EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES...MORTOS

Já falei diversas vezes aqui no blog o quanto ver notícias de suicídio me choca. Ainda mais quando o suicida é uma criança! Realmente é de dar um frio na barriga! Mas há outro tipo de suicídio aqui no Japão que vira e mexe está nas páginas dos jornais e publicados nos websites dos maiores jornais japoneses: 心中・shinjuu.

Bom, explicando mal e porcamente, é o tipo de suicídio no melhor estilo Romeu e Julieta, ou seja, quando duas pessoas concordam em se suicidarem juntas. A partir daí, surgiu no Japão a palavra 一家心中・ikka shinjuu, quando mais de uma pessoa, normalmente com algum grau de parentesco, normalmente a família em si, concorda em se suicidar todo mundo junto! Depois veio o ネット心中・netto shinjuu, que é quando os suicidas se convocam pela internet para se matarem todos juntos! 

Pasmem, mas todos estes tipos de suicídio, a gente vê aqui no Japão, mesmo nos dias de hoje! Mas tem um tipo de suicídio que a gente sempre vê por aqui que também dá um frio total na espinha. Em japonês se chama 無理心中・muri shinjuu. A grosso modo é o tipo de suicídio que envolve mais de uma pessoa MAS que normalmente, alguma delas NÃO concorda em morrer junto! É justamente sobre isso que eu li HOJE no 読売新聞・Yomiuri Shinbun. 


O artigo fala de um japonês de 42 anos que chegou em casa na madrugada do dia 19 e encontrou a esposa, de mesma idade, e os filhos de 8 e de 6 anos mortos. As crianças estavam no colchonete e a mãe no chão, perto deles. Além disso, a matéria fala de alguns detalhes que deixam claro que se trata de mais um caso de suicício em grupo, o que a polícia acredita ser um suicídio do tipo 無理心中, ou seja, aquele no qual uma das partes quer se matar e a outra não quer. 

Foi encontrada uma pequena grelha com carvão queimado no interior do quarto onde eles estavam e a porta e as janelas estavam hermeticamente fechadas com fita adesiva. Na sala de estar, a esposa deixou um bilhete para o marido que dizia: "Pai, desculpa". Ainda no final da matéria, o pai diz que a esposa estava preocupada com a criação dos filhos. 

Comentários

  1. Olá,

    realmente essa é uma realidade muito triste no Japão.

    At.
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir
  2. coisa de maluco ficar combinando de se suicidar...

    Parabéns pelo blog muito bom :D

    ResponderExcluir
  3. muri shinjuu é o tipo de coisa que acontece aqui no Brasil tb. Claro que com menos frequência e sempre chocante, mas tem as histórias de pessoas ricas, que perderam o patrimônio e para que a família "não sofra" resolve matar todo mundo para ninguém se sentir humilhado.
    Em geral, é o pai que mata a esposa e os filhos e em seguida se suicida.

    ResponderExcluir
  4. Gabi,

    Juro que não sabia. Também não acho impossível que possa existir esse tipo de coisa no Brasil tbm e em qq outro país, pois acho que tudo pode ser possível nessa vida. Mas de qualquer maneira, não deve ser mesmo a mesma frequência que a gente vê aqui no Japão. Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  5. Isso tudo é chocante, mas eu como espirita que sou , digo ha uma explicação. Isso tudo é divida passada que a nos ainda choca. Mesmo sabendo e tendo explicação me deixa triste essas coisas.
    Agora aqui no Brasil, isso não é comum. Um caso ou outro que aparece na midia. Bem parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Nossa o que tem de tão ruim no Japão que faz as pessoas quererem se suicidar? Bom, nenhum lugar e ninguém é perfeito né? Mesmo assim adoraria conhecer o Japão um dia.

    ResponderExcluir
  7. Caruso coloca no blog um post sobre as medidas tomadas para apoio a essas pessoas. Eles investem em pesquisas com pessoas que já tentaram suicídio e não conseguiram e através destas traçam um perfil de pessoas propensas a isso e a conclusão que chegaram e que depressão e um dos maiores motivos depois doença mental e por ai vai...
    Perfil em adultos normalmente são problemas familiares financeiros em homem e mulheres por motivos diferentes e mulheres são mais propensas a depressão naturalmente devido a mudança hormonal entre outros fatores e adolescentes tmbm por mudanças hormonais. Não so o japão fez essa pesquisa como muitos outros países incluindo o Brasil e EUA com a historia do bullyng.
    Claro que somente mudança hormonal não desencadeia depressão, mas fases mais delicadas junto a fatores que prejudicam mais a saúde mental das pessoas como pressão social por exemplo desencadeia sim problemas como este.

    ResponderExcluir
  8. cara,se os japoneses se matam o mundo está perdido... o Japão é uma das minhas últimas esperanças de que eu vá achar um lugar no qual eu me identifique =/... poxa,tem lugar que até entendo as pessoas se matarem (tipo na minha cidade horrível),mas no Japão não me parece que isso é 'entendível'!

    Gabi, a diferença é o suicídio do homicídio. O caso que você falou é de 'assassinato',mas,em se tratando de suicídio, as crianças, mesmo não concordando, entenderam ou 'consentiram' (se é que se pode falar isso).Uma coisa é o pai chegar em casa,pegar a família de supresa e matar todo mundo, outra é ele explicar 'vamos nos matar' e o pessoal esperar isso... =/

    ResponderExcluir
  9. Caruso, há quanto tempo!!!

    Realmente, muito chocante... :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário