05/06/2013

PREFEITURA JAPONESA EMPRESTA ÁRVORES

Me amarrei nessa notícia (vide abaixo) que li hoje sobre o Empréstimo de Árvores! Isso mesmo! Verão no Japão é quente! Segundo a reportagem, a cidade de Tatebayashi, na província de Gunma, é famosa por ser um dos lugares onde se faz bastante calor. No ano passado, os termômetros registraram a temperatura de 39,2 graus, o que para os japoneses é mais do que um forno!

Para diminuir essa sensação de estarem de repente no Rio de Janeiro, a prefeitura local resolveu "emprestar" árvores! A pessoa aluga a quantidade de árvores que quiser para colocar em frente a casa, janela da sala, dos quartos ou onde ela preferir.

Uma japonesa que alugou alguns livros, digo, algumas árvores, disse que tem vendo de dentro de casa as árvores, ela tem a sensação de estar mais fresco - além de fazer sobra - e que gostou muito. A população aprovou o sistema! O aluguel de uma árvores custa aproximadamente R$ 20.

JAPONÊS ・日本語

暑さ対策 市民に樹木貸し出し木陰を

夏の厳しい暑さで知られる群馬県館林市で暑さ対策のため、市民に鉢植えの樹木を貸し出して木陰を作ってもらう取り組みが始まりました。群馬県東部の館林市は、去年7月に39度2分と、去年の夏、全国で最も高い気温を観測したほか、8月には、日中の最高気温が35度以上の「猛暑日」が2週間近く続きました。
この暑さに対抗しようと館林市は、今月から10月末まで、イロハモミジやヤマボウシなどの鉢植えの樹木を市民に1本1000円で貸し出すことにしました。貸し出し初日の3日は、申し込みのあった住宅に、高さ3メートルほどのイロハモミジの木10本が届けられ、南と東側の庭に置かれ、周りに木陰を作っていました。貸し出しを受けた女性は、「中から見ても外から見ても涼しげで、とてもうれしいです」と話していました。館林市では、この夏、合わせて60本の木を貸し出す計画で、館林市緑のまち推進課の荒井章裕さんは、「緑や木陰を増やすことで市民に癒やしを感じてもらい、暑さを少しでも和らげてもらいたいです」と話していました。

3 comentários:

  1. Não entendi muito bem como funciona o esquema, mas com esta onda de poupar energia, por conta do questionamento do uso de usinas atômicas no Japão, eles devem estar apelando para qq coisa. Aluguel de árvore é lasca!!
    Sou carioca e nunca senti tanto calor quanto senti em Tokyo. 36 graus no Nihon é muito pior do que 40 aqui no Rio, por conta da umidade. É de passar mal!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..muito legal!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  3. Uau, Muito Japão mesmo essa idéia! Se tivesse aqui em Nagoya, eu com certeza iria alugar árvores!!!

    ResponderExcluir