UMA IDOSA DIFERENTE

Um rápido comentário sobre a senhora que me surpreendeu hoje no ponto de ônibus ao falar comigo em inglês! Eu não fiz nada de mais e estava apenas conferindo o horário do próximo ônibus que chegaria - sim, para quem não sabe, aqui ônibus comum tbm tem horário - e de repente, a senhora vira para mim e diz: "Forty eight!" (48, referindo-se aos minutos que estava marcado para chegar o ônibus).

Fiquei pasmo porque é comum no ponto de ônibus perto da minha casa estar cheio de idosos, mas nunca ninguém dirigiu a palavra a mim até hoje e de repente, uma dessas nipovovózinhas fala comigo e em inglês!!!

Eu fiquei abismado até porque ela estava vestida com uma roupa bem simples e não parecia ser, digamos, esposa de diplomata ou uma médica renomada dona de uma clínica de estética, nada disso. Estava simples. Chapéuzinho típico de grupo de excursão de idosos, um batonzinho rosa, sem brinco... 

Mas falava inglês!!!

Lógico que perguntei porque ela falava inglês e ela me disse que estudou inglês na faculdade durante 3 anos. Mas eu não quis perguntar quando foi isso. Estava tão abismado, que simplesmente fiquei conversando com ela até o ônibus chegar e dentro do ônibus! Ela sentou bem do meu lado e puxou conversa.

Where are you going now?
(Para onde você vai agora?)

Eu disse que iria encontrar uns amigos. Depois falamos de estudar inglês, casamento, filhos, sobre idade, porque ela disse que eu era bem novinho...kkk... ela disse que não era casada, mas que seu sonho era casar e viver feliz! Detalhe: ela disse ter 62 anos.

Perguntei se ela havia estado em algum país estrangeiro recentemente e ela respondeu que não. Mas que quando ela tinha 24 anos ela tinha ido para a Europa, com um grupo de amigas, e visitaram 5 países. Mas que depois ela não saiu mais do Japão! Perguntei  o que ela faz para praticar inglês. Ela disse que fala sozinha em casa.

"But it's boring sometimes..."
 Mas às vezes é chato..., disse ela.

Muito gente boa. Simpática. Talvez para os japoneses comuns, ela não deve passar de uma senhora louca, solitária e que fala com estranhos na rua, mas eu, vou confessar, adorei! Achei o máximo ela não ter medo de falar comigo e ainda ficar conversando na boa...

Nos despedimos com um aperto de mão e a desejei um ótimo dia:

- Have a nice day!
- You too!

Valeu o dia, ter encontrado essa senhora!

Comentários

  1. Normal aqui por Toyama rs...
    Sempre vai ter alguém chegando junto em você falando inglês, seja na fila do supermercado,na plataforma do trem,ou até enquanto escolhe os yasai.. já perdi a conta do número de obaasans que chegaram perguntando se eu sabia cozinhar,com direito a dicas e um "ki wo tsukete ne" no final :P

    No começo achava chato, falar em japonês e responderem em inglês,mas vi que eles só querem praticar um pouco,ou como diz um amigo meu, "se exibir falando inglês com um gaijin puro" rs.

    ResponderExcluir
  2. Um dos momentos que eu mais fiquei surpreso no Japão foi qdo eu fui visitar Nara.. e na estação tem um local de informações turísticas.. e a senhorinha japonesa de lá me explicou tudooo em um inglês super bom!! Ficou mostrando coisas no mapa e falando.. e eu todo bobo vendo a fluência dela haha :)

    Nara me surpreendeu desde o início!

    ResponderExcluir
  3. que belezinha *-*
    Entao é difícil uma pessoa(japonês) conversar naturalmente com um estrangeiro ai no JP?

    ResponderExcluir
  4. Essa senhora parece ser bem banaca. Deve ter sido bem legal conhecê-la.
    Essa moda de curso de inglês também é recente aí? Até hoje não conheci nenhum idoso brasileiro que saiba falar inglês.
    Pelo jeito, antes de eu pensar em visitar o Japão, é melhor aprender inglês, em vez de ficar só no estudo de japonês. Com essa minha cara de tudo menos de japonês, aposto que vou ser usado como cobaia dos estudantes de inglês.

    ResponderExcluir
  5. oi!
    que legal essa mulher vir conversar com vc em inglês.
    Uma vez eu e meus amigos estávamos indo para a Universal Studios, aí no trem um cara veio conversar com a gente em inglês, ele perguntou de onde a gente era, quando nós falamos Brasil, ele disse: Peré!! rsrs
    lembrou do Pelé na hora!!!
    muito legal.
    bjos.

    ResponderExcluir
  6. AHuahuahau
    muito bom!
    espero que ela encontre a sua cara metade =)

    ResponderExcluir
  7. Isso mostra que os japoneses não são rudes como mtos dizem. Eu sempre falei e falo aqui para vcs tb. O problema dos Japoneses nao terem mta amizade com estrangeiros é questão de língua. Mtos brasileiros não se esforçam para aprender o nihongo, e assim os japoneses se afastam por falta de comunicação. Parabéns pela experiência ai e espero que vc encontre a senhora para ela não se sentir sozinha.

    ResponderExcluir
  8. "But it's boring sometimes..."

    Que fofinhaaa! Deve se sentir sozinha...

    ResponderExcluir
  9. que senhora fofa! adorei!! ^_^ trocaram emails?? hauhauhauh XD

    ResponderExcluir
  10. eu acho que foi uma cantada! haha...

    falando sério, legal as pessoas saberem que os japoneses geralmente são tímidos, mas existem exceções.

    no interior, é mais comum os velhinhos puxarem papo com a gente, mas em inglês nunca vi!

    legal demais a sua colega de ônibus!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal! Será q. ela achou q. vc era gringo também? Vc chegou a comentar q. era do Brasil?
    Que vc encontre mais pessoas assim.
    Bjss

    ResponderExcluir

Postar um comentário