LAN HOUSE JAPONESA

No Japão, os locais conhecidos como "internet café' ou "manga kissa"・漫画喫茶 são maravilhosos! O conforto é tanto, que muitas vezes a "internet" e o "café" ficam em segundo, terceiro e até quarto plano. Digo isso porque além de poder acessar a internet, claro, muitos, não todos, mas muitos destes locais possuem estantes e estantes com mangás de todos os tipos e idades (foto ao lado), assinatura das principais jornais e revistas para homens, mulheres e crianças, sem falar nas cadeiras de massagens instaladas dentro ou fora das cabines - isso mesmo, cada cliente fica em uma cabine com um computador moderníssimo - e um dos principais atrativos, o balcão de bebidas com refil liberado! Isso mesmo que você leu: refil li-be-ra-do! E você não paga nada mais! está tudo incluído no preço! Na foto abaixo, você confere a entrada de um das mais famosas lan houses do Japão!


DRINK BAR

O preço que você paga para "acessar a internet", normalmente inclui bebidas como café preto, café com leite, cappucchino, chá disso, chá daquilo, refrigerantes e sucos, à vontade! Dependendo do local, tem até sorvete, daqueles do tipo casquinha do Mac Donald`s! Tudo liberado! Este tipo de serviço, ou melhor, de balcão com bebidas é conhecido como "dorinku baa", em japonês, ドリンクバー, palavra que por sua vez derivada do inglês, "drink bar" - que não duvido nada que não exista em inglês (rs).

CABINES

Ah sim! Falei das cabines, mas há locais que oferecem balcões sem cabine, simplesmente para quem tem seu próprio laptop ou quer acessar a internet rapidamente. Por isso, na entrada, eles costumam perguntar sem prefere open space ou cabine・個室・koshitsu. Há também cabines duplas para "casais" acessarem cada um um computador, mas os dois em uma mesma cabine! 

As cabines também são bem variadas. Há desde cabines simples com uma cadeira de escritório comum e um computador, até cadeiras com massageadores para as pernas, cabines com cadeiras reclináveis, cabines para fumantes e não fumantes e, como estamos falando de Japão, cabines sem cadeiras nenhuma e somente com tatame, onde você deve, inclusive, tirar os sapatos para entrar! O preço de uma cabine para outra não muda. na entrada, você normalmente é perguntado quanto tempo ficará, se é fumante ou não e em que tipo de cabine quer ficar. Normalmente há no balcão da recepção, fotos de cada tipo de cabine. as cabines são sempre muito bem equipadas e o ambiente bem particular e aconchegante. Você pode inclusive carregar o seu celular na cabine!

Lembro de uma vez ter ido em um internet café em que dentro da cabine havia até cobertor! Além disso, na parte de cima, havia uma tenda para se fechar, como uma espécie de teto solar que você mesmo poderia mantê-lo aberto ou fechado. Mas por que alguém poderia querer fechar o teto da cabine? A resposta está em um outro uso que as pessoas, os japoneses e alguns gringos, como eu, fazem dos internet café no Japão.


Massageadores: cadeira instalada fora da cabine

Cabine com tatame: é proibido entrar com sapatos

Cabine Dupla : cada um checa seu email em uma só cabine

PERNOITE

Como os trens no Japão terminam cedo, os ônibus mais cedo ainda e os táxis são uma fortuna, muitas pessoas que perdem o último trem da noite e não têm como voltar para casa e não vêem necessidade de se pagar um hotel somente para passar algumas horas até o primeiro trem voltar a rodar, muitos preferem passar a madruga em um intenet café! Dá até para tomar banho, porque muitos oferecem cabines com chuveiro e vendem toalhas, sabonete e tudo o que você precisa para sair de lá renovado! Isso mesmo, eu também não falei até agora, mas a maioria dos internet café funcionam 24 horas!!! É simplesmente o máximo! Todo este conforto a qualquer hora do dia ou da noite! Você quer tomar sorvete, quer ler a revista da semana, sentando em uma cadeira de massagem, quer simplesmente tomar um cappuchino quente enquanto acessa a internet ou quer apenas imprimir alguma coisa que você tenha necessidade mas não tem impressora em casa, basta se locomover a um internet café e lá está! E isso, a qualquer hora!


Eu particularmente sou fã da rede MANBOO! É um dos mais completos em termos de serviços e com filiais em diversos lugares! Também gosto do AI CAFÉ que tem uma das filiais inclusive em Akihabara, um dos pontos mais visitados por turistas do mundo inteiro.

PREÇOS

Os preços, claro, variam muito de lugar para lugar, mas no Manboo, por exemplo, eles cobram por 15 minutos 105 ienes. Se você quer usar por apenas 30 minutos, o preço sobe para 280 ienes. Mas há os famosos pacotes que oferecem preços promocionais para aqueles que permanecerem no local por 3, 4, 5 ou 6 horas! Passar uma noite inteira só cochilando, bebendo refrigerante, acessando a internet a hora que quiser pode sair por menos de 2.000 ienes! Normalmente os "open space" (foto ao lado) são mais baratos do que as cabines. Normalmente quem usa estes espaços são as pessoas que ficam lendo mangá ou ocupados nos jogos online que também são oferecidos.

IMAGEM

Fiquem agora com um vídeo gravado dentro de uma das lojas da rede Manboo, onde você poderá ter uma ideia de como é dentro de uma "lan house" no Japão! Vale lembrar que mesmo dentro de uma mesma cadeia de internet café, o espaço e a decoração pode variar, mas os elementos e o conforto são praticamente os mesmos! No vídeo, por exemplo você verá uma coisa que eu também não mencionei. Os cardápios que ficam dentro das cabines pelos quais você pode perdir comida! Confira!


Comentários

  1. Caramba! Isso é que eu chamo de respeito ao consumidor!
    Há um bom tempo, lembro que um conhecido foi ao Japão e disse que várias bancas de revista e livrarias são 24 horas, e ele quase morre de tanto ler mangá, me deixando roxo de inveja... Eu tinha que ir pra lá...
    Agora, com mais essa tua postagem, a vontade triplicou! Pena que tô num momento de vacas magras, mas quando elas engordarem, vou fazer o possível pra conhecer o Extremo Oriente...

    ResponderExcluir
  2. Cpt. Guapo,

    Obrigado pela visita, mas permita-me fazer uma pequena correção. Não há bancas de jornal como temos no Brasil e livrarias não são 24 horas. O que há são lojas de conveniência que vendem revistas e que ficam abertas 24 horas. Nestes locais para acessar internet, eles não costumam vender livros ou revistas, mas se gosta de ler e não faz questão de comprar, é o local ideal para vc conhecer, quando as vacas engordarem! rs. Grande Abraço e obrigado mais uma vez pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Que demais..... isso sim é pensar no consumidor rsrs
    se esse AI CAFÉ for igual ao MANBOO.......
    ainda mais tendo filial em akihabara (é onde pretendo visitar), minha duvida é a seguinte: no comentario voce disse que "Nestes locais para acessar internet, eles não costumam vender livros ou revistas". Isso quer dizer que pra ler o que tem la tem que comprar ??? Mesmo ja pagando pra estar no local ???

    ResponderExcluir
  4. Filipe Henrique,

    Obrigado pela visita! O Ai Cafe também tem em Akihabara! fica tranquilo!sobre sua dúvida, talvez a frase esteja ambígua. O que eu quis dizer é que enquanto você estiver lá dentro, você pode ler à vontade tudo que tem lá dentro, sem pagar um tostão a maispara casa. Só não pode comprar separadamente para levar um exemplar. Entendeu? Espero que um dia possa ver tudo com seus próprios olhos! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. ola! otima mateira sobre essas lan houses do japao! estou pretendendo ir no final do ano la, vi que voce escreveu que tem alguns boxes que possuem chuveiro, mas esses boxes tem banheiro e chuveiro ou todos são coletivos?! obrigado e parabens pela materia!

    ResponderExcluir
  6. Caro Kleber,

    sobre os chuveiros eu não posso afirmar com muito categoria porque nunca fiz uso deles, mas acredito que além dos banheiros, feminino e masculino, como em qualquer lugar, há uma porta com um chuveiro apenas. Nada parecido com banheiro de academia, nada disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário