NIPO-MÃO-LEVE

Achei o máximo esse cartaz que eu vi na plataforma da estação de Abiko・我孫子. O cartaz alerta os passageiros sobre a presença de "mãos-leves" (スリ)nos trens e nas estações(電車内・駅構内). Gostei principalmente da apresentação um tanto quanto infantil não é a palavra adequada, mas de uma forma bem mais leve do que o assunto implica e ao mesmo tempo da complexidade de como eles abordam o assunto!



Nos três círculos eles destacam as três situações em que as vítimas se mostram mais vulneráveis: 1.Qdo o trem está cheio(満員電車・まんいんでんしゃ). 2. Qdo estão em sono profundo(熟睡している時・じゅくすいしているとき). 3. Qdo eles deixam a bolsa aberta entre as pernas qdo estão sentados(足下に鞄を置く時・あししたにかばんをおくとき).

O quadro em destaque ainda aconselha aqueles que forem vítimas que entrem em contato imediatamente com a polícia e se por um acaso o cartão de crédito (クレジットカード・くれじっとかあど)também tenha sido levado, a vítima igualmente deve contatar imediatamente a empresa do cartão de crédito(クレジット会社・くれじっとがいしゃ)!  

Comentários

  1. Isso me lembra quando uma amiga teve o celular furtado dentro do ônibus depois de usá-lo e, três dias depois, o bilhete único. Ambos ficavam no bolso traseiro.

    Interessante esse contraste entre o Brasil e o Japão, aqui se aprende a ser malandro por conta e aí a sociedade, ao menos me parece, toma algumas medidas.

    Bem, após esses furtos ela passou a usar um celular velho, só para falar, e um colar com porta-bilhete por debaixo da blusa.

    ResponderExcluir
  2. Bom, aqui no Brasil não é furto, é roubo mesmo, e com a escalada da violência aqui no Rio de Janeiro onde moro, muitas vezes de mão armada!

    Já aconteceu umas três vezes de eu ir para casa de ônibus e entrar alguns marginais que normalmente não passam dos 30 anos que parecem ter acabado de sair de um baile funk ou coisa do tipo, e assaltarem o ônibus, principalmente aos sábados de manhã.

    E ainda tem os furtos tradicionais no meio da multidão, uma vez levaram minha carteira da mochila q estava nas minhas costas, enquanto aí eles colocam avisos para ter cuidado com bolsas abertas, aqui os marginais abrem nossas bolsas...

    Bom, por causa disso desde a última vez que me roubaram os documentos (Carteira de identidade, motorista CPF e etc...) eu aprendi a usar a carteira no bolso da frente.

    Ainda preferiria mil vezes estar morando por aí meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo I,

    Sim, essa de aprender a ser malandro por conta versus ser alertado com cartazinho bonitinho foi que eu achei mais interessante. Aqui como não tem muito disso, as pessoas são muito inocentes e não têm noção do perigo ao deixar a bolsa aberta, a carteira visível na bolsa etc. Claro que isso é uma coisa boa, mas em tempos de crise e de globalização, já era para ter um senso de proteção não? Agora providência é que eu nnao sei se tomam, pq eu já tive meu celular roubado da bicicleta. OK, dei mole, deixei ele na cesta e entrei na loja e qdo saí não estava mais lá... mas td bem! rs. Obrigado pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Noturno,

    Tbm sou do Rio. Apesar de que, nunca fui assaltado à mão armada. No ônibus sim, é triste saber que vira e mexe roubam as pessoas. Qto ao quesito segurança, claro que nós brasileiros não temos nem o que falar. Aliás é graças ao país ser seguro que muita gente resiste em sair daqui, apesar de estar estampado no rosto deles de que não gostam daqui e não curtem tanto o país. Mas é seguro ainda e por isso, preferem ficar. Obrigado pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário