AH! É PÁSCOA NÉ!


Pois é, se não fosse pelo Facebook - e minha família me ligar -, eu poderia ter esquecido que era Páscoa! Aqui no Japão, fora a população cristã que é mínima, a maioria dos japoneses não comemora a Páscoa! Tem sim, aquele povo capitalista que vê nas comemorações de países estrangeiros, uma grande oportunidade de faturar em cima. Com os japoneses não é diferente.

Lembro que esta semana vi em uma loja de artigos para presentes  - Sony Plaza, para quem conhece - uma estante dedicada à Páscoa, mas ainda bem simples e discreta com chocolates diversos, ovinhos de chocolates e alguns coelhos de pelúcia. Mas nada muito chamativo. Também achei superinteressante a Disney promover a Páscoa. Primeiro eu pensei: "bom, deve ser coisa de americano fanático religioso que obrigou até à Disney nipônica a celebrar a Páscoa". Mas, coincidentemente, nesta mesma semana, eu assisti a uma reportagem sobre o porquê de a Disney celebrar a Páscoa!




Claro. Não tinha nada a ver com religião! O principal motivo mostrado na reportagem, foi a falta de um evento para se comemorar durante a primavera japonesa já que nas outras estações do ano eles comemoram o Halloween e o Natal. Por isso, a Páscoa foi eleita para preencher a lacuna do calendário de eventos do parque! Só isso! Bom, perfeito! Já que Halloween e Natal não são eventos japoneses, a Páscoa entra para completar a união da falta de informação com o capitalismo!



Enfim, aqui no Japão, não há ovos e mais ovos de chocolates coloridos em diversos tamanhos pendurados no teto das lojas. Não há ovos de marcas famosas com bombom dentro! Não há nada de troca de ovos de páscoa. Ninguém ganha chocolate ou ovinhos de Páscoa de parentes, nem de colegas de trabalho. Sexta-feira (que seria Santa) é um dia da semana como outro qualquer. Pode comer carne à vontade e ninguém deseja a ninguém Feliz Páscoa nem Boa Páscoa!

Mas há pessoas que encontram refúgio nas lojas brasileiras que vendem ovo de páscoa tal qual conhecemos no Brasil! Grande, pequeno, coloridos e com bombom dentro. Mas muitos comerciantes aproveitam e colocam o preço lá em cima. Eu sou chocólatra, confesso. Mas nunca tive vontade de comprar um ovo de páscoa desses. Aliás, acho que seria triste demais comer um único ovo de páscoa comprado por você mesmo...

Bom, a todos vocês, leitores, católicos ou não, praticantes ou não, de outras religiões ou mesmo ateus, um voto de Feliz Páscoa disfarçado de votos de muitas felicidades, saúde e sucesso!

Clique na foto para acessar o site oficial da Tokyo Disneyland! (cuidado que tem som!)


PS.: Em japonês a palavra "Páscoa" vem do inglês "Easter" e se fala/escreve イースター・IISUTAA ou, quem preferir o modo mais tradicional, ou seja, em ideogramas, pode também dizer/escrever, 復活祭・FUKKATSU-SAI, que seria algo como "Festa da Ressurreição". Mais uma vez, FELIZ PÁSCOA・ハッピーイースター!  

Comentários

  1. Na China não é diferente!! rs

    复活节快乐! (simp.)
    復活節快樂! (trad.)
    ハッピーイースター ("japanese")

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Assim vc não vai ganhar chocolate....kkkkkk. Vou mandar uns ovinhos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Julio. Tudo bem?
    Meu nome é Luiz Carlos e eu comecei a aprender japonês há pouco tempo porque gosto muito da cultura desse povo (não é só por causa de animê e mangá como muita gente faz, viu? ^^).
    Eu gostaria de perguntar à você sobre o processo para morar aí. Sei que existem programas de intercâmbio e pretendo fazê-los (para pós-graduação), mas tenho vontade de fixar moradia mesmo e você é um dos poucos que percebo estar no país por tanto tempo. Como você consegue o visto para permanência sem ter descendência? Meu medo é acabar o prazo do visto de universitário e ter que voltar ao Brasil. Você acha possível conseguir encaminhamento para trabalhar em uma empresa (no meu caso, vou me formar em Administração e farei MBA)?
    Obrigado desde já pelas informações.
    Até mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário