MADE IN... NO TEU PAÍS!

Imagina que você vá comprar uma cama nova ou um sofá novo. Já na loja, você vê o que você vai comprar, repara no modelo, no tamanho, na cor e quase decide por ele, mas de repente, você vê uma etiqueta escrito "FABRICADO NO BRASIL". 


O que você sente nessa hora?

(1) Orgulho do seu país / Compra

(2) Preocupação com a qualidade do produto / Não compra


Fiquei pensando nisso dia desses quando estive em uma loja, justamente de móveis. Em toda parte, digo, em alguns produtos, eles faziam questão de mostrar que o produto foi "FABRICADO NO JAPÃO" (日本製・NIHON SEI). E como se não bastasse, eles diziam que como é fabricado no Japão o cliente pode ficar tranquilo porque se trata de um produto seguro! 



No Brasil é (ou era?) tão difícil a gente ver produtos assim com tanto orgulho de ser fabricado no próprio país, não? Achei algo Muito Japão da parte deles. E não é só nessa loja não! Aqui a gente vê muita etiqueta, muita plaquinha e em diversos tipos de produtos - se fosse só em eletrônicos eu até entenderia -  mostrando ao cliente com todas as letras (ideogramas que seja...) de que se trata de um produto NACIONAL! Interessante isso, achei...



Comentários

  1. Em geral, eu tb fico satisfeita e tenho plena confiança quando compro um produto aqui em SP e nele está escrito "Made in Japan".

    Os potes tipo tupeware por exemplo. Não importa a marca nacional:
    - as tampas não vedam corretamente;
    - muitas vezes o conteúdo vaza;
    - em poucos meses de uso o plástico mancha, deforma;
    - em geral, mesmo os mais caros, não duram tanto quanto deveriam;

    Os que eu compro nas lojinhas da Liberdade tem uma ótima relação custo X benefício, mesmo sabendo que eu pago um pouquinho mais caro aqui no Brasil do que ele custa no Japão. E ainda assim, eles são mais eficientes nos quesitos: conservação/vedação/durabilidade, do que os produtos nacionais brasileiros.

    O acabamento é sempre impecável, a qualidade do plástico é excelente e ah! todos eles podem ir ao freezer e ao microondas, diferente dos potes que temos por aqui...

    Dependendo do produto, não tenho esse tipo de preocupação com a indústria brasileira. Mas para muitos outros, eu tenho sim e várias vezes evito comprar. Sentimento semelhante aos produtos produzidos na China. Compramos sabendo que nem sempre a gente vai poder contar com a durabilidade do produto.

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso começou pra valer depois do problema com o Gyouza (congelados) oriundos da China,que vieram contaminados.

    Depois disso, as pessoas faziam questão de pagar mais caro por um produto nacional, por acreditarem que estavam mais seguros e que teriam produtos de qualidade.

    Acabou que virando uma obsessão e se alastrou a outros setores e produtos.

    ResponderExcluir
  3. Depende do produto!
    Sapatos brasileiros sao muito bons, tecidos, moveis, frutas(sendo que as melhores vao para fora), cafe,, joias ,perfumaria ( adaptado ao nosso clima) e etc.
    Nada contra os chineses , mas em geral os produtos sao muito fracos e infelizmente enfraquecem a industria nacional. Se compro e por falta de opçao.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que, no atual estágio de globalização, julgar o produto pelo local onde ele foi produzido não é um bom critério de avaliação. Na atualidade, as grandes empresas procuram instalar suas fábricas nos locais onde possam obter maiores vantagens fiscais, mão de obra barata etc. Transnacionais como a Nike, Pulma, Microsoft, têm grande parte do suas fábricas fora de seu país de origem. Um grande exemplo de país atraente ao investimento estrangeiro é a China, que tornou-se o parque industrial do mundo, ao ponto que certamente ao seu redor, sempre terá um objeto oriundo da China, mesmo que seja um chip de celular.
    No caso do Brasil, vemos que hoje, ele tem recebido muitos investimentos de transnacionais, que vêm instalando suas fábricas aqui, e trazendo inovações tecnológicas. Mas, infelizmente, nosso país está longe de ser um inovador tecnológico como os EUA, Japão e alguns países europeus. Por isso, nossos produtos industrializados feitos com tecnologia nacional são de baixa qualidade e incapacitados de concorrer com os produtos estrangeiros, fato acentuado pela nossa economia "escancarada" ao capital externo.
    Quanto aos produtos primários, possuímos uma qualidade bem acentuada, por exemplo o nosso "boi verde", que é bem famoso no mundo.
    No caso do Japão, senti um certo tom de xenofobia nessas propagandas, como se só os produtos japoneses fossem confiáveis. Com certeza, o controle de qualidade no Japão é excepcional, mas isso não é motivo para menosprezar as mercadorias de outras nações.

    ResponderExcluir
  5. Confio em produto brasileiro por experiência própria, chinesa eu realmente tenho pé atrás.

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro muitos produtos 日本製 a de outros paises. Principalemente apos a invasao de produtos chineses. Conheco o padrao de qualidade daqui e confio bastante nisso, principalmente qdo precisar reclamar, sei onde posso ir e sei q terei assistência.
    Alias, quero um guarda chuva dobrável japones e to a procura rs. Os 3 ultimos q comprei eram chineses e duraram 1 semana cada... ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário