19/03/2015

店員に土下座強要・LOJISTA FORÇADO A SE HUMILHAR

Imagine a seguinte situação: no Brasil, três jovens brasileiros vão a uma loja de conveniência de um posto de gasolina, a única aberta naquele horário. Depois de cada um pegar uma long neck na geladeira e colocar no balcão, a funcionária que está no caixa, pede a identidade deles para comprovar que não está vendendo bebida alcóolica para menores. Os jovens se irritam e, antes mesmo de comprovarem, ameaçam a funcionária e dizem que se ela insistir eles irão quebrar as coisas da loja e mais, a forçam a ajoelhar e a pedir desculpas!

Muito bem. Agora responda com toda sinceridade: você acha mesmo que a funcionária iria se ajoelhar diante desta situação, com os clientes, jovens, mandando ela se ajoelhar para pedir desculpas?

Pois bem! E se fosse no Japão?! O que você acha que aconteceria? Os clientes se aborreceriam? A funcionária se ajoelharia por ordem dos clientes? Se você achou que os clientes não se aborreceriam, você errou! Mas se você disse que a funcionária se ajoelharia por ordem dos clientes, parabéns!, você conhece bem os japoneses!




Deu no jornal japonês! Cliente é condenado por humilhar funcionário de loja de conveniência que pediu documento para comprovar a idade e este teria forçado o funcionário a se curvar no chão para pedir desculpas! A humilhação foi descoberta porque um dos amigos tirou uma foto do funcionário no chão e publicou em uma rede social. Por ter humilhado o funcionário o japonês foi condenado a 8 meses de cadeia. O mais Muito Japão desta história acho que não é nem a condenação, mas sim o funcionário obedecer clientes de 27, 17 e 16 anos! Imagine se um funcionário brasileiro iria se ajoelha!

Bom, na verdade, não é bem ajoelhar. O funcionário foi obrigado a fazer o que os japoneses chamam de "dogeza". Veja na foto abaixo o que é fazer um "dogeza"!



APRENDENDO JAPONÊS・日本語を覚えよう!

屈辱的・kutsujokuteki・humilhante
被害者・higaisha・vítima

QUIZ MUITO JAPÃO



Um comentário:

  1. eu acho isso triste, mostra como os japoneses ainda são submissos

    ResponderExcluir