UKIYOE HEROES NO BRASIL


Essa é para a galera de Sampa ou para quem estiver por lá em março! A Fundação Japão realiza a exposição do projeto “Ukiyo-e Heroes”, com 15 obras (xilogravuras) do ilustrador norte-americano Jed Henry, durante o período de 04 de março a 12 de abril de 2013 no JOH MABE Espaço Arte & Cultura, no Jardim Paulista, em São Paulo. "Ukiyo-e Heroes" é um projeto sem precedentes. Uma série de paródias envolvendo personagens de videogames já foi feita, é verdade. Mas o que eles (Jed, o artista ilustrador e David, o gravador) fizeram quando decidiram juntar cultura pop com gravura tradicional japonesa resgata o próprio pensamento do Ukiyo-e. Para tal é preciso enfatizar que as estampas japonesas, que encantaram os impressionistas europeus do século XIX, sobretudo pela nostalgia e exotismo, eram, na verdade, retratos da vida cotidiana e de ícones, tais como as cortesãs e os atores famosos, contemporâneos à época em que foram feitas. Jed, ao trazer sua paixão por videogames, juntamente com seu magnífico traçado e composição, para o universo da gravura japonesa, o qual David domina e executa com exímio talento há mais de 30 anos, atualiza a tradição desta arte e nos aponta para as origens dos videogames.", afirma Fernando Saiki, autor do artigo sobre a prática da estampa japonesa no livro "Imagens do Japão II", organizado por Christine Greiner e Marco Souza. 

BATE PAPO

 Além da exposição, haverá um bate papo e demonstração da técnica do “Mokuhanga “(Imagem impressa pela madeira), no dia 02 de março de 2013 (sábado), em dois horários, às 10h e 14h, com o ilustrador, Jed Henry que visita o país pela primeira vez. O artista plástico brasileiro Fernando Saiki, que desenvolve obras em xilogravura japonesa, também participa do evento. A conversa, toda em inglês, terá tradução consecutiva para o português. As inscrições para o bate papo, limitadas a 35 pessoas por turma, devem ser feitas pelo site www.fjsp.org.br. Durante a passagem pelo Brasil, Jed também profere uma palestra fechada aos alunos da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.


PERFIL

Jed Henry
Ilustrador norte-americano, graduado em Bacharel em Fine Arts  Animation (2005-2008) pela Brigham Young University (BYU), em Utah, Estados Unidos. Na área da animação, estagiou na SONY Pictures e ganhou prêmios como o primeiro lugar (Student Emmys) e terceiro (Student Academy Awards), com “KITES”, seu filme/tese de graduação, em 2008. Ilustrou livros infantis (“Cheer Up, Mouse!” e “Just Say Boo!”) da editora Houghton Mifflin, entre outras como a Penguin, Harper Collins e Candlewick. Além disto, se considera um jogador de videogames profissional, japanófilo e nerd assumido.

Fernando Saiki
Artista plástico formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com especialização em Escultura, em 2004. Pesquisa e desenvolve trabalhos plásticos em xilogravura japonesa (mokuhanga), além de ministrar cursos e oficinas, desde 2006. Em 2012, publicou um artigo sobre a prática da estampa japonesa no livro "Imagens do Japão II", organizado por Christine Greiner e Marco Souza e lançado pela editora Annablume.



EXPOSIÇÃO

Exposição “Ukiyo-e Heroes” de Jed Henry
04 de março a 12 de abril de 2013
Segunda a sexta, das 10h às 18h
Sábados, das 10h às 15h

Bate Papo/demonstração com o ilustrador Jed Henry e 
participação especial de Fernando Saiki
02 de março de 2013 (sábado), às 10h e 14h

Inscrição pelo site www.fjsp.org.br
35 vagas por turma

Local
JOH MABE Espaço Arte & Cultura
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4.225
Jardim Paulista – São Paulo
Tel: (11) 3885-7140
Email: jmabeart@mabe.com.br

ENTRADA GRATUITA


Comentários

  1. Realmente ele desenha bem, mas desculpe esta longe de ser uma gravura Ukiyo-e.
    Ukiyo-e é uma arte refinada de traços incriveis , poéticos e também fortes mas na dose certa.Sinceramente, foi um momento tão especial deste tipo de gravura, que é impossivel revivê-la.Único! Sublime!
    Esse trabalho esta mais para Historia em Quadrinhos, o que não o deprecia em nada.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário