AVISO IMPORTANTE: "PARA TOMAR O TREM, FAVOR USAR A ROLETA!"

Você deve estar dizendo "Lá vem!". Sim, eu sempre digo que se você sabe japonês você conhece um mundo novo, que mesmo quem mora muito tempo aqui muitas vezes não se dá conta. As placas e avisos japoneses também são "um show" à parte! OK! Todos sabemos que muitos avisos que por mais que sejam óbvios, é necessário que se tenha uma placa para que ninguém possa reclamar que não foi avisado. Mas é cada uma que a gente vê e ouve por aqui...

Antes de dizer a frase que eu ouvi, eu lhe pergunto: se tem um quiosque em plena plataforma de metrô, você acha que você deve pagar para passar na roleta e ir até o quiosque que fica na plataforma? E se ao invés de um quiosque, for um restaurante, mas localizado do lado de dentro da roleta, perto da plataforma de tomar o trem, você acha que você vindo de fora, da rua, você teria permissão para passar pela roleta, sem pagar, somente para comer no restaurante que fica do lado de dentro da roleta e não fora da roleta!?

Muito bem. Se você respondeu "Claro que não!", "Não",  "Acho que não né" ou qualquer coisa similar, parabéns, você é uma pessoa normal e dotada de bom senso! E vou confessar que eu também sou! Porque achei engraçadíssimo avisarem no alto-falante na estação de Akihabara・秋葉原 que para atravessar a estação, ou seja, entrar por uma roleta e sair por outra, era preciso pagar passagem. Bom, até aí, eu até compreendo, apesar de não concordar - acho que não vai atrapalhar em nada o cara só atravessar de um lado para o outro - mas depois a mesma nipo-mocinha avisa que para utilizar os quiosques e restaurantes do lado de dentro da roleta era preciso pagar para passar pela roleta!! Será que tem gente que acha que só porque não vai pegar o trem e só vai comer no quiosque não precisa pagar para passar pela roleta?? Olha! Quer saber? Eu não duvido hein...

Se ainda avisasse em inglês somente, eu diria que era coisa de turista. Mas mesmo assim eu me perguntaria: " esse cara veio de que país que para usufruir das coisas do lado de dentro da roleta não precisa pagar se não for para tomar trem???". Enfim, achei o máximo o aviso!

Aliás, me fez lembrar de uma placa que eu vi recentemente por aqui tbm quando ia andar de trem. Quando eu vi a placa e li a frase em japonês, vou confessar para vocês que nem me soou tão estranho assim - talvez seja pelo costume - , mas quando li em inglês, eu pensei, "Opa! Peraí!" e quando imaginei a mesma placa em português em um estação do metrô no Rio de Janeiro, aí sim que caiu a ficha....seria engraçadíssimo uma placa dessas em cima das roletas! Vejam!


Não! Na boa! Imagina uma placa dessas na estação de trem ou metrô da sua cidade no Brasil, bem em cima de onde estão as roletas por onde o povo tem que passar para pegar o trem ou o metrô: "Por favor, usem as roletas (catracas, que seja...)". Pensa bem. Pensa nessa cena! Quer saber? Pensando em português, particularmente, eu acho essa placa simplesmente "DÉS-necessária"! Mas, enfim, aqui é Japão!  E você? O que acharia de uma placa dessas em português? Não em japonês porque em japonês nada disso mais parece estranho...(risos).

Comentários

  1. Você não percebeu q. eles são didáticos?! Assim o turista sabe como se escreve em japonês - por favor use as roletas, catracas...

    Aliás só me faltava essa...enqto eu estava lendo pensei..."a honestidade do povo é tanta q. é capaz deles entrarem comerem e sair - e não entrar no trem, só pq. não pagou a passagem" JURO!

    Como neste post http://goo.gl/oyuyD q vc disse q. poderiam passar entre as máquinas de ajuste! Ahhhhhh lembrei!

    ResponderExcluir
  2. eu já achei que naturalmente tem que pagar pq sempre tem os trombadinha que vao fingir e depois pegar o trem sem pagar né...

    ou tu vai no restaurante, compra um chiclé/usa o banheiro e nao paga o trem...

    bem,cheguei a conclusão que não sou normal he he he xD

    ResponderExcluir
  3. Xande,

    Sim, eles são didáticos! Até demais às vezes! Mas pior é que deve ter mesmo esse tipo de cara que vai só para comer, mas cá entre nós, no mundo de hoje, pedir uma coisa dessas - entrar somente para comer - convenhamos né, é difícil de acreditar né? Eu lembrei do post mesmo, mas sinto em dizer que tem muita gente que passa pela roleta sem pagar! Isso mesmo! Sei que vai gerar um post, mas tem gente até que pula aquela portinhola lá da roleta! Isso ee para provar que há, como eu sempre falo, japoneses e japoneses...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Pois é né?! Eu tbm sempre achei que para usufruir qq coisa que esteja do lado de dentro da roleta fosse preciso pagar! Mas aqui os caras tem que avisar isso no alto-falannte pq, acredito eu, deve ter gente que não sabe disso! Bom, mas vlw pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário