Terremoto no Japão


Foi brabo. Aliás, está sendo, porque não para de tremer. Não que esteja tremendo sem parar, mas quando eu achava que já tinha passado aquele tremor que ocorreu na tarde de ontem, vira e mexe treme mais um pouco e para. São 6h da manhã.

Cheguei em casa depois de um engarrafamento de 9h, mas não estou conseguindo dormir. Está um clima estranho no ar. Medo. Preocupação. Nervoso. Tudo junto. Cheguei em casa e estava tudo revirado. Parecia que alguém entrou e estava procurando alguma coisa. De cara o guarda-chuva no chão. As portas de correr estavam entre abertas. No banheiro, tudo caído na pia. Aspirador de pó no chão. Na sala, porta-retratos, revistas, porta-lápis, tudo no chão. Meu computador felizmente não caiu no chão. Estava apenas com o monitor virado para baixo...

A sensação de nervoso é pela novidade. Nunca havia sentido um terremoto tão forte. Tremeu feio! Aliás foi esse o comentário de quem estava perto de mim na hora. Mesmo pessoas que moram 20 anos aqui, estavam assustadas. Eu estava dentro do carro quando começou a tremer o chão. O carro estava parado no sinal e, no início, achamos que era um mero vento forte. Estávamos eu, o motorista japonês e uma colega de trabalho peruana. De repente foi ficando mais forte, mexendo mais e mais para os lados como se houvesse três caras fortes de cada lado balançando o carro tentando nos botar medo. Quando olhamos para fora e vimos as pessoas saindo dos prédios apavoradas e se aglomerando nas calçadas, nossa ficha finalmente caiu. Ainda parados no sinal, o motorista, sério, ordenou que soltássemos o cinto de segurança e abríssemos as janelas. E não parava de tremer!!! E mais pessoas saiam dos prédios correndo!

Finalmente depois de não sei qto tempo, parou de tremer e seguimos caminho. Mas ao chegarmos ao local, descermos do carro, outro tremor e mais pessoas saíram correndo. Isso que desespera! Ver o desespero das pessoas! Tem gente que entra em pânico. Eu não condeno, mas vc se contamina e a coisa parece que toma dimensões bem maiores. Entramos no prédio e...

...outro terremoto. O lustre do teatro não parava de balançar! Saí correndo do prédio com uma colega de trabalho brasileira que encontramos no local. Fomos eu e ela para fora e abraçados, no meio da rua, sentíamos o chão tremer para os lados como se estivéssemos numa esteira e nós ali paralizados, sem muito o que fazer. Pensamos eu e ela a mesma coisa: ficar olhando para o chão para ver se abre alguma rachadura e vermos para onde deveríamos correr.

Enfim, ficou isso a tarde toda. Para. Treme. Corre pra fora. Para. Treme. Corre pra fora. Até que o evento para o qual iríamos foi cancelado e foi aí que pegamos a estrada para cumprir em 9h um percurso que levaria no máximo 2h30.

Cheguei em casa vivo, mas morto!

As imagens da TV são muito piores! Gente nas ruas sem ter conseguido voltar. Tsunami. Casas e casas engolidas. Incêndios aqui e lá. Na televisão só passa terremoto. São mapas, alertas de tsunami, avisos para as pessoas desligarem o gás, não saire de casa à toa etc. Também vira e mexe passa no canto superior da tele da TV, avisos de linhas de trens e metrôs que pararam, que voltaram, avisos de novos terremotos com a devida intensidade e localização etc etc.

Queria dormir um pouco, mas cada vez que deito, ouço o barulho da porta do armário e das coisas se mexendo e acabo levantando e vendo se o tremor para ou não. É um clima meio de expectativa, com nervoso, sono....tudo! Estou vestido pronto para sair correndo, com direito a passaporte separado e tudo!

Mas estou bem. Rezo pelas pessoas que estão aqui no Japão como eu mas estão em situações incomparavelmente piores que a minha. Só espero também que a vida volte ao normal...

* FOTO: Aviso de terremoto pelo Yahoo Japan!I Internet, rádio, jornais e televisão é só imagem das tragédias e informações sobre o terremoto nos diversos locais do Japão.

Comentários

  1. Nossa cara... 'Tô acompanhando aqui e o que arrepia é bem isso que você escreveu: gente "acostumada" ao fenômeno 'tá assustada... Credo!

    Que você volte o mais rápido possível a sua rotina normal e que o Japão se recupere logo dessa calamidade.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi tudo na TV, deve ter sido brabo mesmo... imagino.
    Mas espero que você fique bem :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ter noticias suas! Força ai nessas horas difíceis. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. nossa, fiquei muito triste com os 'japas' =(

    espero que não fique pior (falar em acabar bem agora é hipocrisia)... que ao menos parem os tremores para,aos poucos, irem colocando as coisas de volta no lugar....

    ResponderExcluir
  5. Fico aliviada de saber que você está bem.
    Te mandei um email bem cedinho. Preocupada.
    Já tem gente me mandando emails perguntando se vc ta bem.
    Espero poder republicar esse texto pra tranquilizar os leitores.

    ResponderExcluir
  6. Que bom wue vocês está bem , aqui no brasil tem mta gente preucupada pq não tem como ter noticias , um dos meus senseis de shamisen está ai e não faço ideia de como esteja.
    Mas força q vai dar tudo certo , vai melhorar e que mais nenhuma pessoa se maxuque.
    abraços e cuidado.

    ass: alguem que encontrou seu blog no orkut e passou a te seguir no twitter

    ResponderExcluir
  7. Pô cara, que bom que com você está tudo bem pelo menos. Acompanho sempre seu blog e espero que mais pessoas estejam bem.

    Por favor, continue nos dando mais notícias sobre esse fato.

    ResponderExcluir
  8. POxa, que bom q vc está bem, tava checando seu blog de 30 em 30 minutos pra ver se vc dava noticia... qdo acompanhamos o blog de alguem nos sentimos próximos, e não pude deixar de ficar preocupada... Boa sorte aí, se cuide viu?Abc

    ResponderExcluir
  9. Somos tão indefesos frente à natureza, que força incrível tem um tremor, nossa! estou morta também. A noite foi difícil de dormir com tantos treme-treme. E a tv mostra que escapamos do pior. Rezemos para aqueles que pereceram.
    Se cuida!
    Margot

    ResponderExcluir
  10. Poxa, quando eu soube do terremoto, a 1ª pessoa que veio na minha cabeça foi vc, que Deus os ajude nesse momento difícil

    ResponderExcluir
  11. kra, a coisa foi feia aí..

    lembrei de vc quando deu a notícia, aí corri aki no MJ2, e não vi nenhum post, aí pensei viiiixxxx! o homem foi embora!

    Mas fico feliz que acabou tudo com o mínimo possível de estragos.

    ResponderExcluir
  12. Ah, só agora li seu post. Fico feliz que, pelo menos para você, nào tenha passado de um grande susto. Espero que tudo volte ao normal o quanto antes! Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ola !!
    Aqui no noticiário as imagens são assustadoras !! Estava ai qdo ocorreu o terremoto de Kobe (7,9) e foi bravo...(morava em Nara)imagino este !! Espero q td volte ao normal... O susto fica como (má) lembrança !!
    Fique com Deus !!!

    ResponderExcluir
  14. Poxa, fiquei muito triste com essas notícias!
    Pensei logo em você! (será que o moço do blog tá bem? rs)
    Boa sorte ai!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Ufa! Eu genuinamente fiquei preocupada com você!!! Que bom que está bem, força e pelo menos isso tudo ocorreu no Japão que é um país preparado com pessoas conscientes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Opa amigo... primeira vez que li um poste seu fica com deus (mesmo que seja ateu ) ele te amo mais ai manda uma força pro pessoal ahe... e que tudo um dia vai passar... se deus quiser

    eu fico com dó desse povo... muito sofrido...

    ResponderExcluir
  17. Temos acompanhado os noticiarios e apreensivos na expectativa de saber de você e todos os nossos amigos aí,fico imensamente feliz que você sua familia estejam bem,apesar de tudo.Essa com certeza será uma experiência impar na vida de todos.Te cuida.Bjsss
    Maria José

    ResponderExcluir

Postar um comentário