DoNaDa: ESCADA MÃO-DUPLA

Você imaginou parou para pensar se o lado pelo qual você sobe ou desce a escada na estação de metrô que você costuma frequentar é o lado correto? Ou será que você sempre subiu e desceu na contra-mão? Calma! Tudo bem que em plena quinta-feira eu tomei umas caipirinhas, mas estou sóbrio sim senhor(a)! Pergunto isso porque aqui no Japão, muitas vezes, as escadas das estações tem direção certa para subir e descer! Isso mesmo! Mesmo o degrau sendo enorme e largo, adesivos com setas no chão ou nos degraus indicam em qual lado você deve seguir! Isso! Exatamente como em uma rua ou em uma via-expressa! O mesmo é válido muitas vezes para os corredores! Você não pode andar em qualquer lugar do corredor. Mesmo que seja um corredor largo, enorme e espaçoso! Tem sempre uma direção certa a seguir!

O que eu acho mais engraçado dessa história de escada e corredores de mão-dupla é que quando está tudo  vazio, seja a escada, seja o corredor, óbvio que ninguém obedece, bom, tem gente que até obedece, mas é possível se ver gente na contra-mão! Maneiro também é que nas horas de pico, muitas vezes o fluxo de pessoas seguem pela contra mão mesmo!!!!! Não é raro ver pessoas nas duas vias seguindo pelo lado oposto à direção indicada pela seta no chão!!!! E você saberia dizer por quê?

Simples! Basta você lembrar do fenômeno do sinal de pedestres! 

Se o sinal para pedestre está fechado, ninguém atravessa. Mesmo que não venha nenhuma carro! E aí as pessoas vão se aglomerando a espera de que o sinal para os carros fique vermelho. Mas, porém, contudo, todavia e entretanto, se uma pessoa se atreve a atravessar a rua, ignorando o sinal vermelho para pedestre, todas as outras pessoas fazem os mesmo e aproveitam para atravessar a rua enquanto não vem carro! Chega a ser cômico!

O mesmo acontece nas vias das escadas e corredores das estações de trens e metrôs! Se a estação está vazia e de repente chega o trem lotado de gente, aquela multidão passando pelas roletas e SE dois ou três carinhas tomam a direção contrária do que indica a seta do chão, pronto, todos atrás dele seguem pelo mesmo lado errado! Como diria minha amiga mineira: "Engraçado demais"!

Mas vou logo avisando! Não pense você que toooooodos os japoneses são certinhos e obedecem as marcações! Já trombei várias vezes com um que simplesmente ignora a seta e segue pelo lado contrário! Apesar de no Brasil nunca ter tido problema alguma em subir e descer as escadas, eu aqui tento fazer minha parte como cidadão e sigo pela direção que me "mandam",  mas quando esbarro em um japonês que não está nem aí para setinhas, sou obrigado a mudar de direção ou encarar a cara feia que o cara me olha por ter trombado com ele na escada! É mole??

Bom, tirei duas fotos meia-boca, mas acho que dá para se ter uma ideia do que estou falando. 



Também há modelos de placas cuja mensagem indica que direção você deve tomar ao subir ou descer por uma escada. Pode aparecer tanto assim 左側通行・HIDARIGAWA TSUUKOU, ou seja SEGUIR PELA ESQUERDA ou mesmo uma frase completa, como podemos ver na foto abaixo.


O que eu não havia reparado, e li no blog de uma japonesa, é muitas vezes você é obrigado a descer por uma mão e ao sair em um corredor é obrigado a seguir por outra mão. Achei interessante foi ver um japonês comentar sobre essas setas! Achava que era só estrangeiro - que não asiático, pq sei que essa coisa de marcar direção de mão em escada tem também na China e na Coreia - e nunca pensei em veer um japonês falando sobre isso e muito menos se declarando incomodado com isso. Segundo ele, ele mesmo se perde na hora de seguir por uma direção e ainda ter de olhar qual é a direção certa e ainda, segundo ele, dependendo da estação, as vias para se seguir são diferentes. Uma manda seguir pela direita, enquanto outra manda seguir pela esquerda! Nunca tinha reparado nisso. Mas interessante...

Comentários

  1. Nas estações mais novas de metrô em SP tem isso também, mas baicamente eles passam aquelas faixas de organizar filas no meio do corredor e cada lado fica uma mão.

    ResponderExcluir
  2. Acho isso mto bom para arrumar o fluxo, porém devia ser um padrão em todas as estações do país (inclusive da escada rolante! Que pelo que eu lembro muda de Tokyo pra Osaka).

    Em SP antigamente eu não achava necessário mas hj em dia em algumas estações a confusão é grande e a falta de educação maior ainda! Seria algo mto bom para ajudar a controlar a zona!

    ResponderExcluir
  3. Dois anos atras implantaram isso aqui na estação aqui perto de casa.

    Curioso que no começo ninguém respeitava, depois passaram a obedecer e agora ninguém liga mais e voltaram a não respeitar.

    Vai entender!

    ResponderExcluir

Postar um comentário