DoNaDa: PROTESTO!


Essa foto um colega de trabalho tirou dia desses em frente à estação de Shinjuku・新宿. Trata-se de um protesto contra o vagão exclusivo para mulheres, disponível nos trens e metrôs daqui do Japão também. E por essas e outras que eu acredito que sempre vai existir pessoas contra e a favor de qualquer, mas qualquer coisa mesmo que você ou alguém faça! Sempre! Vejamos então do ponto de vista educacional e analisemos o conteúdo da faixa que dois homens seguram:

女性専用車両の廃止を!
全ての男性を痴漢犯罪者扱いする究極の性差別
男性差別は憲法十四条を否定する違憲行為だ
女性専用車両に反対する会


ABAIXO AO VAGÃO EXCLUSIVO PARA MULHERES!
TRATAR TODOS OS HOMENS COMO CRIMINOSOS SEXUAIS É O CÚMULO DA DISCRIMINAÇÃO SEXUAL! DISCRIMINAR HOMENS É UM ATO INCONSTITUCIONAL QUE VAI CONTRA O ARTIGO 14 DA CONSTITUIÇÃO.
COMITÊ CONTRA O VAGÃO EXCLUSIVO PARA MULHERES



VOCABULÁRIO・語彙

女性・josei・mulher, feminino
専用・senyou・exclusivo
車両・sharyou・vagão
廃止する・haishi suru・abolição
全ての・subete no・todos
男性・dansei・homem, masculino
痴漢・chikan・molestador, pervertido
犯罪者・hannzaisha・criminoso
〜扱いする・atsukai suru・tratar como...
究極・kyuukyoku・extremo
性差別・seibetsu・discriminação sexual
憲法・kenpou・constituição
否定する・hitei suru・negar
違憲・iken・inconstitucional
行為・koui・ato
反対する・hantai suru・ir/ser contra

Comentários

  1. Ninguém respeita os vagões exclusivos para mulheres aqui no Brasil. Mas se tiver algum tarado td mundo bate. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Já me tiraram do vagão femenino, aqui no Rio de Janeiro, e eu estava com a minha mãe. E, realmente é uma sensação muito ruim D:

    ResponderExcluir
  3. eu nunca vi nem ouvi sobre esse vagão exclusivo para mulheres. o.O

    ResponderExcluir
  4. eu em,ta mais certo os vagoes pra mulheres,tem muito velhote que acha que pode passa a mão na mulherada

    ResponderExcluir
  5. Por mais estapafúrdia que seja a proposta do protesto, o pessoal que mora no Japão tem que levantar as mãos pro céu por terem este direito de manifestação, situação muito diferente das nações que rodeiam a ilha.

    ResponderExcluir
  6. Mas, que eu saiba, estes vagões são exclusivos somente em horários de pico, e convenhamos que com a safadeza dos japas tarados, é mais do que necessário.

    Se não querem que tenha estes vagões, que ensinem as mulheres a descer o tapão na cara do infeliz.

    Acho que se eu ver, eu falo, reclamo e se o cara encarar eu parto pra cima, por puro instinto mesmo, é errado, eu sei, mas ficar calado diante de um ato escroto não entra na minha cabeça.

    Outro dia, um moleque fez arruaça no trem, jogou uma garrafa pet vazia pra cima, pra cair na parte cima, onde dá pra colocar as bolsas.
    Isso na minha frente, eu fiz uma cara de quem não gostou daquilo, olhei feio, mas por respeito a quem estava comigo que fez uma cara para quem eu não arrumasse confusão.

    Continuei olhando e desferindo algumas palavras nadas amistosas pra o cidadão, mas em português mesmo, saquei meu tripé(da câmera) que não é nada pequeno.

    O japa percebeu que eu não tinha gostado da atitude, e quando viu que eu saquei o tripé na mão, o bicho saiu em disparada, pra junto de um grupinho que estava perto dali e segundo disseram pra mim, ele estava falando com seus colegas meio que apontando na minha direção.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que deveriam mesmo ter mais atitude diante dos pervertidos em um pais com baixa criminalidade como o japao crimes sexuais sao mais comuns e tem um monte de avisos em certos lugares com maior incidencia e acho que esse vagao nao existiria se houvesse mais iniciativa das mulheres. Voce esta num vagao cheio de gente e um te passa a mao me diz por que ficar quieto? E mais vergonhoso para a pessoa que fez do que para a pessoa que sofreu e reagiu, mas infelizmente aqui nao e muita gente que pensa assim...

    ResponderExcluir

Postar um comentário