BRINQUEDO ÚTIL

Engraçado como tem coisas que fazem parte do nosso dia a dia e a gente muitas vezes não se dá conta. Não estou falando em uma roseira no canteiro do caminho de casa ao trabalho e nem do arco-íris que se forma no céu e o cidadão moderno criado na metrópole nunca repara. Estou falando de coisas mais usuais e bem mais do dia a dia e que só agora, recentemente, eu reparei.

RESPEITO

Um dia estava calmamente sentado no ônibus, bem atrás do motorista e fiquei olhando a complexidade do mapa das linhas, ou melhor, das rotas dos ônibus de Tóquio. Eis que de repente, do nada, reparei na frase no canto superior do poster - 筆談具あります - que dizia haver material para se comunicar por escrito, próprio para quem não fala e se comunica por meio da escrita. Achei de uma preocupação com o passageiro tamanha e um respeito invejável. O quadro que eu estava olhando era este da foto. 


Depois comecei a reparar melhor e percebi que em muitos lugares havia este tipo de aviso! Já vi em caixa de supermercado, já vi no balcão de informação de um shopping, balcão de informação no aeroporto e em algumas estações de trem.Tirei esta outra foto (abaixo) do próprio instrumento usado para ajudar na comunicação, que vi no balcão de uma estação de metrô. 



BRINQUEDO

"Ih! Meu afilhado também tem um desse!". Pois é, seja afilhado, o próprio filho ou filho do vizinho, aposto que você também deve ter pensado nisso! Pois eu também pensei! Quando li a frase no poster do ônibus, não imaginei o que seria um "instrumento para comunicação escrita" na tradução literal dos ideogramas - 筆談具 - utilizados no aviso. Aliás, minto, achei que você um mero bloco com uma caneta, ou mais atualmente, no caso dos balcões de shopping centers, cheguei a imaginar que seria um ipad à disposição dos portadores de deficiência auditiva. Doce engano...

SOFTBANK

Aliás, na Softbank - que não é banco, mas uma operadora do Japão - eles utilizam não somente esse "brinquedinho" mas também - conforme eu imaginava - usam ipad e iphone para se comunicar pelo facetime com os clientes que se comunicam através de gestos. Isso também foi meio que sem querer que eu descobri. Estava tentando procurar não sei o que no site deles e na parte de Atendimento ao Cliente, havia um termo que dizia algo como "Balcão de Linguagem dos Sinais". Fiquei curioso e cliquei no link. Veja o que havia lá!




Não são em todas as lojas - e para falar a verdade, eu nunca vi em nenhuma - mas segundo o site, há lojas equipadas com balcões especializados com funcionários capacitados para se comunicarem com instrumentos de escrita e até mesmo por meio de linguagem dos sinais! Ainda segundo o site, mesmo as lojas que não possuem estes balcões, em parte delas, os clientes podem se comunicar com os funcionários que dominam a linguagem dos sinais através do facetime! 


Comentários