DoNaDa: CONFIANÇA TOTAL

Para quem se sente ofendido quando eu falo alguma coisa da vida real do Japão, aí vai uma coisa que eu gosto e admiro muito no povo daqui! A confiança total que eles têm em deixar tantas mercadorias do lado de fora da loja, no caso, da farmácia, e nem se preocuparem em colocar uma pessoa vigiando. É muito comum as farmácias exporem os produtos assim desta forma, principalmente quando estão em promoção! Mas eu fico sempre muito admirado muita mais com a educação do povo, do que com o preço baixo em si...(risos). 

画像にクリックすると拡大できる
CLIQUE NA FOTO PARA AUMENTAR

Comentários

  1. isso é muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Antes da imigração em massa, isso há uns dez, doze anos atrás, aqui em Portugal era assim tb. Os donos das lojas saíam (para resolver algum problema rápido) sem fechá-las... os entregadores penduravam o pão na porta do clientes... qse não vejo essas coisas, ultimamente =/

    ResponderExcluir
  3. Realmente é admirável a confiança mútua que existe entre os japoneses. Aqui no Brasil não é uma coisa que se vê sempre. Esses dias eu me surpreendi aqui no metrô de SP quando eu fui comprar balas numa lanchonete, pois ao dar o dinheiro para a atendente, ela falou que eu podia pegar, virando as costas para atender outro cliente. Parece bobagem, já que se trata de balas, mas mesmo assim eu fiquei surpreso por ela confiar que eu ia pegar o mesmo tanto que paguei rsrsr. Eu acho que essa honestidade tem mais a ver com o nível de desigualdade social e de pobreza do que com cultura em si, pois no Japão provavelmente não há uma classe marginalizada ampla com a necessidade de roubar para ter acesso a produtos comos os da foto. Não que o roubo seja justificável através disso, mas, no meu ver, no Brasil, muitos veem isso como a única forma de poderem consumir produtos que não conseguem comprar. De qualquer modo, tomara que um dia nós também cheguemos ao nível dos japoneses em termos de confiança.

    ResponderExcluir
  4. olá!
    essa é uma das principais razões porque sinto saudade do Japão: total segurança.
    Vai fazer isso aqui no Brasil rsrs
    bjos.

    ResponderExcluir
  5. mas isso é o de menos....
    alguém chuta daqui a quantos séculos o Brasil poderia ter um supermercado onde é você mesmo quem passa os produtos e paga no final, tudo sozinho?

    http://madeinjapan.uol.com.br/2008/05/15/maquinas-em-todos-os-cantos-do-japao/imagem/080515_maquinas_em/2-nas-caixas-registradoras-automaticas

    eu sinceramente acredito que esse dia NUNCA chegará.

    ResponderExcluir

Postar um comentário