Natal no Japão


Muita gente me pergunta se aqui no Japão tem Natal. Bom, confesso que considero uma pergunta um tanto vaga, mas para ser categórico e deixar a pessoa satisfeita com uma resposta aceitável, eu digo logo: Igual ao Brasil não tem! (Bom, digo Brasil porque eu mesmo nunca passei o Natal em outro país católico...)

OK! Não sou aquele católico exemplar, mas confesso que aquele clima de fim de ano, clima natalino, clima de festas, de presentes, de perdão que pairam no ar nesta época do ano no Brasil são bem diferentes por aqui. E é justamente nessa época do ano que o termômetro da saudade atinge seus índices mais altos!

É conversando com outros brasileiros que nos entendemos e percebemos o quanto Brasil e Japão são diferentes. Juntos, lembramos do clima de festa que o Brasil entra no final do ano. Aquela coisa de entrar de férias no trabalho e no colégio, comprar roupas novas, presentes, participar de altas festas, churrascadas e confraternizações com direito a amigo oculto e tudo! Montar árvore de Natal, enfeitar a casa toda com artigos de Natal, guirlandas, figuras de papel noel, presépio!!!!!!! É pensar no que vai dar para quem na noite da ceia, comer presunto com fios de ovos, arroz com passas, castanha, bacalhau, peito de peru, lentilha, frutas e frutas, enfim, uma mesa farta...isso sem falar nas viagens para passar o Natal com a família que mora longe e nos Especiais de Natal que vemos em todos os canais de TV !


E pensar que tudo isso era normal quando eu vivia no Brasil. Claro, como tudo na vida, há o outro lado da moeda. Eu sei. Os engarrafamentos, as filas nas lojas e shoppings de maior popularidade. Mas aquele clima é que faz a grande diferença! Aqui o Natal é bem diferente!

Não tem ceia de Natal. Nem mesa farta. O que tem é um bolinho - sem força de expressão - literalmente um bolinho de Natal. Sabe-se lá o porquê, mas aqui é tradição comer o que eles chamam de Kurisumasu Keeki (do inglês Christmas Cake), ou seja, Bolo de Natal. É caríssimo e só falta vir com uma lupa de brinde! 



No dia 24 e 25 trabalha-se normalmente! Claro que no Brasil também trabalha quem está nos hospitais, aeroportos, hotéis e afins. Eu mesmo trabalhava no aeroporto e trabalhei no Natal para folgar no Carnaval. Mas aqui no Japão, eu me refiro a empregos comuns. É dizer, dias 24 e 25 são dias como outros quaisquer. Eu, por exemplo, trabalharo em uma empresa comum e vou trabalhar no dia 24 em turno dobrado, até às 21h, justamente para poder ter direito a uns dias de descanso no final do ano.

Você não cumprimenta o vizinho ou um conhecido com Feliz Natal. Lembro que quando andava pela rua onde eu morava e encontrava alguém conhecido, havia sempre aquela troca de saudações de Natal. Ou mesmo no elevador do condomínio, a despedida era sempre um caloroso "Feliz Natal pra você e pra sua família!" 

Fora as famílias brasileiras que estão inteiras aqui e as comunidades católicas, o comércio e os motéis são os que mais festejam o Natal por aqui !! Isso mesmo!! Comércio e motéis!! Explico: bom, o comércio "comemorar" uma festividade que não é do país e que grande parte da população sequer sabe o significado ou a origem, creio que não precisa explicação. Vide Halloween no Brasil ou mesmo aqui no Japão.

E quanto aos motéis, a explicação é simples. O Natal aqui no Japão tem um clima de romantismo. É quase que como um dia dos namorados! Enquanto as revistas voltadas para o público feminino fazem matéria do tipo "Como presentear seu gato na noite de Natal", as revistas para homens, dão dicas de lugares para levar as meninas para comer...(risos)! Conclusão, o engarrafamento aqui é nos restaurantes e motéis!

O próprio Yahoo! Japan ajuda a quem não sabe onde levar a namorada na noite de Natal. Basta digitar クリスマス・KURISUMASU・NATAL que vai aparecer entre as opções クリスマスデート・KURISUMASU DEETO, do inglês Christmas Date, Encontros de Natal.


Fora isso tem uma manifestação de Natal uma aqui, outra acolá. Hoje por exemplo vi no jornal da TV, um zoológico onde os elefantes se vestiram com um manto natalino e com a tromba, tocaram uma música de Natal badalando sinos. É tudo superválido. Mas não é a mesma coisa...

O maneiro é que o Natal aqui é frio! A previsão para este ano é de 3 graus para o dia 24 e 25 ! Vendo neve ao vivo e à cores é maneiro... dá mais clima de Natal. Outra coisa típica do Natal daqui do Japão é o que eles chamam de イルミネーション・IRUMINEESHON・ILUMINAÇÃO. Em tudo quanto é lugar tem isso! É na Torre de Tóquio, nos shoppings etc. Em todo o Japão tem isso! Nessa época do ano o que mais se vê de anúncio e propagandas de irumineeshon aqui, outro ali, mais outro lá... eles adoram!!



Outra coisa que sinto que é bem diferente são os enfeites natalinos nas casas. Nos shoppings claro que tem, mas digo nos bairros residenciais. Você caminha por ruas e ruas e vê uma ou duas janelas com uma luzinha de Natal. Lembro que na minha cidade tinha até concurso de enfeites de Natal. Nossa, era cada casa, cada varanda enfeitada! Da varanda da minha casa eu ficava vendo os enfenites das varandas vizinhas. Era lindo!Bom, nem vou falar da sensação de andar pela Lagoa Rodrigo de Freitas à noite e ver esportistas, famílias e casalzinho de namorados contemplando a maior árvore flutuante do mundo! Para! Para! Para! Chega!!! Vou parar por aqui! Melhor!


メリークリスマス・MERII KURISUMASU...isso mesmo, é FELIZ NATAL em japonês, digo, inglês nipônico porque em japonês, japonês mesmo não tem! Um Natal maravilhoso para você leitor e para todos os seus! Felicidades! Paz! Saúde e Harmonia!





Comentários

  1. "s revistas para homens, dão dicas de lugares para levar as meninas para comer...(risos)! "
    Morri de rir com o duplo sentido!
    Meu marido vai trabalhar dia 24 durante o dia e dia 25 de noite '-'
    As coisas aqui no Brasil estão fervendo, lojas cheias, engarrafamentos e para completar temporal no final da tarde!

    ResponderExcluir
  2. É, realmente não tem sentido para os japoneses esse dia, pois não escutei nenhum colega japonês dizer Merry Christmas, e ainda a shain *japinha, perguntou o que no Brasil se come no Natal.
    Daí eu falei que tem butá (porco assado) inteiro, chicken assado enorme, pois não sabia o nome do perú em japonês, não lembrei de mais cardápios, lembrei de dizer que a gente abraça e cumprimenta e faz brinde, quase eu disse tim-tim...à meia-noite...
    êta saudades do Natal brasileiro...
    eu aqui tive que trampar até de manhã... agora vou sair e comer um lamén no restaurante e pedir um cake só para dizer que comi um cake no Natal...sniffff....

    Ah, Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Caruso,
    Independentemente da religiosidade das pessoas, acredito que quase todos os ocidentais curtam o natal, que toca profundamente em nós.
    Acredito que o estranho natal japonês seja consequência do marketing americano.
    A pergunta pode ser meio boba, mas sempre tive essa curiosidade, você já tentou explicar para um japonês o que é o natal?
    Será que alguém que nunca o viveu em especial na infância pode entender a importância do natal? Mesmo sem gostar, pelo menos entender porque ele é importante.
    Taí uma barreira cultural.

    ResponderExcluir
  4. FELIZ NATAL! E UM ANO NOVO MANEIRÍSSIMO PARA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA!

    senti um clima de saudade no seu post. devem ter caído algumas lágrimas né :p

    o que eu mais sentia falta no Natal do Japao era da minha família. por mais que nós brasileiros tentávamos fazer uma comemoraçao típica e bem caprichada, entre amigos, faltava alguma coisa... éramos a turma dos "sem família"! hahaha...

    nesse ano, graças a Deus, eu consegui comemorar em família, aqui na terrinha! incluindo aqueles primos que a gente considera irmaos, mas moram longe. amei!

    voltando ao Natal do Japao, por se um país budista - se nao me engano, menos de 1% da populaçao é católica - o Natal aí é até razoável. pelo menos tem iluminaçao, tem um ou outro Papai Noel (magrinho mas tem! hahaha), e esse bolo minúsculo, mas bonito né :p

    eu acho pior é o reveillon! mas quando eu morava aí, depois de passar muuuuuuuita raiva tentanto ter um reveillon "normal", tive uma ideia: entrar no clima dos japoneses, esquecer como é o reveillon do Brasil e comemorar como eles. ou seja, com uma ceia em família (no caso dos "sem família", entre amigos) e na hora ou depois da virada, visitar um templo e rezar!

    pena que a ceia é meio esquisita até mesmo pra quem ama sushi, sashimi né. hahaha...

    depois que fiz isso, passei a gostar do reveillon daí! tive de esquecer os fogos, o povo de roupa branca, champanhe, baloes etc e tal. é legal pelo lado espiritual e pelos rituais tradicionais : )

    ops, escrevi quase um post m(_ _)m

    ResponderExcluir
  5. hey! protesto! os bolos podem ser pequenos e caros mas sao uma deliciaaaa!!! eu sempre compro no seven!
    acho q ja me acostumei com esse natal japones e tem ate umas japas da fabrica q entram no clima e trocam presentes com a gente... ah! e os japas adoram panettone!!! pelo menos as de onde eu trabalho haha

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal!! Ou melhor, mericristimasu...hehehehe

    Tenho q. concordar com o Antonio, independente da religião, o clima de natal é fantástico!!

    A solidariedade, a expressão de amor ao próximo, vc falar com o vizinho, o segurança do prédio, o porteiro...quem dera se o ano todo fosse assim!

    Feliz Natal a todos!!

    ResponderExcluir
  7. Caruso, exatamente o mesmo esquema aqui da Coreia. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  8. É verdade que eu sou otaku, mas definitivamente acho uma blasfêmia existir natal no Japão. Eles sequer sabem o significado da data comemorativa, muitos são xintoístas ou budistas e comemoram do mesmo jeito. Eu acho isso blasfêmia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário