国勢調査・CENSO DEMOGRÁFICO

Vai começar agora em outubro o Censo Demográfico no Japão! A pesquisa que traça o retrato do Japão atual é feita de 5 em 5 anos! A novidade para este ano - o que vindo do Japão, deixar de ser algo extraordinário - é que as pessoas vão poder responder sobre seus dados pela internet! Isso quer dizer, inclusive, pelo telefone celular ! Muito Japão ! Mas o mais maneiro dessa história é o fato de que as perguntas foram traduzidas para outros idiomas, inclusive, o nosso, PORTUGUÊS! Isso mesmo! Estrangeiros residentes no Japão também participam do censo e alguns poderão completar os dados pessoais em seus idiomas nativos, sem precisar saber japonês! A pesquisa foi traduzida para inglês, português, chinês e coreano!


A própria página oficial do censo na internet foi traduzida para estes idiomas! 

JAPONÊS・日本語

PORTUGUÊS・ ポルトガル語

CHINÊS・中国語
INGLÊS・英語

COREANO・韓国語
Quem estiver no Japão e quiser participar respondendo as perguntas em português claro, basta clicar AQUI e acessar a página do Censo 2015 do Japão! Aliás, mesmo que não esteja no Japão, eu aconselharia a dar uma olhada na página oficial. Está muito bem feita, animada, moderna e nem parece que é de uma pesquisa como o censo demográfico. 

Vejam agora o vídeo da atriz japonesa Emi Takei・武井咲 convocando a população a participar e quem quiser trabalhar como agente de pesquisa do censo deste ano.


O vídeo explicativo do censo é também imperdível e, eu diria, Muito Japão!



単語リスト
国勢調査・kokusei chousa・censo
もっとも・mottomo・o(a) mais
重要な・juuyouu(na)・importante
日本国内・nihon kokunai・dentro do Japão
人口・jinkou・população
インターネット・intaanetto・internet
回答・kaitou・resposta
統計・toukei・estatística

Comentários

  1. Julio-sensei, para as pessoas incapacitadas de preencher o formulário pela internet, ainda é possível fazer pessoalmente em um órgão público?

    ResponderExcluir

Postar um comentário