FELIZ NATAL: TOKYO HIKARI VISION


As pessoas sempre me perguntam se no Japão tem Natal ou não? Eu sempre digo que "até" tem, mas não é como o Natal no Brasil. Eles enfeitam as lojas, algumas casas ganham alguns enfeites da loja de 1,99 mesmo - que nessa época vende muita coisa de Natal -, tem Papai Noel - não aqueles que tiram fotos nos shoppings - mas em anúncios e ilustrações e por aí vai. E alguns tem sim, os olhos puxados! (antes que perguntem...rs.).

O importante é que por não se tratar de um país tradicionalmente católico, o Natal não tem o mesmo significado para a maioria dos japoneses. No Brasil, por mais ateu que você seja, há sempre aquela atmosfera de tempo de perdão, reforçar laços e todo e qualquer sentimento bom que uma pessoa pode nunca ter tido, mas na época de Natal pode ser a chance de perdoar, de se declarar, de agradecer. Sem falar nos amigo ocultos e nos cumprimentos que as pessoas dão quando se encontram nas ruas. Eu adoro aqueles que começa com "Olha, se a gente não se ver mais até o ano que vem....". Acho o máximo! No Japão ninguém cumprimenta ninguém com Merry Christmas. Sim, o "Feliz Natal" em japonês é em inglês nipônico, mas mesmo assim, ninguém fala para o outro "Merry Christmas!". Nem nas lojas que são as mais interessadas na "celebração" do Natal fazem isso!

Vale lembrar que para a maioria dos japoneses, o Natal é uma comemoração romântica! O que quer dizer que mais do que família, o que se espera é que você esteja com alguém para ir a um jantarzinho maneiro, passear por algum lugar romântico - de preferência que tenha enfeites de iluminação natalina - e depois terminar a noite de Natal em um motel. Por isso, nessa época, os motéis lotam! A preocupação das japonesas novas até a véspera do Natal, parece ser com quem elas estarão na noite de Natal e qual será a "programação" do rapaz. Nem pensar ele passar o Natal com a família e deixar a namorada em casa ou arrastá-la para a casa dele e comemorar com a família dele. É só os dois pombinhos e olhe lá!

Nunca fui muito de gostar de Natal, principalmente depois que perdi meu pai, mas vou confessar que gosto dessa atmosfera do Brasil de tempos de repensar na vida e nas relações com as pessoas e isso, no Japão, não tem e dá para sentir falta! Se você está com alguém, ótimo, seu Natal está garantido! Mas se não está, esqueça porque provavelmente irá trabalhar como um dia qualquer e à meia-noite, não ouvirá nenhum tipo de fogos ou programas especiais de Natal na TV. No Japão, não é assim.


Por isso, gostaria de desejar a você leitor do Muito Japão, um Natal de muita paz, saúde e prosperidade! Esteja você no Brasil, no Japão, em Portugal ou qualquer país desse mundo, espero que passe um dia feliz com você mesmo e que valores meramente capitalistas fiquem de lado e você se proporcione algo realmente prazeiroso e que te faça realmente feliz! Enfim, tudo de bom!!

Fique agora com a apresentação de luz e som realizada no último dia 23 na estação Tokyo. Para quem não sabe, em Tóquio, há uma estação de metrô que se chama Tokyo (foto acima) e que passou por grande reforma e finalmente foi inaugurada em outubro deste ano. O espetáculo, entitulado Tokyo Hikari Vision, será realizado até o dia 28 de dezembro na frente da entrada principal da própria estação de metrô. 

Comentários

  1. Feliz Natal! Tudo de bom pra vc. Que você continue animado e inspirado para escrever aqui.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Felicidades pra você, Caruso. o/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Obrigado! Preciso confessar que ainda me surpreendo quando recebo uma msg positiva de um "anônimo"...rs. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. R. Moss,

    Muito obrigado! Valeu pela visita tbm! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post...e te digo mais: Desde que vc criou esse blog, seu Natal é partilhado com muitos. Muita gente rindo, lembrando e torcendo por vc. Então Júlio sua família pode se dizer assim, cresceu exponencialmente. Parabéns e antes que eu me esquece, não perdi a esperança do livro viu? Acho que só precisa o tempo certo pra ele acontecer. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. ola
    Natal eh comemorado nao somente por catolicos como protestantes / evangelicos , cristao ortodoxos gregos /russos etc enfim todos que creem que Jesus Cristo eh o filho de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário