é uma coisa engraçada... eu rio até de mim mesmo, quando percebo que no Brasil, eu era comprava tudo que é revista com tema JAPÃO e, agora que eu vivo aqui, eu fico louco para comprar qualquer revista que saia com Edição Especial do Brasil. Primeiro para matar saudades. Depois, para conhecer um pouco mais sobre meu próprio país. E olha que geralmente aprendo muita coisa. Já comprei várias revistas com o tema BRASIL. E por último, outro motivo que me leva a comprar, é aprender como dizer coisas do Brasil, em japonês. É ótimo e um bom exercício! Você mata dois coelhos com uma cajadada só: aprende mais sobre o Brasil e conhece novas palavras e expressões em japonês que o tornam capaz de apresentar melhor o Brasil e em japonês claro, para os japoneses!


Quem quiser acessar o site da revista, aí está!
http://www.sotokoto.net/jp/



No texto que você acabou de ler, aparece o provérbio Matar dois coelhos comuma cajadada só. Em japonês o provérbio também é muito usado e exatamente da mesma forma. O que muda é que em lugar do coelho, eles dizem pássaro e em lugar da cajadada, eles dizem pedra. Em japonês, o provébio é:


一石二鳥・いっせきにちょう・isseki ni chou


 

Comentários

  1. Interessante, fui na livraria aqui do lado de casa e não tinha, então vo apelar pro Rakuten Books.
    Eu também gosto de comprar revistas que falam sobre o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Aiii eu até achei legal falarem do Brasil...mas achei que só falam de verde, foto de índio...
    Queria que falasse mas de outras coisas que não me fizesse me sentir tão Ìndia rsrs.
    Mas muito lembrarem da gente aqui.

    ResponderExcluir
  3. muito bom ler reportagens sobre o Brasil..bjinhos e ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Nunca páro para ler nada, só as fotos, acho que se eu fosse letrada em japonês, viveria bem melhor nesse país, com certeza.
    Tudo tá escrito em kanji, que raiva que dá não saber ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Descobri seu blog hoje e gostei muito! Parabéns! Fiquei impressionado que você coloca o vocabulário em todos os posts. Que trabalhão!
    Deve ser bem interessante morar no Japão. Eu adoro a cultura desse país. Mas por enquanto nunca tive a oportunidade de ir ai.
    Mais uma vez parabéns e continue o bom trabalho de atualização do seu blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário