おけ!おけ!・OK! OK!


O resultado de uma pesquisa feita pela Agência para Assuntos Culturais - um braço do Ministério da Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão - comprovam que a língua japonesa está em constante evolução e, acima de tudo, viva! A pesquisa foi feita com cerca de 3500 japoneses maiores de 16 anos e o resultado baseado nas respostas de 54% deles. Entre os vários assuntos abordados, um bastante interessante é o uso do silabário japonês, chamado de hiragana - normalmente usado para escrever palavras de origem japonesa - ser utilizado para escrever as palavras "OK" e "UP", palavras estas de origem inglesa. 

Segundo a pesquisa, 50% dos jovens na faixa dos 10 anos escrevem em mensagens de texto "OK" em hiragana. Já a palavra "UP", utilizada para dizer que algo foi "postado" - ou "levantado" como alguns dizem em português - é escrita com a letra "u" em hiragana e a letra "p" romanizada. Na faixa dos 20 anos, essa nova maneira de escrita é utilizada por quase 35% dos japoneses.


Também foi perguntado o motivo pelo qual eles referem escrever desta maneira. Segundo a reportagem, tudo começou com um erro de digitação, mas agora, muitos japoneses preferem esta nova maneira de escrever palavras de origem inglesa, como "OK" e "UP". O resultado da pesquisa aponta alguns dos motivos principais. 

1. POUPA TRABALHO.............................................59.5%
2. MOSTRA INTIMIDADE........................................23.2%
3. EXPRESSA CLARAMENTE O QUE SE ESTÁ SENTINDO..........................15.8%


A pesquisa também contabilizou a porcentagem de jovens que utilizam emoticons no final das frases e constatou o seguinte resultado:


Cerca de 56.1% dos japoneses, usam emoji nas mensagens, enquanto que 39.3% deles, expressam seus sentimentos com ideogramas como "risos" e "suor".

Vale lembrar que as palavras "OK" e "UP" são escritas normalmente com outro silabário, próprio para palavras de origem estrangeiras. Portanto, o "correto" seria: オッケー、アップ.

単語リスト
調査・chousa・pesquisa
回答・kaitou・resposta
使用・shiyou・utilização
理由・riyuu・razão
半数・hansuu・metade

Comentários

Postar um comentário