...O DOS JAPONESES REALMENTE É PEQUENO!

Pois é. Agora eu vou falar! Para quem sempre comentou e nunca teve a oportunidade de ver, aqui estou eu para botar a boca no trombone, bater o martelo e dizer com todas as letras que: realmente, o dos japoneses é muito menor do que dos brasileiros! A diferença é gritante! E sempre que eu vejo um no Japão, automaticamente eu comparo com os que vejo, via e conheço do Brasil.

Mas realmente, como podem se satisfazer com algo tão pequeno?! Eu já tinha ouvido falar sobre o tamanho dos que a gente encontra no Japão, mas para ser sincero, nunca tinha visto foto nem nada e, quando vi pela primeira vez, bem na minha frente, não pude me conter e comecei a rir por dentro. Como algo tão pequeno pode agradar a tanta gente? O pior é que é uma coisa tão comum, que nenhum japonês se assusta com o tamanho. Para eles é normal ! Só nós brasileiros que a princípio, damos sempre uma comparada mentalmente, quando nos deparamos com o de um japonês! Mas acho que tudo é questão de costume. Acaba que agora eu vejo um aqui, outro ali e nem me surpreendo mais. E digo mais; claro que há diferença em tamanhos. Já vi uns bem grandinhos até, mas a maioria, é pequeno mesmo!

Pois bem. Para quem está curioso em ver como é o dos japoneses, aí vai uma foto que ilustra bem o que vocês provavelmente já sabiam mais nunca tiveram coragem para perguntar! Tenho certeza que no primeiro momento, vocês não entenderam bem o quão pequeno é em relação ao dos brasileiros, mas quem mora no Japão e já experimentou do Brasil, vai concordar comigo! Preparados!? Então, vamos à foto!! 



Viram?! Esta é a foto! Como eu havia dito antes, talvez somente por esta foto somente não seja possível comparar o tamanho do bolo dos japoneses em relação aos bolos dos brasileiros, mas que é muito menor, isso é! Diga-se de passagem a foto é do bolo de aniversário da minha grande amiga mineirinha Karina Almeida do Meu Japão! Até que achei o bolo grande para os padrões japoneses! Sério mesmo.

Veja este outro do meu caro colega brasileiro que também vive no Japão e aniversariou na semana passada também! Reparem no "enorme" bolo de aniversário que compraram para ele. Ele chegou a ganhar outro, pelas fotos que vi, mas parecia ser uns 2, 3 centímetros maior. Segundo ele, era até um bolo-pudim, mas que estava uma delícia!

Mas sempre me perguntei como podem se satisfazer com um bolo tão pequeno. A resposta creio que pode ser no costume dos japoneses de não comemorarem aniversários tal como nós brasileiros comemoramos, aliado ao pouco consumo de açúcar que a gente nota no país. A maioria toma café sem açúcar, por exemplo.

No meu aniversário eu sempre procurava comprar dois microbolos porque um só parecia que era apenas para mim e outro para convidados. Lembro até o dia em que eu pedi para a nipomocinha escrever meu nome na plaquinha de chocolate - elemento quase que obrigatório em bolos de aniversário - e ela escreveu com chocolate. Eis que depois, a mesma nipomocinha  pega o segundo bolo e me pergunta: "Qual seria o nome do aniversariante para este outro bolo?". Ao que eu respondo: " É o mesmo nome, porque é para a mesma festa.". Coitadinha, mais do que um sorriso amarelo, ela fez uma cara de quem ouviu alguém dizer "Escreve aí 'Vai se f###' por favor". Não entendeu nada, mas escreveu de novo o meu nome na plaquinha de chocolate do segundo bolo. Por isso que eu sempre digo. Não devemos ficar sempre comparando Brasil e Japão. Mas...se for para comparar os dois países, que seja definido primeiro sobre o que está sendo comparado. Logo, se o assunto for "bolo de aniversário", me desculpem os japoneses, mas o Brasil dá de 10 a 0 ! Digo, o dos brasileiros é muito maior!

Comentários

  1. Desde já, como sempre gosto muito do seu bolg, porque para além das coisas interessantes que apresenta e escreve, ha sempre aquele algo involgar ligado a um pouco de humor, num bom sentido claro, que é sempre bom.

    Agora neste post(postagem) posso dizer que esses bolos aqui em portugal, em comparação, seriam MESMO muito pequenos. Até poque os bolos aqui também são grandes e quando se compra é ao Kilo, ai pelos vistos tem tudo o mesmo peso, vamos assim dizer, não se podem pedir, por exemplo: quero um bolo com x kilos?

    Será que é por isso que os japonese quando vêm a Portugal gostam de um pastelinho de nata, ou neste caso de belém?

    Mais uma vez obrigada por mais um post, continue, talvez um dia escreva um livro como o nome do blog, seria bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. Tsc,tsc,tsc...Hahaha.
    Mas, tem bolo de aniversário japonês, ou é como o Natal japonês, uma cópia muito mal feita das festas natalinas.
    Dentro da cultura japonesa, se comemora aniversário como nós comemoramos?

    ResponderExcluir
  3. Caruso, é realmente desanimadoramente pequeno, para não dizer minúsculo. Mas o preço, vale lembrar, é inversamente proporcional!$$$! Pelo menos é gostoso né?! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Deixando o tamanho de lado, em termos de qualidade, os bolos daí parecem mais apetitosos.

    ResponderExcluir
  5. A diferença do bolo Japonês para o Brasileiro, além do tamanho, é que não é tão doce. Um motivo é porque 80% do açúcar japonês é de beterraba, outro é que o tipo de bolo castella é adoçado com tipo "karo", glucose de milho. Que também não é tão doce quanto da cana de açúcar.

    Mas isso não é só no Japão, muitos países da Europa também utiliza açúcar de beterraba. A coca-cola dos EUAs por exemplo é adoçado com xarope de milho e por isso é menos doce. Daí muita gente que vem para o Brasil acha tudo muito doce.

    ResponderExcluir
  6. Cierto!! Pero también el tamaño de la barriga es menor!!

    ResponderExcluir
  7. kkk. Achei que ia falar do "pequeno" em outro sentido.... kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário