GENTE MUITO JAPÃO: ENTREVISTA EXCLUSIVA ! 独占インタビュー!


Ele é brasileiríssimo! Natural do Rio Grande do Norte e criado em Fortaleza, ele representou muito bem o nosso país em um dos programas musicais mais famosos do Japão, o Nodojiman The World. Para quem não sabe o Nodojiman é um antiguíssimo programa de calouros no Japão. O original roda por todo o território nipônico e conta com a participação de pessoas comuns da comunidade local que se apresentam cantando. Nesta versão internacional, relativamente recente, estrangeiros de várias partes do mundo cantam, em japonês claro, sucessos da parada musical japonesa! 

Hoje o Muito Japão tem a honra de trazer uma ENTREVISTA EXCLUSIVA com o cantor brasileiro Paulo Henrique Araújo de Holanda Montenegro que participou recentemente do programa. Nesta entrevista, Paulo nos conta em português claro, como foi seu início de carreira, como foi ser selecionado e como foi pisar no Japão pela primeira vez na vida e cantar em japonês para japoneses em um programa de TV do Japão! 

Caros leitores, com vocês, Paulo Henrique Araújo de Holanda Montenegro!




Nome completo, idade e de que lugar do Brasil você é:
Paulo Henrique Araújo de Holanda Montenegro. Nasci em Mossoró, RN mas moro há 10 anos em Fortaleza, CE.

"Nunca tinha pensado em levar o canto para um nível profissional"
Você sempre cantou? Profissionalmente?
Sempre cantei desde criança. Minha mãe disse que eu mal tinha 2 anos e já cantava as músicas da Xuxa quando passava na TV! Durante minha adolescência fiz parte de um coral na escola com minha irmã (minha irmã mais nova também é cantora). Eu nunca cantei profissionalmente, pra falar a verdade, a primeira vez que pisei num palco foi no ano passado durante o Nodojiman The World. Nunca tinha pensado em levar o canto para um nível profissional, sempre foi apenas um hobby pra mim.
Desde quando canta músicas japonesa? Minha história com a música japonesa foi engraçada. Um belo dia, durante meus 14 ou 15 anos, decidi procurar na internet: Música Japonesa. Do nada! Desde então, comecei e não parei mais!


O que despertou o interesse pelas músicas japonesas? 
Quando criança cresci assistindo “tokusatsu” (Jaspion, Jiraya, Changeman, Flashman), e acredito que minha admiração pela cultura japonesa começou daí. Os japoneses sempre foram meus heróis!

Você fala japonês? Se não, você sabe o que canta? Pesquisa antes? 
Não falo fluente ainda, estou estudando atualmente, no segundo semestre. Antes de começar a estudar eu já tinha alguma noção devido a ter assistido muitos animes, filmes, “doramas” (novelas japonesas) e seriados. Eu já sei todos os “hiragana”, agora só falta aprender os “katakana” e os “kanji” (ideogramas)! Sempre busco o significado das músicas que eu canto, eu preciso saber do que se trata pra conseguir passar mais sentimento nelas.


Como surgiu a oportunidade de cantar no Japão? 
Um belo dia entrei aqui no Facebook e vi uma mensagem na minha Fanpage (que naquela época tinha menos de 400 curtidas até). Era essa pessoa do Japão, falando em nome do programa Nodojiman The World, e me perguntando se eu não teria interesse em participar. Ela pediu para que eu enviasse alguns vídeos, me sugeriu algumas músicas pra gravar, e em poucos dias o convite foi oficializado!
"Eu pensei que era um vírus ou algum tipo de brincadeira"

Consegue descrever o que sentiu quando recebeu a notícia? A ficha caiu logo ou demorou? 
Eu pensei que era um vírus ou algum tipo de brincadeira. Até cheguei a perguntar ”Você está falando sério?” para a correspondente do programa.Quando contei pros meus pais eles nem acreditaram! Ficaram até com medo de ser algum tipo de gangue procurando gente pra traficar órgãos, acredita? Quando o procedimento de passaporte e reservas no hotel já estavam encaminhados ficamos mais tranquilos.


Foi a primeira vez no país? Quantos dias ficou? 
Foi minha primeira vez! Infelizmente, só pude ficar 4 dias por causa do trabalho. Foi super corrido mas ainda consegui conhecer uma grande amiga que já falava há mais de 10 anos na internet, então valeu muito a pena!

O que mais te chamou a atenção no Japão? 
A educação e polidez das pessoas. É claro que nem todos são assim né gente, mas quando você vê as ruas limpinhas, as pessoas super solícitas, se esforçando e até mesmo saindo do caminho delas às vezes para te ajudar, é algo tocante.
"Foi uma superação, especialmente para mim, que tinha medo de palco"

Já havia cantado em um programa de TV? Como foi estar diante das câmeras e cantando em japonês para japoneses? 

O primeiro foi o Nodojiman The World. Estrear no palco com uma plateia de mais de 2 mil pessoas foi uma superação, especialmente para mim, que tinha medo de palco. Acho que na hora, algo tomou controle de mim e me guiou por todo o processo. Foi uma experiência incrível. Depois disso, eu descobri o que quero fazer pelo resto da minha vida.


Tem alguma chance de voltar para o Japão?
Isso depende de vocês, eu acho! Se o pessoal pedir para a Nihon TV me chamar de volta, acredito que não vão ignorar! Eu espero que eles me chamem, mas se não, já sou muito grato por toda a oportunidade que me deram, e espero poder conquistar meu espaço nessa indústria cada vez mais. Existem pessoas que passaram muitos anos tentando e receberam vários nãos, é continuar lutando e confiar em Deus que um dia eu chego lá!


Assistam aqui o vídeo do Paulo cantando no programa da TV japonesa!

Paulo Montenegro - Rainy Blue (Legendado)
Pessoal, consegui o vídeo da minha apresentação no Nodojiman The World LEGENDADO! Muito obrigado ao Wadison Melo!
Paulo Montenegroさんの投稿 2015年11月12日
Quem quiser ouvir a música que o Paulo cantou, Rainy Blue do cantor japonês Hideaki Tokunaga, basta clicar na foto abaixo.


Comentários

  1. Hiroyuki Miyamoto (hiroyukimiyamoto@hotmail.com )13 de abril de 2016 às 04:30

    Vivo no Japão há muitos anos e não só conheço o programa NODOJIMAN THE WORLD , NTV , como assisti a todas as edições desde 2012 , principalmente porque o meu filho , também, participou! O Paulo se saiu muito bem em sua apresentação e merece ser convidado p/ participar de outra(s) edição(ões) do programa !

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de post,adorei a entrevista.
    Eu virei admiradora do Paulo assim que assisti a sua apresentacao no Nodojiman,foi lindo.
    A voz dele eh diferente,suave,aquela voz gostosa mesmo de ouvir,emociona.
    Torco muito para ele voltar para o Japao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus quiser eu volto! Obrigado pelo carinho Mel! :-)

      Excluir
  3. Obrigado pelo apoio! Confesso que estou super ansioso pra voltar! :-)

    ResponderExcluir
  4. incrível pensar que a primeira vez dele num palco foi justamente no Nodojiman !!! eu perderia a voz e ficaria paralisado

    ResponderExcluir

Postar um comentário