É GOLPE !・詐欺だ!

Essa é mais uma da série "Ah, lá não tem isso, né?" e traz fotos que mostram o quanto a campanha da polícia japonesa contra os vigaristas que enganam idosos para roubar dinheiro, é massiva no Japão. Principalmente nos bancos e caixas eletrônicos, que é por onde as vítimas são instruídas pelo celular a depositar o dinheiro. Os bandidos usam vários artifícios para conseguir o dinheiro. As fotos mostram dois deles.



Em um deles, o bandido se faz passar por neto dizendo que precisa de dinheiro. Como ele liga para a vítima por celular, o número obviamente não está registrado. É aí que eles inventam a história de que o número do telefone mudou por algum motivo triste qualquer. Por isso, a placa da foto, instalada em um caixa eletrônico traz a mensagem: "Será que esse telefonema com essa história de que mudou o número de telefone celular não é golpe!?".



Neste outro golpe, os bandidos ligam para a pessoa se passando por um funcionário do plano de saúde e dizem que a vítima está recebendo um reembolso das despesas das consultas recentes. Para receber o dinheiro, a pessoa deve fazer os trâmites nos caixas eletrônicos. No cartaz da figura, não por um acaso, instalado no mesmo caixa eletrônico do banco, no balãozinho o bandido diz: "A senhora estará recebendo - pra ficar parecido com atendente - um reembolso dos despesas médicas. Vá até um caixa eletrônico mais próximo e quando chegar lá nos ligue por este número de telefone". Na parte inferior do cartaz, o alerta é reforçcado: "Se lhe disserem: "Vá até o caixa eletrônico com o celular" é GOLPE"!".


Comentários